A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) realizou nesta semana a cerimônia militar alusiva ao 125º aniversário de nascimento do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Comando Aéreo Norte – I COMAR, Major – Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição.
Durante o evento, o Comandante do I COMAR fez a aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes, num ato de respeito e homenagem ao primeiro Comandante da 1ª Zona Aérea, que deu origem ao Primeiro Comando Aéreo Regional, hoje Comando Aéreo Norte.
Como parte das homenagens, foi hasteada a insígnia do Patrono da Força Aérea pelo Segundo-Tenente Aviador Edson Aluízio Gonçalves Silva. Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante do Comando Aéreo Norte.
Iguatemi realiza instalação de Ecobatímetro Monofeixe
No início da semana, o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e comandado pelo CC Vinicius Barcelos Rangel, conduziu o Teste de Aceitação no Porto (TAP) e o Teste de Aceitação no Mar (TAM) do Ecobatímetro Monofeixe Kongsberg EA440, etapas finais do processo de instalação do sistema a bordo. Os testes contaram com o apoio de militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), em Belém.
A instalação do equipamento foi decorrente do Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 331/2018, celebrado entre a Marinha do Brasil e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O acordo visa ao emprego do NApOc “Iguatemi” em Levantamentos Hidrográficos (LH) na área marítima da foz do Rio Amazonas.
A disponibilidade do Ecobatímetro Monofeixe em mais um meio subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, sob o comando do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, pode contribuir com a atualização da cartografia náutica na região Norte do país, permitindo maior segurança à navegação e ao tráfego de navios mercantes de maior calado na Barra Norte do Rio Amazonas, fator preponderante para o incremento do potencial de escoamento da produção econômica.
O amanhecer (foto acima) no Rio Trombetas visto pelos Práticos Carlos Eduardo e Guilherme Quindere a bordo do HB Tambaqui, comandado pelo CLC Macedo. O navio pertencente à empresa Hidrovias do Brasil e carregou 73 mil toneladas de bauxita com destino ao Porto de Vila do Conde
Mares & Rios
Nesta semana, as palestras ministradas no XXI CEPE – Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), foram proferidas on-line pelo CMG (R1) Adalberto e presencialmente pelo Tenente Coronel Raimundo Calderaro.
O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) colocou em funcionamento o Ecoponto do Sistema de Gestão Ambiental. O Ecoponto é um abrigo temporário que serve para segregar e armazenar o lixo para realização do descarte correto. A Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) recolherá os resíduos para aplicar uma destinação final adequada.
Após 32 dias de viagem, o navio N/T “André Rebouças”, que tem no comando o CLC Ricardo Monteiro, chegou ao Porto de destino, em Singapura. O Comandante, juntamente com a tripulação, atravessaram os oceanos Atlântico Sul e Índico, e também navegaram pelo Estreito de Malaca, uma das áreas mais movimentadas do mundo. Mais uma missão cumprida.
Nesta semana, o Comandante do Comando Aéreo Norte (l COMAR), Major Brigadeiro do Ar Mauricio Medeiros, participou de uma reunião com integrantes da Diretoria do Círio de Nazaré e da Esquadrilha da Fumaça, a fim de definir a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) no Círio deste ano (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.