“Maquinista do Ano de 2021” sendo premiando pelo Comandante Josué.

CONVÉS PRINCIPAL – Dia do Maquinista é comemorado no CIABA

Descerramento da placa com a foto do Vice-Almirante Ary Parreiras e dos “Direitos de Máquina”

Nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), formadora e aperfeiçoadora de mão de obra para Marinha Mercante, comemorou uma das seções existentes a bordo de grande relevância: o Dia do Maquinista.
O evento realizado em 22 de Outubro homenageou os bravos marinheiros que conduzem e mantém em operações as instalações de máquinas a bordo dos navios, diuturnamente, sendo responsáveis pelo bom andamento das rotinas, além de garantirem o conforto, como aguada, sistema de refrigeração, entre outras.
Nesse interim, a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), pela primeira em sua existência, realizou a premiação do Aluno “Maquinista do Ano de 2021”, cuja escolha deu-se pela demonstração da aptidão a carreira, habilidades técnicas e emprego de conhecimentos dos conteúdos do Curso.
O Vice-Almirante Ary Parreiras, cuja data de nascimento deu-se em 17 de Outubro, é o Patrono dos Maquinistas da Marinha do Brasil. Em sua homenagem foram descerradas as placas com foto, em memória, e os “Direitos da Máquina”, cuja competência, dedicação e comprometimento são as referências de qualidades.
O evento teve as presenças do Corpo Docente, dos Alunos do Curso Fundamental de Máquinas da EFOMM, bem como dos Oficiais e Praças Maquinistas dessa importante instituição de ensino.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento foi restrito e teve somente a participação do pessoal diretamente envolvido.
Parabéns, Maquinistas! Toda Força Adiante!

Ex-Praticante do colunista agora serve na Marinha de Guerra

Cerimônia de Formatura realizada no 1º Batalhão de operações Ribeirinhas.

A Ex-Praticante Oficial de Náutica agora atua na Marinha de Guerra, como Oficial RM2 do Quadro Técnico. A agora 2º Tenente Tainá esteve a bordo de navio suezmax de uma empresa estatal sob o Comando do colunista no ano de 2020.
A formatura foi realizada no “1º Batalhão de Operações Ribeirinhas” sediada na cidade de Manaus, no Amazonas, em 26 de Outubro.

Juramento à Bandeira dos novos Oficiais RM2 da Marinha do Brasil.

Já formada como Oficial irá servir na “Capitania Fluvial de Tabatinga”. Tudo a ver com Marinha Mercante, uma vez que foi formada na “Escola de Formação de Oficiais” (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), tradicional “Universidade do Mar”.
Mensagem importante foi enviada por ela ao colunista, agradecendo por ter feito parte dessa história e lhe incentivado.
Devido compromissos de embarque, não pudemos comparecer ao evento. Desejamos sorte e sucessos a Tenente Tainá, na certeza que os aprendizados adquiridos serão colocados em prática.

Navegando

As empresas de transporte fluvial que fazem as travessias entre a capital paraense e os municípios de Barcarena e os situados no Arquipélago do Marajó voltaram a reivindicar um reajusta das tarifas. Alegam que acumulam perdas com o aumento nos preço dos combustíveis e também dos gastos com a folha de pessoal.

Bastante prestigiada a Cerimônia em comemoração ao “Dia do Amigo da Marinha” em Belém. Diversas personalidades foram agraciadas com a Medalha que leva o mesmo nome. O evento teve a participação do Vice-Almirante Valter Citavícius Filho e os Comandantes das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval.

Anvisa aprovou na última semana novos requisitos para embarques e desembarques de tripulantes nos navios. No começo de outubro, Agência passou a dispensar a necessidade de solicitação de anuência expressa junto à autoridade para realização de embarques. Espera-se o cumprimento dessa demanda nas próximas semanas.

O nosso grande amigo médico, Dr. José Cândido está com sorriso estampado no rosto como sempre percebemos. Na última Cerimônia da “Abrammil” (Academia Brasileira de Medalhística Militar) foi elevado ao Título de Acadêmico Benemérito por méritos dos serviços prestados como Diretor Executivo, recebendo a Medalha da Abrammil, no grau Grã Cruz.

Depois de um período ausente, o colunista voltou a assistir reunião virtual do Rotary Club Satélite RJ Rio Comprido Vesper, sendo considerada a 18ª Reunião. O tema foi “Relação das Plantas e a Pandemia”, com o palestrante, Sr. Marcelo Reis. O assunto foi de extrema importância, já que dependemos das plantas.

O Praticante de Oficial de Náutica Danilo Rozeira, grande amigo, desfruta agora de repouso após terminar seu primeiro Período de Praticagem. Ele que foi Comandante-Aluno da Turma “Atlante”. Sempre mantendo contato, agora vai se preparando para o seu segundo embarque na carreira, no final da qual irá ascender a carta de 2º Oficial de Náutica.

Lucro da empresa “Maersk” subiu 487% no 3º Trimestre desse ano com forte alta nos fretes marítimos. O registro foi de US$ 5,44 bilhões nesse período. Para as empresas que vivem dizendo que estão no prejuízo, valeria a pena desembolsar verba para adestramento na Maersk.

Ano passado, no dia 06 de Novembro, Dia do Amigo da Marinha, o CIABA realizava o Almoço dos 100 Dias da Turma “Atlante”, que por questão da pandemia, somente ocorreu faltando em torno de 30 dias para a tão sonhada formatura. O colunista se fez presente e foi homenageado com placa dedicatória. Na próxima edição relembraremos esse evento e as palavras da turma.

O Comando do 1º Distrito Naval e a Soamar-Rio realizaram o “3º Concurso de Redação Amazônia Azul”, sendo procedida a entrega de Prêmios aos vencedores em 26 de Outubro. O evento foi realizado no Salão Histórico do 1DN e teve propósito de disseminar a mentalidade marítima e o conceito “Amazônia Azul”.

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira, que no mês de agosto recebeu importante condecoração da Abrammil, já se encontra em quarentena pré-embarque, onde em breve estará assumindo suas funções de Imediato na empresa de navegação “Log-In”, uma das melhores do Brasil em atividade.

O Praticante Oficial de Náutica Faustino, em mensagem enviada, sentiu-se honrado em ser citado e lembrado na coluna, em meio a nomes tão expressivos na Marinha Mercante. Pode-se dizer, nesse momento, que a honra é nossa em poder citar pessoas que realmente fazem muito pela nossas marinhas.

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas prestou grande serviços a nação brasileira, mas precisamente aos ribeirinhos da Ilha do Marajó, no Pará. Atendimentos médicos e odontológicos foram realizados nas cidades de Breves, Melgaço, Portel e Antônio Lemos, entre os dias 18 e 28 de Outubro.

Depois que a pandemia estiver amenizada, pretendemos realizar uma breve visita ao Terminal de Belém onde vários amigos trabalham. Dentre eles o Gerente Tiago, que esteve a bordo do gaseiro sob o Comando do colunista, quando atracava no Terminal de Miramar, e o Capitão de Longo Curso Franco.

O Capitão de Longo Curso Plínio Calenzo, atual 1º Vice-Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) alguns anos realizou o “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM.) da Escola de Guerra Naval (EGN), que lhe dá o direito do Título de Doutor.

O “Portal da Navegação”, que tem uma família de colunistas, foi referência no “Google Alerta” na semana passada, sendo muito bom para todos. Agradecemos desde já os leitores, onde na verdade são os parabenizados. Bravo Zulu a todos (RM).