AE Borges e o colunista Luiz Omar.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha reforça capacidade de salvamento.

A Marinha do Brasil reforçou sua capacidade de busca e salvamento no litoral do Sudeste com a incorporação da moderna Lancha de Busca e Salvamento (LSAR) “Rio de Janeiro”, ampliando a rapidez e a eficiência nas operações de resgate. O novo meio possui alta performance, podendo atingir cerca de 30 nós de velocidade, autonomia aproximada de 200 milhas náuticas e capacidade para resgatar até 20 pessoas, operando com reduzido número de tripulantes, o que representa ganho operacional e maior agilidade nas missões.
O contrato de construção da embarcação foi assinado pelo Almirante de Esquadra (RM-1) Borges, à época Comandante de Operações Navais, evidenciando o planejamento estratégico da Força na modernização dos meios de salvamento. A iniciativa fortalece o sistema de busca e salvamento marítimo, missão essencial da Marinha, responsável por garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar em extensa área sob responsabilidade brasileira.
A incorporação da lancha também contribui para a integração com os demais meios navais e centros de coordenação de salvamento, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência. Com tecnologia atualizada e maior alcance operacional, o novo meio eleva o padrão das operações SAR no país, consolidando a presença da Marinha do Brasil na proteção da vida humana no mar.

Operação logística de grande porte.

Uma complexa operação logística marcou o transporte de um módulo industrial de grandes dimensões com destino ao município de Itacoatiara. A estrutura, com cerca de 280 metros de comprimento por 17 metros de largura e capacidade estimada de produção de mil toneladas por dia, saiu das instalações da Super Terminais e contou com o apoio de três empurradores da Cia Norte de Navegação, garantindo segurança e eficiência durante toda a travessia.
A operação mobilizou 24 tripulantes e demandou mais de 15 horas de trabalho contínuo até a chegada do módulo ao destino final, ao meio-dia do dia seguinte. A movimentação reforça a importância estratégica da logística fluvial na região amazônica e evidencia a crescente modernização da infraestrutura voltada ao transporte e à produção, consolidando o papel de Itacoatiara como um dos principais polos operacionais do corredor logístico do Arco Norte.
Esse avanço logístico se conecta diretamente com a visão pioneira da Amaggi, que acreditou no potencial do agronegócio no Norte do país quando ainda havia grandes desafios de infraestrutura e escoamento da produção. Sob a liderança do empresário André Maggi, considerado um dos desbravadores do agronegócio brasileiro, foram lançadas as bases para a consolidação de Itacoatiara como um dos primeiros e mais importantes portos do Arco Norte, iniciativa que contribuiu decisivamente para o aumento do volume de cargas embarcadas, o fortalecimento da economia regional e o desenvolvimento logístico do Brasil.

MARES & RIOS.

HOMOLOGAÇÃO – Foi realizada a renovação da homologação da Atalaia de Fazendinha, reforçando os padrões de segurança e eficiência operacional na região. A inspeção foi conduzida pelo Prático André Schumann Rosso (foto), da ZP-12 (Salvador), que constatou o pleno atendimento aos critérios da NORMAM 311, sem ressalvas, parabenizando a equipe pela organização.
Durante a visita, destacou o desenvolvimento de Macapá e a evolução da Atalaia, hoje mais estruturada, com rampa, guincho para manutenção de lanchas e controle da navegação desde a Barra Norte por meio do sistema AIS, reconhecendo os investimentos que elevaram o nível de segurança das operações.

CAMPINA – Entra ano, sai ano, e o nosso comércio tradicional, do bairro da Campina, continua ao deus dará. Ambulantes que não ambulam, prostíbulos decadentes, vias e praças tomadas de barracas ordinárias, e drogaditos que ocupam as marquises das lojas com suas camas de papelão e o cachimbo do crack.
Enquanto isso, o velho Buraco da Palmeira, que ocupa uma quadra inteira do bairro, está cercado de tapumes à espera de dias melhores.

TURISMO – De olho no mercado nacional, o Hotel Ilha do Marajó, em Soure, se fará presente no encontro promovido pela Federação Nacional de Turismo (Febtur), em Porto Seguro, na Bahia, para divulgar o turismo marajoara em todo o seu diferencial. O hotel pé na areia, é o mais moderno do arquipélago com alta gastronomia marajoara, áreas de lazer e esporte, conforto e requinte com visão privilegiada da baía do Marajó.

ASSENTAMENTOS – O deputado federal Airton Faleiro , tem priorizado seu mandato na defesa de povos indígenas e na agricultura familiar, articulando as vistorias técnicas para promover os assentamentos rurais em diversos pontos do estado. Faleiro, cuja família migrou para a região da Transamazônica na década de 70, sempre esteve ligado à terra e conhece os problemas e dificuldades por que passam os pequenos produtores rurais.

VACINAÇÃO – A Prefeitura de Belém prorrogou por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra a gripe, diante da baixa cobertura entre os grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes, que ainda não atingiram a meta estabelecida. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), busca ampliar a imunização da população e reduzir casos graves da doença, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios, reforçando a importância da vacina como principal forma de prevenção.