NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval tem novo Comandante

Vice Almirante Edgar, Almirante de Esquadra Alípio e Vice Almirante Valter no momento solene.
Juiz Federal José Maurício, Milva Rebelo e Miguel Salgado.
Sra. Marly Câmara, Vice- Almirante Salgueirinho e Milva Rebelo
Vice- Almirante Edgar, Hermógenes Pessoa e Relton Osvaldo Pinto.
O colunista Luiz Omar Pinheiro e o Comandante do I COMAR Major- Brigadeiro do Ar Maurício de Medeiros
Haroldo Chagas (Sindicato dos Marinheiros), Vice Almirante Edgar e Rodolfo Nóbrega, Presidente da Federação dos Marítimos.
Comandante Santiago, Almirante Lima Filho e Comandante André Luiz

Em solenidade realizada ontem, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa tomou posse como Comandante do 4º DN, em substituição ao também Vice-Almirante, Valter Citavicius Filho. A solenidade foi presidida pelo Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge, Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil.
A cerimônia teve a presença de membros de Forças Armadas e Forças auxiliares, além de representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Chamou a atenção a grande presença de Almirantes. Ao todo foram oito: além dos Almirantes Edgar, Valter e Jorge, estiveram presentes o Almirante Olsen, futuro Comandante de Operações Navais; Almirante Puntel e Almirante Nazareth, Ministros do Superior Tribunal Militar; do Vice-Almirante Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas; e Vice-Almirante Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo. Também participaram do evento o Major-Brigadeiro do Ar Maurício de Medeiros e
um número expressivo de Soamarinos.
Na oportunidade também foi inaugurado o Planetário que será utilizado para o aprendizado dos alunos do CIABA.

Mares & Rios

O Comandante Rodolfo Nóbrega, Presidente da Federação dos Marítimos do Estado do Pará, lamentou a Federação e os Sindicatos dos Marítimos Fluviais não terem participado do I Fórum para o Desenvolvimento da Navegação Interior, realizado na última quarta-feira. A classe marítima é de suma importância para a segurança da navegação.

O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDIMAR) está preocupado com a aprovação do BR do Mar com o atual texto. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional e tem o objetivo de aumentar o transporte marítimo, permitindo que empresas estrangeiras possam ampliar a operação na cabotagem.

Como se essa participação hoje fosse reduzida, o que não é verdade. Cerca de 95% dos navios que operam na cabotagem são feitos por empresas sob controle estrangeiro, sendo que duas dessas empresas – Aliança e Mercosul Line – movimentam 70% dos contêineres na costa brasileira e são controladas por dois grandes conglomerados da navegação mundial sediados na Europa.

Talvez por conta disso, os controladores estrangeiros da Mercosul Line não saibam que, no Brasil, é cobrado o passaporte da vacina, e o protocolo de combate à covid-19 dentro dos navios da empresa não necessita de exageros para ter resultados eficazes.

No último final de semana, Barcarena sediou o Campeonato Regional Norte de classe Laser e teve recorde de participantes, com 36 velejadores na praia do Caripi. A iniciativa faz parte do projeto “Venha Navegar na Amazônia’’.

Mais uma vez, nossa coluna recebe os melhores elogios ao catamarã Salmista, do Comandante Josimar, da Ferreira Navegação. Além do conforto e pontualidade, chama a atenção a preocupação com a segurança por parte dos tripulantes. Uma equipe da TV Liberal esteve em Ponta de Pedras, no Marajó, no fim de semana, acompanhando a 19º Corrida do Cavalo Marajoara e constatou tudo. (LOP).