O Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para integrar tropas das Forças Armadas na COP 30, em Belém, promove esta semana novo treinamento em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). Desta vez, a capacitação conta com a participação de agentes da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de militares do Exército, de Belém e de Marabá, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.
O encerramento da capacitação será nesta sexta-feira, dia 08 de agosto, às 9h30, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). Nesta ocasião será realizada uma demonstração simulando uma emergência sanitária com agente químico, na qual serão apresentados os procedimentos, os materiais e as coordenações necessárias para lidar com incidentes desta natureza.
Nesse sentido, cabe destacar que a participação dos órgãos de saúde na capacitação é fundamental para garantir a execução dos protocolos de atuação e o pleno funcionamento de medidas de segurança e proteção da população. Em um cenário de contaminação, por exemplo, primeiramente as vítimas passam pela triagem e descontaminação pelos militares, antes de serem socorridas pelos agentes de saúde e levados a algum hospital de referência.
Além disso, é oportuno ressaltar que a citada atividade contará com a participação de uma equipe de instrução especializada do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), do Exército Brasileiro, sediado no Rio de Janeiro, equipe esta com expertise em atuação em grandes eventos já realizados em outras regiões do país, tais como as reuniões do BRICS e do G2O.
Atletas estrangeiros brilham no futebol brasileiro.
Tradicionalmente, os clubes de futebol brasileiros formam e vendem seus craques ainda jovens para grandes times, principalmente da Europa.
Paradoxalmente, o futebol brasileiro é quem mais contrata na América do Sul, vivendo a realidade da globalização do esporte, com 137 jogadores e mais de 10 técnicos de diversas origens, que fazem a mania nacional ficar ainda mais concorrida, na série A.
Atacantes estrangeiros têm sido os maiores goleadores dos campeonatos, com destaque para o time do Corinthians, com nove atletas estrangeiros, entre eles Memphis Depay, que custou uma fortuna.
Mas podemos citar Carrillo, Savarino, o baixinho Soteldo, os goleadores Canobbio e Germán Cano, do Fluminense, dentre muitos outros.
O Flamengo, que já tem o craque Arrascaeta, acaba de contratar o meio campista colombiano Carrascal, por 13 milhões de euros, quase oitenta milhões de reais, mostrando que o esporte bretão, que lota estádios em todo o Brasil, continua sendo um filão poderoso e crescente, para disputar em igualdade com as grandes equipes europeias.
MARES & RIOS

VISITA – Durante sua estadia no Rio de Janeiro, o colunista realizou uma visita de cortesia ao Tenente-Brigadeiro Maurício Medeiros, Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O Brigadeiro Medeiros serviu duas vezes em Belém, onde foi Comandante do I COMAR, deixando muitos amigos na capital paraense. Foi, inclusive, promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro enquanto servia na cidade.
EVENTO – Logo mais, às 10h, o colunista participa da Solenidade de Promoção de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro, que será realizada em Brasília, no Clube do Exército. Agradeço, desde já, pelo honroso convite.
AABB – Organização impecável e jogos empolgantes foram destaques dos jogos da Jornada Esportiva Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil- Jesaf/2025. Os jogos ocorreram na sede campestre da AABB/Belém, com as presenças da diretoria da Fenabb através secretário do Conselho Deliberativo, Haroldo do Rosário Vieira, inclusive, fez o pronunciamento e declaração de abertura dos jogos muito emocionado após encontrar funcionários amigos de Longas Datas, ao lado de Pedro Paulo Magno, acumulando a função de representante estadual da Fenabb.
Coube a presidente da AABB/Belém, Tânia Mara Silveira Barbosa, fez agradecimento a todas delegações de várias cidades do interior que vieram participar da 3Jesaf/2025. A Superintendente Regional do Banco do Brasil, Natália Parente, parabenizou todos os campeões.
REBANHO – O Pará está prestes a ser o maior produtor de carne de gado do Brasil, porém boa parte da população ingere pouco desse alimento, considerando os preços do produto. São mais de 26 milhões de cabeças computando 700 mil bubalinos, a maioria criada no Marajó.
Os médicos recomendam o consumo da carne e dos miúdos como fígado, bucho, rabo e coração, ricos em ferro, potássio, selênio e magnésio, que retardam a velhice e curam anemias. Esses minerais como o zinco e complexo B, agem na função da melhoria muscular e cognitiva, combatem o nanismo e tem alto valor proteico.
Antes se dizia que do boi só não se aproveita o berro, mas isso é coisa do passado. O som da gravação é utilizado em shows de vaquejadas, músicas, filmes e novelas e até em buzina de veículos.
EMENDA PARLAMENTAR – O deputado federal Airton Faleiro (foto), destinou emenda parlamentar para a construção de auditório, no campus da Universidade Federal do Pará, em Altamira, que terá capacidade para 300 pessoas, destinado a eventos acadêmicos, conferências e debates de grupos sociais.
Os recursos contemplam ainda a criação de uma biblioteca que contará com acervo físico e digital, beneficiando os trabalhos de pesquisas e estudos. “O campus oferece cursos de medicina, bacharelando em ciência da tecnologia, geofísica, geologia, computação, dentre outros, e necessitava desses equipamentos para atividades complementares”, justificou o deputado
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Chefe do Estado-Maior do 4º DN.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maior comboio do mundo navega na Hidrovia do Tapajós.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Operação ATLAS conclui primeira fase para exercício na Amazônia.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante da Marinha participa de atendimento às comunidades ribeirinhas no rio Amazonas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Militar do Norte comemora 12 anos.