Militares do Corpo de Bombeiros recebem certificado de conclusão de curso.

Marinha capacita Bombeiros para conduzir embarcações

O mês de julho está se avizinhando e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, sob o comando do CMG André Luis Martini Vieira, realizou um importantíssimo curso, habilitando 14 militares do Corpo de Bombeiros Pará. O Curso Especial para Tripulantes de Embarcações de Estado no Serviço Público possibilita aos bombeiros, a partir de agora, conduzirem embarcações em atividades de prevenção em praias e balneários da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado.
A parceria entre Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros contribui para a formação de alunos com mentalidade voltada para a garantia da segurança da navegação, responsabilidade pessoal e coletiva, sustentabilidade do meio ambiente e preservação da vida humana.
O curso foi realizado obedecendo as medidas de segurança no combate à Covid-19 previstas pelo decreto do Governo do Estado, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos e superfícies.

Outorga da medalha de Ordem do Mérito Naval tem data marcada

A professora universitária Dora Maria Brito de Gonçalves receberá a medalha de Ordem do Mérito Naval

No próximo dia 11 de junho, quando a Marinha do Brasil comemora os feitos heroicos da Batalha Naval do Riachuelo (1865), o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, fará a entrega das medalhas de Ordem do Mérito Naval a autoridades e personalidades da sociedade civil que prestam relevante serviços à comunidade marítima.
Os agraciados são Athos Roberto Souza (Coronel do Exército), Assis Neto (Soamar), Aurélio Augusto Meira (Soamar), Jonilson Navegante da Costa (SO-AR Com4ºDN), Monica Medeiros Luna (CMG do HNBe), Rachel Lucena Gribel (Soamar), Ronaldo de Moraes Santos (SO-MR CHN-4) e Dora Maria Brito de Gonçalves (UFPA). Além deles e delas, foram promovidos: a Comendador, o Jornalista Alyrio Sabbá (in memoriam); Grande-Oficial, o General Ribeiro (Exército) e o Desembargador Milton Nobre; e Oficial, os empresários Eduardo Carvalho, Milva Rebelo e Carlos Nascimento.

Exploração de gás no campo do azulão avança e movimenta portos

As obras de construção das plantas da Eneva, companhia que vai explorar gás natural no campo do Azulão, no Amazonas, seguem movimentando os portos da região Norte. Nesta semana, mais um passo importante foi dado para o início das operações. De acordo com a empresa, o comissionamento à quente do campo, etapa que demandou um breve teste de produção em um dos poços, foi bem sucedido. Na sequência, serão realizados o comissionamento das unidades de autogeração e liquefação. A empresa só voltará a produzir no local quando forem finalizadas as obras da Unidade de Tratamento de Gás de Azulão, instalação necessária para o completo comissionamento do projeto.
Localizado no município de Silves/AM, o campo de Azulão será o primeiro a produzir gás natural na Bacia do Amazonas. O campo foi descoberto em 1999, mas apenas apenas 20 anos depois passou receber investimentos que viabilizaram a operação. O projeto prevê a construção de um cluster com 3 poços produtores de gás natural, uma estação de tratamento, uma unidade de liquefação, uma estação de armazenamento e carregamento de GNL (gás natural liquefeito), além de uma unidade de geração de energia de aproximadamente 20 MW para garantir autonomia na operação do campo.
Ainda de acordo com a Eneva, estão sendo investidos 1,9 bilhão de reais para produzir gás natural que vai abastecer a Usina Termelétrica de Jaguatirica II e gerar energia ao estado de Roraima, substituindo atual parte da atual geração a diesel e reduzindo custos de geração e de emissões. O projeto integrado Azulão-Jaguatirica foi vencedor do leilão de 2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mares & Rios

A Praticagem da Barra do Pará, que atua na ZP-3, sempre está ao lado Autoridade Marítima quando o assunto é segurança na navegação. Os relevantes serviços prestados foram fundamentais para o aumento no volume de carga embarcada nos Portos da região do Arco Norte.

O Grupo DEV Mineração, do Amapá, está preparando o próximo embarque de minério de ferro no Porto da CDSA, em Santana/AP. Será o sétimo embarque. Desta vez, acontecerá no navio “Medi Zuoz”. O Agenciamento Marítimo e a Operação Portuária seguem sob os cuidados do Grupo Serveporto, gerenciado pelo amigo Rubem Rocha.

O Campo de gás do Azulão, na Bacia do rio Amazonas, foi descoberto há mais de 20 anos, porem só agora será explorado.

O nível máximo de cheia, no Amazonas, costuma ser registrado em junho. No ritmo que as coisas vão, é provável que o recorde de 2009 seja superado este ano. As autoridades dos municípios que todos os dias veem o rio estão em alerta.

Por isso, Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental e Ocidental está determinando que todas as embarcações que navegam no Amazonas, independentemente de porte, reduzam a velocidade quando passarem em frente aos municípios.

Assim como o Amazonas, o rio Tapajós também está subindo. Em frente ao palacete do Barão de Santarém, Miguel Antonio Pinto Guimarães, as primeiras ruas do comércio estão tomadas pelo rio.

O conselho técnico da Cooperativa Unipilot, coordenado pelos Práticos Leandro Caiaffa e Alvin Spinola, já está preparando uma nova etapa de sondagem no Rio Amazonas. Desta vez, a sondagem será realizada no canal do Curuá, localizado na Barra Norte do rio Amazonas.

Neste mês, recebeu a Outorga de Grau em Bacharel em Direito, Jhonatan Craveiro, filho do Prático Leonidas Craveiro. Parabéns à família Craveiro pelo novo doutor e sucesso na carreira!