A embarcação que saiu de Vila do Conde, com parada no dia 29 de maio, em Macapá, terá que ficar fundeada em Fazendinha, no estado do Amapá. O destino é Porto Trombetas. O motivo: falta de ar condicionado.
O problema foi comunicado pela Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da ZP1 (Unipilot) à Autoridade Marítima, e também ao Ministério Público do Trabalho, já que a tripulação do navio precisa descansar para não pôr em risco a segurança da navegação.
A viagem de Macapá a Trombetas leva cerca de 42 horas, período em que dois práticos se revezam na condução do navio em turnos de seis horas, repousando em camarotes. A tripulação no passadiço precisa executar os comandos de rumo e máquinas do prático.
– Em latitudes equatoriais, é impossível dormir ou descansar sem ar-condicionado no interior de uma estrutura metálica exposta ao sol o dia inteiro – explica o presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prático Ricardo Falcão, que trabalha na região. Parabenizando a Autoridade Marítima pela decisão de cumprir a Convenção sobre Trabalho Marítimo e o Ministério Público pelo apoio.
A norma internacional, ratificada pelo Brasil em decreto presidencial, assegura condições dignas de trabalho a bordo e exige que os navios dispunham de aparelhos de ar-condicionado em perfeitas condições de utilização.
A Capitania dos Portos no Amapá determinou que o navio HTC Delta fosse fundeado até o conserto do sistema de ar-condicionado.
CFAOC PRESTA APOIO À PREFEITURA DE MANAUS NA ESTRUTURAÇÃO DA PRIMEIRA FEIRA FLUTUANTE DO BRASIL
A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC),ao Comando do 9º Distrito Naval, prestou apoio à Prefeitura de Manaus (AM) na estruturação da 1ª Feira Flutuante do Brasil, que está abrigando os comerciantes da Feira da Manaus Moderna, atingida pela cheia do Rio Negro. A inauguração da feira ocorreu no dia 19 de maio e contou com a presença do Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental CMG Paulo Roberto de Oliveira Ferreira Junior.
A nova estrutura tem capacidade para 212 feirantes e 288 consumidores. Manaus, assim como várias cidades da Amazônia, está vivendo a segunda maior cheia desde 1902. No dia 21 de maio, o rio atingiu a cota de 29,84 metros, 1,36 metros a mais em relação ao mês anterior.
A CFAOC orientou a Prefeitura na reclassificação da balsa, que serve de base para o empreendimento, para que fossem cumpridos os requisitos de segurança expressos na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
Mares & Rios
O presidente da Amport, Flávio Acatauassú, velejou bonito na praia do Caripi, em Barcarena, no fim de semana. Acatauassú participou da 1º Etapa do Campeonato Paraense Classe Laser, categoria Master. Após a disputa de quatro regatas contra Marcos Mendes e Marcos Campos, ficou em 2º lugar geral. Ao todo, 21 atletas competiram no evento realizado pela Caripi Associação Eco Esportiva de Vela e Canoagem (CAECO). Parabéns!
A Presidente do TRE Pará, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, segue dialogando com as Forças Armadas sobre as Eleições de 2022. Na última sexta-feira, foi recebida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, o Vice Almirante Valter Citavicius Filho.
O CIABA está mais conectado com a sociedade. O Grupo de Atendimento ao Público (GAP) pode, agora, se comunicar com o cidadão através de aplicativos como WhatsApp, Telegrama e Signal, e obter informações sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Instrução. Basta salvar na agenda o número (91) 99253-7066.
A Diretora do Hospital Naval de Belém (HNBe), CMG (Médica) Mônica Medeiros Luna, foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro. A honraria é um reconhecimento ao trabalho realizado durante a pandemia do novo Coronavírus. O evento ocorreu no próprio HGeBe. A Dra. Luna também vai receber, no 11 de Junho, a Medalha do Mérito Naval.
No primeiro dia de campanha interna, a Companhia das Docas do Pará (CDP) vacinou contra a Covid-19 mais de 150 colaboradores com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford . A vacinação iniciou pelo Edifício Sede e complexos portuários de Belém (Porto de Belém e terminais de Miramar e Outeiro). A ação está sendo realizada em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Saúde.
O saldo da balança comercial brasileira, em 2020, apresentou um superávit de US $50.9 bilhões, um crescimento de 7% em relação a 2019. O Estado do Pará fechou 2020 com um saldo positivo de US $19.3 bilhões, mantendo assim como no ano anterior o primeiro lugar no ranking Nacional em saldo na balança, à frente dos outros Estados.
Encerramos parabenizando o professor Dr. João Elias Vidueira, do Instituto Federal do Pará (IFPA), que lançou o livro “Manual de Imagens para Deficientes”, na Universidade de São Paulo (USP). O Dr. Vidueira tem pós-doutoramento em Educação Inclusiva na The University of Queensland, na Austrália, e vem contribuindo para que pessoas com deficiência visual tenham igualdade de acesso ao conhecimento. (LOP)
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.