




Apoliano, Maranhos, Ventura e Ricardo.
A Marinha do Brasil celebrou, na noite de ontem, dia 10 de dezembro, a cerimônia cívico-militar em comemoração ao Dia do Marinheiro, tradicionalmente celebrado em 13 de dezembro. Durante o evento, presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Batista, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Tamandaré, honraria concedida a autoridades civis e militares que contribuíram de forma relevante para a divulgação e o fortalecimento das tradições navais e da mentalidade marítima. Entre os agraciados esteve a Vice-Governadora Hana Ghassan. Houve também a imposição de Amigo da Marinha, e entre os agraciados estavam os Práticos Ricardo Falcão e Paulo André Salgado Frias.
A cerimônia foi realizada a bordo do Navio-Escola “Brasil”, atracado no Porto de Belém, reunindo autoridades, convidados e integrantes da imprensa.
Petrobras quer produzir 5 milhões de barris por dia.

Voz proeminente no meio sindical e técnico da Petrobras, e vice-diretora de comunicação da Associação dos Engenheiros da empresa, Patrícia Laier merece respeito e admiração do setor petrolífero nacional e internacional.
Patrícia defende firmemente a exploração de gás e petróleo da costa brasileira, seja no Pré Sal, na região sudeste, ou na foz do rio Amazonas, que ela considera um erro geográfico, pela enorme distância entre da foz do rio com as águas profundas da costa do Amapá, que é de mais de 500 quilômetros do rio Amazonas.
Em comentários nas redes sociais e em reuniões de trabalho, ela afirma que o Brasil deve estar sempre entre os cinco países maiores produtores de petróleo, devendo chegar futuramente, com as explorações da costa do Amapá até o Rio Grande do Norte, a produzir cinco milhóes de barris de petróleo por dia, até 2035.
“Os novos poços do pré sal na bacia de Santos e as futuras descobertas nas regiões norte e nordeste, deverão manter o Brasil entre os maiores produtores mundiais que devem se somar à Argentina e Venezuela, fazendo da América do Sul um concorrente com os países árabes, embora eles possuam muitos bilhões de barris em suas reservas”, estima ela.
Defensora da frase “explorar é conhecer”, Patrícia reconhece que nem sempre um poço pioneiro como o do Amapá, significa uma grande descoberta, mas há que se perfurar outros poços porque a região já mostrou-se rica em hidrocarbonetos, mineral de que é composto o petróleo.
Ela destaca a importância das energias renováveis como eólica, solar, hidrelétrica e bioenergia, que o Brasil vem se destacando, mas insiste que o petróleo e o gás ainda serão úteis para as mudanças energéticas se consolidarem e o país não pode abrir mão dessa imensa riqueza.
MARES & RIOS
ÁLAMO – A empresa Henvil de Navegação espera apenas a vistoria técnica para lançar às águas a moderna Lancha Álamo, com capacidade para 246 passageiros divididos em dois decks, poltronas confortáveis e menos de duas horas de viagem de Belém à Soure, graças aos seus potentes motores.
A lancha deverá estrear na linha antes do natal e vai operar no terminal hidroviário de passageiros, na Avenida Marechal Hermes fazendo diariamente o percurso Belém-Soure-Belém. A Henvil opera viagens para o Marajó com ferry boats modernos e seguros transportando passageiros, veículos leves e pesados, combustíveis e mercadorias em geral.
VISITAÇÃO – O Navio-Escola (NE) “Brasil”, da Marinha do Brasil, estará aberto hoje à visitação pública no Porto de Belém, das 14h às 18h. A capital paraense é o último ponto da 39ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, iniciada em 2 de agosto no Rio de Janeiro e com término previsto para 21 de dezembro, após passagem por 17 portos em 13 países.
Durante a viagem, os Guardas-Marinha participam de aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais e controle de avarias, além da adaptação à vida de bordo. Ao final, serão nomeados Segundo-Tenentes e distribuídos para Organizações Militares em todo o País.
POSSE – Logo mais à noite será realizada a cerimônia de Passagem da Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, ocasião em que o General de Brigada Márcio Cossich Trindade assumirá a função, em substituição ao também General de Brigada Santana Netto.


AMIGO DA MARINHA – A senhora Fátima Moreira foi homenageada nesta terça-feira (09/12) com a Medalha Amigo da Marinha, em reconhecimento aos serviços prestados e à trajetória construída ao lado do esposo, Cypriano Sabino, desbravando rios do estado e fortalecendo a cultura ribeirinha. A solenidade ocorreu no 4º Distrito Naval, conduzida pelo comandante, Almirante Adriano Marcelino Batista.
A cerimônia reuniu filhos e netos de dona Fátima, que celebraram a homenagem. Reconhecida pela dedicação e pelo espírito pioneiro, ela teve seu legado reafirmado pela Marinha, que destacou sua contribuição ao desenvolvimento social e cultural da região.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Patinetes elétricos azuis já fazem parte do dia a dia de Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Secretária Cilene Sabino participa de Jornada sobre Destinos Turísticos Inteligentes.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN conclui operação no Pará.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navios de cruzeiro deixam Belém após apoiar a COP 30.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navegação Interior como Rumo Sustentável do Brasil.

