CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando do 4º Distrito Naval

Almirante de Esquadra Alípio Jorge presidiu a Cerimônia de Passagem de Comando do 4º Distrito Naval.
Vice-Almirante Valter Citavicius Filho recebeu sua Flâmula de Comando do “Caverna-Mestra”.
Vice-Almirante Valter e Vice-Almirante Edgar com suas esposas.

O 4º Distrito Naval, que abrange os Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, tem novo Comandante. Em Cerimônia presidida pelo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, tomou posse o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, em substituição ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.
O evento ocorrido no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), na manhã do dia 06 de Dezembro, contou com as presenças de Autoridades Civis e Militares, além da Sociedade Marítima.
A emoção tomou conta do Vice-Almirante Valter, que em seu discurso, agradeceu as sociedades das regiões do qual comandou, afirmando que não haveria oportunidade melhor em encerrar a sua carreira. Dedicação essa que levaram aproximadamente 40 anos de serviços prestados à Marinha e a nação brasileira. Seus olhos agora estarão voltados ao filho que atualmente está no Colégio Naval, dando continuidade da família na força naval.
O Almirante de Esquadra Alípio Jorge, Comandante de Operações Navais, enalteceu o marinheiro que é o Vice-Almirante Valter, proferindo a trajetória de conquistas e o histórico dos feitos do ilustre Oficial General da Marinha.
Após o Ato de Investidura, com a salva de 15 tiros e a entrega da Flâmula de Comando ao Vice-Almirante Valter, tomou posse o Vice-Almirante Edgar, que na leitura da sua Ordem de Serviço, conclamou a Sociedade a se unir para juntos trilhar a grandeza do nosso Brasil.
A Cerimônia ainda contou com as presenças dos Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel e Celso Luiz Nazareth, Ministros do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que em breve assumirá o Comando de operações Navais, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, e Major-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Comandante do I Comar, além de Soamarinos. (Fotos: Luis Celso).

Capitão de Longo Curso Joselito Câmara é condecorado com o Mérito Tamandaré

CLC Joselito Câmara e CLC Plínio Calenzo.
CLC Joselito Câmara agraciado com a Medalha de Mérito Tamandaré
CLC Joselito Câmara ao lado de sua esposa, Sra. Heloiza Câmara.

Um ilustríssimo Oficial da Marinha Mercante Brasileira foi homenageado com a Medalha de Mérito Tamandaré. O Capitão de Longo Curso Joselito Guerra Andrade Câmara recebeu uma das mais altas comendas da Marinha do Brasil, em evento realizado no dia 13 de Dezembro, que é o “Dia do Marinheiro”.
A Cerimônia Militar de imposição da medalha foi presidida pelo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante de Operações Navais. Entre os agraciados estava o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro.
A esposa do CLC Câmara, Sra. Heloiza Cristina dos Santos Câmara, sentiu-se orgulhosa, ostentado ao lado do marido a Medalha recebida.
O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo se fez presente representando o Comodoro Alvaro Jose de Almeida Júnior.
O CLC Câmara tem bons serviços prestados a Marinha do Brasil, interagindo com a nossa força de mar em vários portos ao longo da nossa costa, conseguindo viabilizar as operações STS (Ship to Ship).
Ao CLC Joselito Câmara, os cumprimentos e parabéns da coluna!

Navegando

Belíssima foi a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, além das diversas atrações que contagiaram o público presente e os internautas, direto da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. Sem dúvida nenhuma, um show para ser visto e revisto através do link: https://www.youtube.com/watch?v=d9C_AOPFR8o&t=4803s

Particularmente, para o colunista, o show apresentado pela vencedora do Concurso “A voz da família naval”, Sargento Charlote Namani, juntamente com outros vocalistas do Coral, que interpretaram a versão brasileira de “Heal de World” (Michael Jackson), “A Paz” (Roupa Nova), foi emocionante e contagiante.

