A Marinha mobilizou-se para realizar a limpeza de rios da capital paraense e do município de Santarém, na região oeste do Pará, em 5 de junho. As ações foram desenvolvidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e a Capitania Fluvial de Santarém (CFS), a fim de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e em alusão ao “Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar”, do Ministério do Meio Ambiente.
Em Santarém, os militares da CFS recolheram 150 quilos de lixo ao longo de 15 quilômetros percorridos na praia do Maracanã e no lago do Mapiri. Os principais materiais coletados foram garrafas pet, sacolas plásticas e garrafas de vidro. Eles foram destinados para coleta seletiva da cidade.
Já em Belém, a maratona de limpeza aconteceu ao redor da Ilha de Cotijuba. Em proveito da atividade, militares da CPAOR distribuíram panfletos, contendo informações educacionais com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado pelas embarcações, bem como reforçaram que as medidas adotadas contribuirão para o fomento sustentável da economia do mar e a preservação da Amazônia Azul.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Marinha do Brasil abre 59 vagas para Praças Temporários com inscrições a partir de hoje (16).
-
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA).
-
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares.
-
Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros, aponta AMPORT.
-
Seca na Amazônia: desafios e oportunidades para o mercado de seguros.