Presidente da HENVIL aniversariando

Hoje está aniversariando uma das maiores expressões do setor aquaviário do Pará, trata-se do empresário e armador dr. Daniel Pereira, diretor-presidente do conceituado Grupo HENVIL, exercendo ainda as funções de Diretor do SINDARPA, SOAMAR-Belém e da Federação dos Transportes, de fina educação, sendo portador, inclusive, das altas comendas do Mérito Tamandaré e Mérito Naval, honrarias que são concedidas só a ilustres personalidades, ele que aparece na foto, vai comemorar o evento em família, mas, por certo, será bastante cumprimentado. Receba o abraço desse seu grande amigo. (Foto: Luiz Celso).

Federação Nacional dos Práticos sediada em Brasília vem tendo papel importante em defesa da categoria

Vem tendo excelente atuação a Federação Nacional dos Práticos, sediada na capital federal, reunindo diversos Sindicatos de Práticos, sem dúvida uma grande força em defesa desses profissionais, hoje sob a direção do Comandante-Prático Gustavo Martins, que, por sinal, aparece na foto com o colunista, o armador José Rebelo III e o Comandante-Prático Linésio Júnior, presidente da Cooperativa UNIPILOT.
Como se sabe, o Comandante-Prático Gustavo Martins, desempenhou antes a presidência do CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem, no Rio de Janeiro, onde realizou um grande trabalho em defesa da categoria, ele que é Oficial Superior da Reserva da Marinha, de elevada competência, com certeza vai repetir o sucesso que teve no CONAPRA. (Foto: Luiz Celso).

Programa BR do Mar deixa marítimos brasileiros preocupados

Tudo indica que o Programa BR do Mar, que ora tramita no Congresso, vai se tornar realidade, voltado para a navegação de cabotagem no Brasil, com a presença de navios estrangeiros, iniciativa do Governo que na verdade não está agradando, tanto o setor marítimo brasileiro como da indústria naval, que já se pronunciaram a respeito do assunto.
Aliás, sobre o problema o SINDMAR – Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, com sede no Rio de Janeiro, já se posicionou, assim como outras entidades do setor, defendendo o embarque de profissionais brasileiros, se isto de fato acontecer, já que existe hoje um grande número deles desembarcados, das mais diversas categorias.

Encerramento do PSNA-2020 será diferente dos anos anteriores

Já está devidamente confirmado que o encerramento do Programa de Segurança da Navegação da Amazônia- PSNA-2020, não terá aquela cerimônia festiva, tendo em vista a pandemia voltada para a covid-19. As empresas premiadas receberão seus Prêmios de outra maneira, o que será confirmado oportunamente pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR. Com certeza deverá acontecer ainda no decorrer do mês de dezembro, mas isto confirmaremos, porque o atual Comandante da CPAOR estará deixando a função no início do próximo ano.

MARESIAS

Por conta própria, o colunista enviou para o Deputado Federal Alceu Moreira, um exemplar da Revista Rumos-PRÁTICOS. A leitura da mesma será muito importante para esse parlamentar, que através de um Projeto de Lei tenta prejudicar a categoria.

Sempre é bom repetirmos que mudar a Regulação da Praticagem, sob qualquer contestação, é uma grande ameaça a segurança do tráfego aquaviário e a preservação de mares e rios. Só quem está mal informado poderia admitir essa prática absurda.

Continua nada cordial o relacionamento entre o Governador do Maranhão, Flávio Dino, e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, com isto, com certeza, vai acabar sobrando para a EMAP-Empresa Maranhense de Administração Portuária-Porto de Itaqui.

Os marítimos da Transpetro, subsidiária de transportes marítimos da Petrobras, esperam que na próxima reunião aconteça um desfecho que seja bom para todos, já que a primeira proposta foi rejeitada. Com certeza o bom senso vai prevalecer.

O nosso bom amigo Comandante/Prático Gustavo Martins vem dinamizando cada vez mais as atividades da FENAPRÁTICOS-Federação Nacional dos Práticos, com sede em Brasília. Ele também é Oficial Superior da Reserva da Marinha do Brasil.

O bom caráter armador e empresário dr. Daniel Pereira, é hoje muito solicitado no setor. Além dos muitos afazeres na HENVIL, faz parte da Diretoria do SINDARPA, da SOAMAR-Belém e agora mais recentemente, da Federação dos Transportes.

É injustificável sob todos os aspectos, a omissão voltada para a reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR”, naufragado há mais de quatro anos no porto de Vila do Conde. A reflutuação do mesmo não é uma tarefa tão difícil. Falta sim, boa vontade.

Muita gente não sabe, mas o porto de Belém chegou a operar em um só dia seis navios boiadeiros, com quatro ao largo da Guajará, aguardando vaga, isto antes das operações serem transferidas para o porto de Vila do Conde por força de uma liminar.

Um importante Grupo voltado para grandes operações marítimas e portuárias, está anunciando sua volta ao porto de Vila do Conde, mas isto só deverá acontecer no próximo ano. As primeiras providências já estão sendo tomadas. Confirmaremos. (AS).