O empresário Apoliano Nascimento, que também é AMIGO DA MARINHA, prestigiou com sua presença a Cerimônia Militar, quando da comemoração de mais um Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, aparecendo na foto com o colunista, que foi agraciado com a Medalha do Mérito Naval, no Grau de Oficial. (Foto: Luis Celso).
Navios de cabotagem acabaram com o mercado fluvial
Belém/Afuá/Belém de Helicóptero do Esquadrão Norte-4º DN
O moderno Helicóptero do Esquadrão Norte – 4º DN realizou um vôo tranqüilo entre Belém/Afuá/Belém, levando a bordo, além do vice-almirante Newton, outros convidados inclusive o deputado federal Celso Sabino. Lá eles assistiram parte de uma operação social realizada pelo NA “PARÁ”. Só elogios.
O grande Grupo Norte Empreendimentos, localizado em Barcarena – Vila do Conde que caminha para 12 anos de efetiva atuação, graças ao seu trabalho dinâmico continua mantendo o selo de maior Operador Portuário do Pará, contribuindo grandemente para o desenvolvimento do nosso Estado.
MARESIAS
O excelente trabalho do nosso bom amigo Murilo Barbosa, na presidência da Associação dos Terminais Portuários Privados, chegou também na Amazônia com papel muito importante que culminou com aumento de calado da Barra Norte no Amapá.
Nosso grande amigo engenheiro e empresário Carlos Nascimento e sua Ana Luiza, já se encontram bordejando pelos Estados Unidos. Já dizia o saudoso amigo Dr. Nestor Pinto Bastos: “Neto é filho com açúcar”. Isto é incontestável. Mesmo.
O bom Mecenas Gonçalves, que muito tem feito pelo nosso Estado, é sem dúvida o grande responsável pelo sucesso do Grupo RODELA, unindo homens livre e de bons costumes. O último almoço foi irrepreensível no AP do casal Carlos (Ana Luiza) Nascimento.
Tem gente no setor querendo desviar os verdadeiros responsáveis pelo trabalho que culminou com o aumento do calado do Canal do Quiriri, que dá acesso ao porto de Vila do Conde, permitindo hoje a entrada de navios de grandes tonelagens.
Muita gente não sabe, mas no Brasil já tem embarcação movida a energia solar, autônoma e não tripulada. Esse tipo de embarcação navega em águas abrigadas costeiras ou off-shore, contando com placas solares para navegar 24 horas seguidas.
O presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, CLC Álvaro Almeida, em linha direta com o colunista, lamentou o grande número de Oficiais Mercantes desempregados no Rio de Janeiro, isto é muito lamentável, em todos os aspectos.
O brilhante jovem deputado federal, que nasceu em plena Amazônia, Celso Sabino, vai defender o setor portuário do Pará junto ao Ministro da Infraestrutura, objetivando inclusive melhoras para o porto de Belém e para o de Vila do Conde.
Não será nenhuma surpresa para o colunista se Oficiais de Náutica formados pelo nosso CIABA, venham optar pelos grandes Comboios Fluviais que trafegam na Amazônia no transporte de grãos, tendo em vista a falta de mercado de cabotagem e longo curso.
Os políticos amazonenses, inclusive o senador Eduardo Braga, continuam trabalhando junto ao Planalto, com objetivo de conseguir a construção de um novo porto público em Manaus. O RODWAY, já deu o que tinha que dar, ou seja, mais de um século. (AS).
Notícias relacionadas
-
COLUNA DE DOMINGO (21/03/2021) – Pelo seu especial conteúdo publicamos na íntegra a mensagem recebida de bordo do NT “João Cândido” ao deixar o porto de Singapura
-
Atlântica Matapi e Mega Logística estão liderando no Pará as Operações SHIP (TO) SHIP consignando muitos elogios
-
MARINHA MERCANTE – Praticantes-Oficiais oriundos do CIAGA e do CIABA continuam aguardando embarque
-
Homenagem do colunista para alta Autoridade da Marinha que aniversariou no último dia 8
-
CONGRESSO INTERNACIONAL: Tribunal Marítimo participa de 1º Congresso Internacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, em Angola