Mais de 100 militares do Comando do 4º Distrito Naval participaram de grande mobilização, no dia 18 de setembro, em celebração ao World Clean up Day 2021 (WCUD 2021) – Mar Limpo é Vida, para uma maratona de limpeza de orlas de praias, rios e mar nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, e conscientização sobre como o impacto de medidas corretas de descarte de lixo coopera com o fomento sustentável da economia do mar e preservação da Amazônia Azul.
No Pará, 21 militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental(CPAOR) recolheram 90 quilos de resíduos em praias de Icoaraci (PA), Curuça (PA) e Abaetetuba (PA) e proferiram palestras para moradores de comunidades ribeirinhas e sociedade em geral. No Oeste do Estado, 24 militares da Capitania Fluvial de Santarém sensibilizaram 60 tripulantes e passageiros de embarcações sobre a poluição hídrica dos rios, durante a fiscalização do tráfego aquaviário em praias fluviais do Rio Tapajós. Na ocasião, ainda foram coletados 70 sacos de lixo na Praia do Maracanã e na
orla de Santarém, com participação de 16 representantes do Centro Universitário da Amazônia e do Centro Municipal de Informação e Educação
Ambiental.
A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com um efetivo de 25 militares, retirou 103 sacos de lixo das praias Araçagi, Raposa, Calhau e Ponta D’Areia, em São Luis (MA). A atividade teve a colaboração de 57 estudantes do Colégio Marista Maranhense e de membros da Secretaria do Meio Ambiente de Raposa. Já a Agência Fluvial de Imperatriz conscientizou 45 pessoas durante inspeção naval no Porto da Balsa e no Iate Clube de Imperatriz, com apoio de representantes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
O local escolhido pela Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) para promover o WCUD 2021 foi a praia da “Fazendinha”, em Macapá (AP), onde foram empregados dez militares, sendo retirados 17 sacos de lixo. Foram, também, realizadas palestras educativas para 53 pessoas em proveito das atividades de inspeção naval no Rio Amazonas. A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque coletou 27 sacos de lixo na orla do município do Oiapoque (AP), com a presença de 14 militares. Dentre os materiais retirados do meio ambiente estavam garrafas pet, isopor, freezer, latas de bebidas e copos descartáveis.
Na cidade de Luís Correia (PI), seis militares da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), juntamente com o reforço de pessoal da Prefeitura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, recolheram 500 quilos de lixo da praia de Atalaia, onde atuaram ainda na conscientização da população, pescadores e turistas sobre a importância e o cuidado de se manter as praias e o mar limpos e livre de poluição. Uma equipe de inspeção naval também esteve na capital do Estado, mobilizando a comunidade marítima em prol da causa.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).