Nesta data, aniversaria uma das instituições importantes do país e de renome. Trata-se da nossa “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), localizado às margens da Baía do Guajará, em Belém do Pará.
Em seu 129º Aniversário, o CIABA tem como principais funções formar, especializar e aperfeiçoar mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, em suas várias categorias de aquaviários, conforme constam na Normam’s 13 e 21.
A “Universidade do Mar”, como foi carinhosa chamada pelo nosso mestre Alyrio Sabbá, teve algumas denominações no seu histórico de existência. Em 1892, quando foram criados o “Curso de Maquinista” e “Curso de Pilotos”, funcionou em uma sala do Arsenal de Marinha. Viu-se a necessidade da qualificação e preparação de mão de obra para a Marinha Mercante, num país que possui a maior Bacia Hidrográfica do mundo, além da extensa costa que vai de norte a sul, na qual recebeu a denominação de “Amazônia Azul”.
Em 1907, funcionando no prédio onde atualmente é o Comando do 4º Distrito Naval, recebeu a denominação de “Escola de Marinha Mercante do Pará” (EMMPA), formando outras classes como os fluviais, radiotelegrafistas e comissários.
Por fim, a escola centenária recebeu o nome de “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – CIABA” em 1973, funcionando até hoje no mesmo local da Rodovia Arthur Bernardes, no bairro da Pratinha.
A escola já formou gerações de Oficiais para a Marinha Mercante Brasileira, inclusive para outros países no exterior, mantendo convênios com alguns Governos Estrangeiros. Também do CIABA, saiu a primeira Turma de mulheres, em 2000, tendo a primeira delas chegado ao posto de Capitão de Longo Curso, nossa querida e estimada Hildelene Lobato Bahia.
Destaca-se também um das grandes expressões formado na EMMPA, o nosso estimado Capitão de Longo Curso e Comodoro Alvaro José de Almeida Junior, atual Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”.
Sob o Comando do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, o CIABA conta com uma equipe de professores e mestres do mais elevado nível, além de militares e civis especializados prontamente para atender as normas e missões do Centro.
Parabéns CIABA! Parabéns “Universidade do Mar”!
Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA.
Dia do Mar é comemorado a bordo pelo colunista e sua tripulação
Em singela cerimônia realizada a bordo, o colunista e sua tripulação comemoraram o Dia do Mar celebrado anualmente no dia 12 de Outubro de 2021.
Um concurso de redação tendo como o tema “O mar como fator de desenvolvimento da nação” foi realizado nos dias que antecederam o evento, tendo a participação de seis tripulantes, entre Oficiais e Guarnição.
Os escritores leram seus textos, recebendo aplausos de todos os presentes. Ao final, eles receberam das mãos do colunista o atencioso certificado de participação, da qual ainda serão entregues medalhas por ocasião da estadia no Brasil.
Nessa data, também são comemorados o Dias das Crianças, Dia de Nossa Senhora de Aparecida (importante data no calendário da Igreja Católica), Dia do Descobrimento da América, além do Dia do Corretor de Seguros.
Entre tantas homenagens, o Dia do Mar é um dos poucos lembrados ou irreconhecível para muitas pessoas. Devemos dá importância, pois através dele os comércios são realizados, tendo no transporte marítimo um modal bem mais em conta pelos custos e quantidades em relação a outros segmentos.
A preservação do mar é urgente e necessária.
Mais fotos do evento e a melhor redação iremos divulgar na próxima edição.
Navegando
O nosso abraço ao Marinheiro Saraiva, que atua na Assessoria de Comunicação Social do CIABA e no Gabinete do Comandante Josué, que sempre nos presenteia com maravilhosas fotos da nossa “Universidade do Mar”. Tem talento para fotógrafo.
A ilustre Tenente (RM2) Layza sempre nos mantém informando sobre notícias dos eventos e acontecimentos no CIABA. Pessoa de fino trato e educação, ela acompanha nossa viagem no navio Suezmax pelos mais longínquos mares e oceanos. Gente fina é outra coisa.
Amanhã será realizado a webinar “A mulher na Marinha Mercante”, pela “Alumni PPEGM”, tendo a participação especial da nossa conterrânea paraense, Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia. Provavelmente o colunista não poderá assistir devido estar em alto mar, porém aqueles que puderem, recomendo. Futuramente, ela estará recebendo importante honraria, na qual divulgaremos assim que tivermos a confirmação.
