O trabalho visa fortalecer a infraestrutura fluvial e garantir o transporte seguro e contínuo de mercadorias.
Para garantir a navegabilidade dos rios Amazonas e Solimões, estão sendo realizadas obras de dragagem nos trechos Manaus-Itacoatiara e Coari-Codajás.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o projeto faz parte do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária e do Plano de Sinalização Náutica do estado do Amazonas, com execução prevista para os próximos 5 anos.
O trabalho visa fortalecer a infraestrutura fluvial e garantir o transporte seguro e contínuo de mercadorias.
No trecho Manaus-Itacoatiara, o serviço é realizado pelo navio-draga Hopper Lindway, que partiu dos Estados Unidos. O navio retira sedimentos de pontos críticos ao longo de 200 quilômetros, entre a foz do Rio Madeira e a Costa do Tabocal. As obras nessa região garantirão o fluxo de insumos para a Zona Franca de Manaus e outras áreas do interior do estado.
No trecho Coari-Codajás, a dragagem é realizada por meio da técnica de sucção recalque, que utiliza bombas para remover os sedimentos do fundo do rio e garantir a continuidade da navegação em pontos estratégicos.
As intervenções integram o Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária e o Plano de Sinalização Náutica do estado do Amazonas.
Por Portal da Navegação, via 18horas.
Notícias relacionadas
-
Decisão judicial libera aplicação de tarifas de navegação no rio Amazonas.
-
PL fortalece transporte fluvial no AM com criação da Escola de Aquaviários.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMG Leonardo Amorim é o novo Comandante do CIABA.
-
Para Comandante Dan, os portos do Amazonas precisam de prioridade federal e tratamento emergencial.
-
Tráfego de barcaças de soja cresce no rio Tocantins antes de obra no Pedral do Lourenço.

