Porto de Vila do Conde intrafegável.
Infelizmente o que era para ser prioridade está sendo empurrando com a barriga. Para entender melhor temos que lembrar que, graças ao Porto de Vila do Conde, a Companhia Docas do Pará – CDP segue na lista das empresas portuárias que mais fazem movimentações de carga no Brasil. Só o PVC movimentou em 2021, nos primeiros quatro meses, 5.476.668 milhões de toneladas de cargas.
A prioridade a que nos referimos nada mais é do que as vias trafegáveis dentro do PVC, as mesmas estão quase que totalmente inacessíveis, sendo que trafegar pelo porto, com ou sem carga, o prejuízo das empresas é certo. Com as vias em bom estado, o transporte seria muito mais rápido, as empresas economizariam tempo e dinheiro.
A diretoria tem que urgentemente resolver o problema.
RÁPIDINHAS …
Parabéns – Reconhecimento as boas práticas de atendimento ao público, por ter ampliado seus canais de comunicações, o CIABA – Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, foi parabenizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC). Todos os méritos ao CMG Josué Fonseca Junior e sua equipe.
Assunto TABU – Comenta-se no ‘porão’, que tem armador que não é armador. Ninguém comenta abertamente, mas todos sabem de quem se trata. É o famoso testa de ferro. É, mas por enquanto vamos deixar isso de lado.
Docas do Pará 1 – A luta continua, trabalhadores portuários não se conformam com tantas perdas e prometem muito barulho. O representante da categoria enviou uma carta a presidente e aos demais representantes do conselho. O objetivo já foi alcançado, vamos esperar até o dia 07 do corrente.
Salários – Segundo foi-me passado, fazendo uma conta rápida, em um único mês, considerando os valores da planilha e com a nova proposta aprovada em março por maioria no CONSAD, um diretor da CDP chega a ganhar de $160 a $170 mil. Enquanto isso, os empregados tendo arrocho salarial e retirada de conquistas históricas. Vou bem ali, mas …
Grau de Comendador – Em evento a ser realizado no próximo dia 11 (SEXTA-FEIRA), na Base Naval. Receberei, em nome do meu saudoso pai, Alyrio Sabbá, a medalha da Ordem do Mérito Naval. Entretanto, como ele já possuía essa medalha, foi promovido ao Grau de Comendador, em reconhecimento aos grandes serviços prestados a Marinha do Brasil.
Vacinação – O Delegado Regional do SINDMAR em Belém, Darlei Pinheiro, protocolou documento a Secretária Municipal de Saúde (SESMA) solicitando vacina contra covid-19 para marítimos. Iniciativa excelente.
Arco Norte – Participação dos portos do Arco Norte na exportação de grãos mais que dobra em 10 anos. Os portos de Vila do Conde e Santarém foram os destaques. Saídas pelo Arco Norte o custo fica mais em conta que pelo Arco Sul. O Pará sai lucrando.
BR dos Rios – Eu não sei vocês, mas penso que, a exemplo da BR do Mar, que instituiu estímulo a cabotagem, a BR dos Rios abrirá muitas portas para o desenvolvimento da Amazônia. Gostaria de ouvir uma ‘palinha’ do expert Eduardo Carvalho, sobre o assunto.
Transporte fluvial – Aquelas grandes empresas de navegação de Belém, principalmente as fluviais, transportes de cargas e passageiros, outrora detentoras dos maiores fretes, ganhavam dinheiro a rodo, hoje vivem no limite, se arrastando, algumas nem pagam o sindicato da categoria. Os “armadores” não perdem a pose,
Docas do Pará 2 – De todos os membros do CONSAD, cinco (5) até agora, mas vem mais gente, apenas a presidente Karênina Teixeira e o conselheiro Cileno Borges são paraenses. Todos foram conduzidos para um mandato de mais dois (2) anos.
QUINTA (10/06) ESTAREMOS DE VOLTA.
Notícias relacionadas
-
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA).
-
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares.
-
Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros, aponta AMPORT.
-
Seca na Amazônia: desafios e oportunidades para o mercado de seguros.
-
Pilotos de motos aquáticas são detidos pela Marinha do Brasil.