A Marinha mobilizou-se para realizar a limpeza de rios da capital paraense e do município de Santarém, na região oeste do Pará, em 5 de junho. As ações foram desenvolvidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e a Capitania Fluvial de Santarém (CFS), a fim de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e em alusão ao “Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar”, do Ministério do Meio Ambiente.
Em Santarém, os militares da CFS recolheram 150 quilos de lixo ao longo de 15 quilômetros percorridos na praia do Maracanã e no lago do Mapiri. Os principais materiais coletados foram garrafas pet, sacolas plásticas e garrafas de vidro. Eles foram destinados para coleta seletiva da cidade.
Já em Belém, a maratona de limpeza aconteceu ao redor da Ilha de Cotijuba. Em proveito da atividade, militares da CPAOR distribuíram panfletos, contendo informações educacionais com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado pelas embarcações, bem como reforçaram que as medidas adotadas contribuirão para o fomento sustentável da economia do mar e a preservação da Amazônia Azul.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).