No último dia 14 de fevereiro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa “Universidade do Mar”, que tem como comandante o CMG João Orlando Enes, realizou a Abertura do Ano Letivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
Na ocasião, foi proferida, como aula inaugural, palestra do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval, com o tema: “A Evolução da Navegação e os Impactos para a Marinha”. Estiveram presentes ao evento autoridades militares, professores e alunos da EFOMM.
Outra solenidade realizada no CIABA foi a Cerimônia de troca de platina dos alunos do 2º e 3º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) ocorrida no último dia 10, apenas com publico interno. O Comandante do CIABA fez a entrega de distintivo ao Comandante-Aluno do Corpo Discente da EFOMM, 1º colocado do 3º ano, Douglas Vasconcelos Machado Vieira.
Comando Militar do Norte recebe visita do Comandante do Exercito
O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e comitiva de Oficiais Generais, realizou visita oficial ao Comando Militar do Norte. O Comandante da Força Terrestre foi recepcionado pela Guarda de Honra do Quartel General Integrado e recebido pelo Comandante Militar do Norte General de Exército Chalella, pelo Comandante da 8ª Região Militar General de Divisão Miranda Filho, e pelo Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Ó de Almeida. Durante a atividade, o General Paulo Sérgio assistiu apresentação sobre os principais Projetos do CMN e percorreu as instalações da Grande Unidade.
No 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), presidiu uma formatura com Militares de Belém e na oportunidade foi condecorado com a Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Ouro com três castanheiras, marcando os seus 10 anos de serviços na região Amazônica. O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Arruda, juntamente com o Guerreiro de Selva 3º Sargento Rafael Nalesso de Oliveira, do 24º BIS, Guerreiro de Selva mais moderno do Exército, e a esposa do General Paulo Sérgio, Senhora Marinha, em justa homenagem à família Militar, fizeram a entrega da Condecoração.
Visita
O Comandante do Exército General de Exército Paulo Sérgio, durante a estada em Belém, visitou a Base Naval, que tem como comandante o CMG (EM) Otavio Paiva. Paulo Sérgio conheceu o Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, homenagem ao Patrono do Serviço de Intendência.
Mares & Rios
A Praticagem do Brasil (CONAPRA) instalou, em Brasília/DF, um moderno Simulador de Manobras em parceria com o TPN-USP e está acompanhando o processo de homologação do Instituto perante a Autoridade Marítima. Após liberação, será possível realizar a primeira turma do ATPR e outros treinamentos / adestramentos no Instituto.
O Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, que tem como diretor o General de Divisão (R1) Ubiratan Poty, iniciou o ano de 2022 com a ampliação de 40% do número de municípios atendidos em relação ao ano passado, passando de 442 para 619 cidades. A ampliação ocorreu com a inclusão de mais 91 municípios no estado do Tocantins e 86 do Pará.
Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o programa tem, entre os objetivos, executar obras de infraestrutura em municípios pequenos e distantes dos centros urbanos, levando melhorias de infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transporte e desenvolvimento econômico. Os recursos vem do poder legislativo estadual e municipal e a previsão é que este ano sejam investidos R$ 625,9 milhões.
A coluna faz referência à Capitã de Longo Curso Simone Lopes, formada na primeira turma de Mulheres no CIABA-EFOMM em 2000. Hoje, é Comandante do Navio Full Container “Mercosul Guarani”, sendo assim a primeira mulher a assumir posto na Empresa Mercosul Line.
O Hospital Naval de Belém, que tem como Comandante o CMG (MD) Carlos Marsico, está realizando hoje e amanhã de 9h às 16h, na Unidade Medica Integrada (rua Cmte Didier Nº 2184, em Val-de-Cans) a campanha de doação de sangue “Doe-se”. (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN fomenta parceria com Governo e Prefeitura de Belém.