NAVEGAÇÃO EM FOCO – DNIT realiza afastamento do navio Haidar

Imagens em 3D simulam etapas do processo de retirada do navio do fundo do rio Pará.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executou mais uma etapa do processo de retirada do navio “Haidar”, que naufragou no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do estado, em 2015.
O afastamento da estrutura em cerca de 10 metros do píer é uma das medidas necessárias para, gradativamente, reflutuar, verticalizar e retirar a embarcação do berço 302 definitivamente e restaurando as condições de utilização do berço no porto. Devido ao tamanho e às condições da estrutura, o processo de retirada “Haidar” do trecho é realizado em etapas previamente definidas.
Quando afundou, o navio transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo. O trabalho das equipes da Autarquia para soltar a estrutura começou em fevereiro deste ano. O DNIT atuou em conjunto com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas), a Companhia Docas do Pará (CDP), para obter autorização em acordo com as legislações ambientais, portuárias e de segurança do trabalho. O valor da operação está orçado em mais de 51 milhões de reais.

Manobra de transbordo de grãos em Itacoatiara/AM

Manobra de amarração do navio “Yasa Neslihan” no Terminal 2 da Hermasa, em Itacoatiara.

A manobra consiste em amarrar um navio no quadro com cinco boias. Após isto, é feita a atracação do guindaste no costado do navio e as barcaças são atracam ao guindaste. Esta operação de carregamento leva, em média, de quatro a cinco dias em um navio tipo Panamax de 225 metros.
No Terminal 2 da Hermasa, a operação de embarque é realizada com manobra de transbordo de cargas direto das barcaças de sojas para o navio. O terminal iniciou as atividades há seis anos, após a devida autorização das Autoridades competentes.
A operação do terminal número 2 da Hermasa vem contribuindo para um aumento significativo do volume de carga embarcada, fazendo com que os portos da cidade figurem entre os principais do Arco Norte.

Norte Export 2021 é destaque em Belém

Começa, amanhã, o O Norte Export 2021. Evento será realizado nos próximos 19 e 20 de julho, em Belém. Entre os palestrantes confirmados presencialmente no fórum regional estão Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, e Adalberto Tokarski, diretor da ANTAQ.
Entre os principais temas que serão debatidos, destaque para os desafios logísticos e para o aumento de calado e os acessos terrestres às instalações portuárias da região. A programação completa está disponível no site da Brasil Export, na Internet. O fórum será transmitido online e gratuitamente.

Mares & Rios

No último dia 13, O Tribunal Marítimo, que tem como Presidente o Vice-Almirante (RM 1) Wilson Pereira de Lima Filho, realizou Sessão Solene alusiva aos 87 Anos de sua criação. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, Orson Antônio Feres Moraes Rêgo, Presidente da Soamar Brasil.

O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, da Marinha do Brasil, esteve nas ações de Patrulha Naval e Patrulhamento no litoral do estado do Amapá, região do Oiapoque (AP) e na área fronteiriça entre Brasil e a Guiana Francesa, entre 2 e 11 de julho. O objetivo foi combater o tráfico de drogas, contrabando de mercadorias e a pesca ilegal, além de contribuir para ação de presença, dissuasão, segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar. As ações contaram com o apoio de agentes da Polícia Federal.

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) recebeu, no dia 13 de julho, a visita institucional do Prefeito de Santana/AP, Sebastião Ferreira da Rocha, acompanhado do Presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Cabral Tork, e do Secretário Municipal Especial de Governo, Planejamento e Cidadania, Rubens José Esteves Corrêa. Na ocasião foram discutidas ações e parcerias para o setor de navegação.

Quem visitar Salinópolis neste verão vai observar que o farol foi revitalizado. 13 militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizaram, entre os dias 24 de junho e 12 de julho, manutenção e pintura do farol do município. A ação faz parte da comissão “Sinal I”. (LOP)