Capitania dos Portos do Estado do Maranhão tem um novo comandante

Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário assume como o 79º oficial a comandar a CPMA

Carlos Andrade

Em solenidade militar da Marinha do Brasil, no Maranhão, o Comandante do IV Distrito Naval, Vice Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa deu posse ao Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário como o 79º Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, que completou seu ciclo de dois anos como autoridade máxima da Marinha e dos portos no Estado.

A solenidade aconteceu nas dependências do Jenipapeiro nesta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 e contou com a presença das principais autoridades civis e militares do Estado, assim como convidados especiais dos dois comandantes. Tendo como Vogal e Mestre de Cerimônias a Sargento Paula, o evento começou com a chegada do Almirante e logo em seguida a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército, sob a regência do Sargento Bacelar. Entre os convidados presentes, além das autoridades civis e militares, dois ex-comandantes da Capitania do Maranhão: Carlos Alberto Santos Ramos e Calmon Bahia, além dos presidentes da Soamar, Sílvio Aguiar; Soamar Brasil, Orson Feres e do Syngamar, Noel Magioli.

Ato seguinte foi lida a Ordem do Dia da Marinha do Brasil, assinada pelo Comandante do IV Distrito que determinou a “Passagem de Cargo”, exonerando pela Portaria 257/MB, de 9 de setembro de 2021, o Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto e, na mesma Portaria, determina a posse do Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário no cargo de Capitão dos Portos do Estado do Maranhão.

Ao se referir ao Comandante Exonerado, o Comandante do IV DN Edgar Luiz Siqueira Barbosa, afirmou “tratar-se de um oficial detentor de diversos atributos pessoais e morais, dos quais, destaco o profissionalismo, a lealdade, e sobretudo a discrição, conquistou a admiração e o respeito de seus pares e subordinados, bem como o reconhecimento de seus superiores ao conduzir com proficiência o importante cargo de Capitão dos Portos do Estado do Maranhão. Nesse período frente da CPMA o Comandante Porto executou com profissionalismo as tarefas inerentes às responsabilidades de representante da Autoridade Marítima na importante região, mantendo-se sempre competente a atuar nos mares e águas interiores, cumprindo com sucesso a sua missão e assessorando o Comandante do 4º DN nos assuntos ligados à segurança do tráfego aquaviário e ao Ensino Profissional Marítimo. ”, afirmou o Vice-Almirante Edgar Siqueira Barbosa.

Após o Comandante do IV Naval declarar exonerado e empossado os dois Comandantes, a cerimônia prosseguiu sendo arriados e içados os pavilhões de Comando de cada um dos oficiais. No caso do exonerado, o pavilhão lhe é entregue pelo militar que há mais tempo na Organização. A honraria coube ao Suboficial Marcos Aurélio, Caverna-Mestre da CPMA que passou às mãos do Comandante Porto o seu merecido pavilhão.

Em seu discurso de agradecimento e despedida, o Comandante Porto afirmou que “estes dois anos se passaram como se fosse menos de um. Esse catalizador chamado crise sanitária nos deu essa impressão. Ainda assim conseguimos, juntos, com o esforço de todos, chegarmos ao nosso Porto Seguro”. E continuou: “Comandar uma Capitania é sem dúvidas, um dos maiores desafios na vida de um bom marinheiro. Ter, em sua jurisdição, dados de maior exportação, comparados pontualmente de forma nacional é impagável. Lugar histórico e de grande interesse externo, defendido com honra, o Maranhão, quer seja em língua Tupi O MAR QUE CORRE, quer seja o GRANDE MAR, dados pelo Jesuíta Domingos de Araújo, em 1720, este Estado sempre possuiu grande interesse estratégico e, com isso, fez-se necessária a presença da nossa Marinha nesta Região. Quero ainda manifestar meu agradecimento aos grandes e realmente Mestres que representam a Soamar no Brasil e no Estado do Maranhão. Me refiro aos senhores Orson Feres, Sílvio Aguiar e Jobert Salgado (este em memoriam). Os senhores representam a nossa Sociedade e foram escolhidos pela nossa Marinha por tão bem representa-la na essência da propagação da mentalidade marítima. Obrigado por cada segundo dedicado a mim, à minha família, à nossa Capitania e, principalmente a nossa Marinha do Brasil”, destacou o agora ex-capitão dos Portos do Maranhão.

Em sua fala, a primeira como o novo Capitão dos portos do Estado do Maranhão, o CMG Alexandre Roberto Januário afirmou: “É com grande honra, motivação e realização profissional e pessoal que assumo hoje o timão da Capitania dos Portos do Maranhão. Tenho ciência dos desafios que terei pela frente, porém sei que não estarei sozinho para conduzir as atividades atinentes ao Agente da Autoridade Marítima no Estado do Maranhão. Um Estado rico em seu povo, representado por valores e também possuidor de características regionais quanto ao regime de marés, que ao imprimir condições peculiares de navegação, se traduz em um desafio a mais para todos aqueles que se fazem ao mar neste nobre Estado da Federação. Agradeço ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, pela confiança depositada em mim ao me designar para tão distinto cargo e ao Senhor Comandante do IV Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, a acolhida, as orientações iniciais e a honra que me concede ao presidir esta cerimônia. Aproveito a oportunidade para reiterar a minha estrita lealdade e dedicação total a missão agora assumida. Ao prezado Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto minha gratidão pela forma profissional, amiga e fidalga com que me transmitiu o cargo, passando todo seu imenso conhecimento acerca dos diversos assuntos que envolvem a área da Capitania e a preocupação constante em me apresentar aos ilustres integrantes da Sociedade Maranhense, os quais terei grande honra em labutar em prol da segurança dos rios e mar”, disse o Comandante Januário.

Por Portal da Navegação, via PortosMar