Grande ideia dada pelo Mestre Garcia, professor do CIABA, sobre a coluna divulgar matérias da classe fluvial. Devido o colunista ser debutante nessa área da informação, deixo aqui a promessa de que futuramente a coluna irá interagir com algumas empresas de nossa área paraense, fins levarmos essas grandes notícias dos rios da Amazônia e outras regiões.
Tudo para ajudar os navegadores, sejam eles profissionais ou amadores. A Diretoria de Hidrografia e Navegação desenvolveu importante visualizador para previsões de correntes marítimas, ondas e ventos, denominada de “Sistema de Previsão Ambiental Marinha” (PAM), estando disponível na página da internet, bastando acessar o link:
https://pam.dhn.mar.mil.br
Ainda sobre o “PAM”, o sistema permite previsões para as áreas da Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetipa (RJ) e Canal de São Sebastião (SP), por meio do Aplicativo Boletim ao Mar disponível na plataforma Android. O colunista fará muito uso do aplicativo, já que navega pelo porto de São Sebastião/SP e algumas vezes no Rio de Janeiro/RJ.
A “Esquadrilha da Fumaça” fez brilhante apresentação em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, por ocasião das comemorações do Círio 2021, em Belém do Pará, no último domingo (10). Com certeza os católicos se maravilharam com o show sempre proporcionado pela nossa Força Aérea. Essas homenagens também fazem parte das comemorações dos 80 anos do “Comando Aéreo Norte – I COMAR” que será celebrado dia 25 de outubro.
Notícias chegam ao colunista que uma empresa de navegação estaria levando seus tripulantes aos extremos, no intuito dos mesmos pedirem demissão. Se isso realmente estiver acontecendo, digo que é lamentável. Recomendo que procurem os seus sindicatos e façam as denúncias. Com certeza o Sindmar estará de olho nesses atos. Por questões de éticas, não divulgaremos os nomes das empresas e pessoas.
O grande amigo Luis Celso, em sua página na internet, acaba de lançar sua coluna com o nome “Navegando no Social”, que abordará a parte social do nosso setor, sendo publicadas em todos os domingos. A primeira já saiu no dia 10 de outubro, com boas matérias.
Atenciosa mensagem recebida pelo Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do CCMM, parabenizando a coluna pelo conteúdo das matérias, desejando ao colunista “muita água abaixo da quilha”. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, como dizia nosso eterno Alyrio Sabbá.
Gerenciar pessoas não é tarefa das mais fáceis. Porém um dos métodos que o colunista aprendeu foi o de conhecer sua tripulação. A bordo, temos refeitório único, ou seja, do Comandante ao Taifeiro, todos fazem suas refeições no mesmo ambiente. Diariamente, sento em uma mesa diferente e almoço com tripulantes diferentes, tendo uma boa recepção dos mesmos. Ótimas ideias já surgiram nesses almoços. Façam os testes e vejam os resultados.
Segundo o livro “Esse Barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra Abrashoff: “Quando os líderes e os gerentes se comportam como se estivessem acima do seu pessoal ao anunciar decisões depois de pouca ou nenhuma consulta, quando deixam claro que as suas ordens não devem ser questionadas, então as condições inclinam-se para o desastre. O lado bom é que todo líder tem o poder de impedir que isso aconteça. Quando desperdiça as oportunidades de liderança, nunca mais você as tem de volta. Não viva a sua vida com arrependimentos”. Sensacional esse livro.
Por falar nesse livro, o colunista recebeu o mesmo de presente do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, quando ainda era Inspetor Geral (Inger) de uma grande empresa estatal, servindo por longos anos desde sua mocidade até a aposentadoria. Se cito alguns Comandantes de referência, um deles é o Comandante Menezes, que me viu desde Aluno no CIABA.
Neste momento, em viagem pelo Oceano Índico, passamos pelo sul das Ilhas Maurício e Ilha da Reunião. Nossa previsão de chegada em Angra dos Reis está para o dia 1º de Novembro de 2021, conforme tudo ocorra tranquilamente. (RM).
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).