O município de Soure, no Marajó, comemora no próximo dia 20, seus 167 anos de emancipação, mas sua história data de bem antes, 1757, quando era chamada de freguesia do Menino Deus, e habitada pelos povos muruanazes, hoje totalmente extintos, embora a ancestralidade, muito forte na região, tenha sobrevivido como traço cultural e religioso.
O prefeito municipal, Paulo Victor, em seu primeiro ano de mandato, conseguiu avanços significativos de recursos para novos projetos de embelezamento da orla da cidade, paisagismo e atração de eventos, que movimentam e aquecem a economia local.
Os búfalos, os campos, as praias e os mangues, são as maiores riquezas da região e tudo cresce e floresce com o incremento do turismo e a alegria envolvente do povo sourense.
As administrações públicas também têm feito sua parte dotando a cidade de infraestrutura para receber bem os turistas, zelando pelo meio-ambiente enquanto o empresariado local investe pesado em hotéis, pousadas, restaurantes, e passeios turísticos.
A diversidade de sabores da culinária local, à base de peixe, caranguejo, carne e queijo de bubalinos, além do molusco turu, fazem da cidade um recanto aprazível para desfrutar durante as férias e feriados prolongados.
Soure está há duas horas de viagem de Belém através de lanchas rápidas, ou ferry boat, para quem deseja atravessar de carro.
ANTAQ atualiza cronograma de leilão da área MCP 01 da CCDSA.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), atualizou o cronograma de leilões previstos para serem realizados no dia 26 fevereiro de 2026. A publicação já está no Diário Oficial da União (DOU), incluído o a área MCP 01, administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA). O evento será realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
A MCP 01 é uma área estratégica situada dentro da poligonal do Porto Organizado de Santana, sob a administração da Companhia Docas de Santana (CDSA). Com 30.546 m² de superfície total, o espaço foi planejado para impulsionar a economia regional por meio da movimentação aquaviária de cavaco de madeira e granel sólido vegetal, voltada à navegação de longo curso.
O Porto de Santana tem papel importante no estado do Amapá e na região Norte, destinado especialmente ao escoamento da produção de grãos da região e cavaco de madeira. A previsão de investimentos é de R$ 150,20 milhões e um período de 25 anos de concessão.
Totalmente alinhada ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto Organizado de Santana, a MCP01 representa uma oportunidade singular de investimento em infraestrutura portuária moderna, sustentável e competitiva.
Com investimentos totais de R$ 229 milhões, os quatro terminais que compõem o bloco estão localizados em Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Esses portos concentram movimentação de cereais, granéis, minerais e passageiros e o processo com o detalhamento dos projetos já foi encaminhado pela Secretaria Nacional de Portos à ANTAQ.
MARES & RIOS
CIABA – O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) iniciou, no dia 12 de janeiro, o Período de Adaptação da EFOMM 2026, reunindo 170 candidatos, entre brasileiros e estrangeiros. Com duração de três semanas, a fase tem como objetivo preparar os futuros alunos para o Ciclo Escolar, com ênfase no condicionamento físico, na agilidade psicomotora e na velocidade de ação e reação, competências essenciais às atividades a bordo de navios mercantes.
O período também contempla a ambientação dos candidatos à rotina militar-naval, incluindo normas, disciplina e conferência de documentação, promovendo a integração e a adaptação progressiva ao ambiente de formação da Marinha Mercante.
HERMANOS – As praias do Brasil jamais receberam tantos turistas argentinos, os hermanos, como em 2025, batendo o recorde de turistas e superando os americanos. A melhora na economia argentina com o presidente Milei, que baixou a inflação de três dígitos para cerca de 35% ao ano, os atrativos da nossa costa litorânea que tradicionalmente recebem muitas famílias argentinas, além da proximidade entre os países e a oferta de voos, foram alguns dos principais fatores.
CUBA – O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, figura conceituada do governo Trump, é descendente de cubanos e sonha com a presidência do país, com apoio do próprio presidente, que fala em ocupar a ilha e acabar com o comunismo.
Rubio nasceu nos EUA mas sua família migrou antes de Cuba ser tomada por Fidel e seu exército popular. Marco também poderá ser o candidato apoiado por Trump ao cargo de Presidente pelos Republicanos.
RODOVIAS – O DNIT tem dado toda a atenção para evitar que as rodovias Transamazônica e da Soja fiquem intransitáveis durante o inverno, penalizando a economia e a população em geral, que produz muito cacau, soja, carne de boi, e necessita das rodovias para escoar essa riqueza. O deputado federal Airton Faleiro, que é da região, abriu um canal de comunicação direta com o órgão, e tem orientado sobre os pontos críticos a serem sanados.

POLÍTICA – Em meio a uma grande festa, marcada por encontros, celebrações e forte presença de lideranças e convidados, acontecerá a filiação do colunista Luiz Omar Pinheiro (foto) ao Partido Novo. O momento simboliza não apenas uma adesão partidária, mas também o início de uma nova etapa de participação ativa no cenário político.
O Partido Novo vem se organizando no estado do Pará com foco na disputa da eleição geral do mês de outubro, fortalecendo suas bases e ampliando o diálogo com a sociedade paraense.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Missa em homenagem a São Sebastião abre a programação do aniversário de Soure.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Movimentação de cargas no Porto de Santana cresce 13,5% em 2025.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Naval de Val-de-Cães tem novo Comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha destaca cooperação estratégica com a Companhia Docas de Santana.

