A Praticagem do Rio recebeu na última a visita do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz. Ele foi recebido pelo presidente e pelo vice-presidente da Praticagem, Marcello Camarinha e Everton Schmidt, respectivamente. Durante o encontro, Queiroz teve a oportunidade de conhecer o Centro de Operações da Atalaia e acompanhar o funcionamento do novo e sofisticado simulador de manobras.
O sistema recém-instalado é capaz de apresentar respostas de alta qualidade na simulação da manobra dos navios, sob a influência das condições ambientais, e com cenários já desenvolvidos para todos os Portos e Terminais que compõe a Zona de Praticagem do Estado do Rio de Janeiro (ZP-15), bem como seus canais de acesso. O Centro de Simulação é composto de dois simuladores, desenvolvidos pela empresa Technomar, integrados e uma Sala de Controle e Instrução.
Um simulador é do tipo “full mission”, com visualização do ambiente externo em 240º, capaz de alternar modelos de diversos tipos de navios, e com controles para diferentes tipos de propulsão, inclusive azimutal.
O outro simulador, integrado ao primeiro, é do tipo “part task”, com visualização do ambiente externo em 90º. Ele simula um rebocador portuário com propulsão azimutal, controlado a partir de poltrona com controles azimutais nos braços, permitindo ao prático que está manobrando o navio interagir com o comandante do rebocador.
Por Portal da Navegação, via PRATICAGEM RJ.
Notícias relacionadas
-
Operação Acre XXV: Marinha leva doações a comunidades ribeirinhas.
-
Marinha do Brasil abre 59 vagas para Praças Temporários com inscrições a partir de hoje (16).
-
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA).
-
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares.
-
Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros, aponta AMPORT.