O evento apresentado no Rio de Janeiro e transmitido para todo o Brasil teve o encerramento com a famosa canção “Cisne Branco”, um dos mais belos hinos, onde arrisco a dizer a nível mundial. Parabéns aos nossos bravos marinheiros e fuzileiros navais.

A Marinha do Brasil formou 197 Aspirantes na Escola Naval, em Cerimônia Militar realizada na Ilha de Villegagnon, com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro. A Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira” receberam as espadas, símbolo do oficialato. Entre os formandos estavam presente dois estrangeiros de Cabo Verde e da República Senegal. Os “sentinelas dos mares” em breve partirão para a Viagem de Ouro.

A Academia da Força Aérea (AFA) também formou 170 novos Aspirantes, sendo 152 homens e 48 mulheres. A Turma “Mihos” teve 106 Aviadores, 40 Intendentes e 24 Infantes diplomados. Três Aspirantes Aviadores são das nações amigas (02 peruanos e 01 boliviano).

O Marinheiro Saraiva, que atualmente serve na “Universidade do Mar”, o nosso poderoso CIABA, ficou bastante emocionado ao ver sua foto publicada na edição do Dia do Marinheiro, juntamente com o Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior. Ele sem dúvida é um bom exemplo para a força.

Amanhã estará ocorrendo a Cerimônia de Passagem de Comando de Operações Navais, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), na Ilha das Cobras. O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva estará transmitindo o cargo ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Recebido atencioso convite do Almirante Alípio Jorge.

Importante Cerimônia em comemoração ao “Dia do Marinheiro” foi realizada na “Base Naval de Val Cães” (BNVC), em Belém do Pará, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa. Várias personalidades civis e Militares foram agraciadas com a Medalha de Mérito Tamandaré.

Dentre os agraciados, está o Executivo da Atlântica Matapi, Sr. Tiago Pinto, que também é Vice-Presidente da “Sociedade Amigos da Marinha – Seção Pará”, da qual tivemos a oportunidade de conhecê-lo, pessoalmente, por ocasião da Cerimônia de Passagem de Comando do 4º Distrito naval. Parabéns ao agraciado.

A “BR do Mar”, que voltou para votação na Câmara Federal, poderá ter seu texto novamente alterado. Isto é, voltará ao texto do projeto original onde mantinha 2/3 de tripulação brasileira. O próprio relator aumentou a proporção de marítimos nacionais em embarcações afretadas. É patriota quem ajuda o povo.

A “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (ABRAMMIL) teve a honra de homenagear o professor de artes maciais, Mestre Guará BJJ, em sua própria academia na zona sul do Rio de Janeiro, em 12 de Dezembro. O próprio Presidente Regis Lermen entregou a Medalha de Mérito “Presidente Juscelino Kubstchek”.

Em se falando na Academia, já saiu o Calendário de Eventos do ano 2002, feito pela Diretoria de Planejamento. Muitas novidades virão por aí, dentre elas as outorgas de condecorações. O primeiro evento estar previsto para 03 de Março, com a 42ª Reunião Administrativa. Esperamos ser um ano promissor.

O Prático Marcelo Salgado da “Pará River Pilot” fez tal qual chamamos no futebol: uma “jogadaça” para um “golaço”. Dois Alunos da turma recém formada “Drakkar” tiveram a oportunidade de acompanhar manobra de um navio de bandeira estrangeira, saindo-se bem. Sangue de marinheiro já corre nas veias.

O 1º Vice-Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo, sempre representa nossa instituição, colocando seu uniforme branco que muito nos orgulha. Ele que já lançou importante publicação: “Utilização de Rebocadores no Porto”.

O colunista recebeu de presente do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante, querido tanto pelos Alunos da EFOMM quanto dos Aspirantes da Escola Naval, o livro “Almirante Marquês de Tamandaré”, de autoria do Almirante Arlindo Vianna Filho. Grande oportunidade para ampliar os conhecimentos da história de um dos heróis brasileiros. (RM).