No período de 08 a 19 de julho, o Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO) realizou o Estágio de Qualificação para Tripulante de Embarcações (EQTE) para 30 militares das diversas Organizações Militares subordinadas ao Comando do 9° Distrito Naval.
O estágio está vinculado às ações empreendidas por meio do Projeto Soldado Cidadão, que tem como objetivo a qualificação profissional dos marinheiros-recrutas e temporários incorporados à Marinha do Brasil por meio do Serviço Militar Inicial.
O estágio visa a formação dos marinheiros em Aquaviários do 1º Grupo – Marítimos, Seções de Convés ou de Máquinas, conforme a opção do aluno após a conclusão do curso, nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC 2) ou de Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM 2), nível 2, capacitando-os mediante aulas teóricas e práticas, a tripularem embarcações de acordo com as normas de segurança da navegação fluvial.
A profissionalização dos marinheiros tem como objetivo final o ingresso no mercado de trabalho após o Licenciamento do Serviço Ativo da Marinha do Brasil, atendendo assim a orientação contida no plano de trabalho do Projeto Soldado Cidadão.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.
-
CIABA inicia período de adaptação da EFOMM 2026.
-
Polícia apreende 12 toneladas de pirarucu seco em operação fluvial no Amazonas.
-
Marinha intensifica ações de combate a ilícitos no Rio Madeira em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

