Concessão de bolsas a estudantes, programas de pós-graduação, intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos jornalísticos são alguns dos objetivos do convênio.
O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), realiza nesta sexta-feira (18), às 9h, o evento de lançamento do Porto do Futuro, Programa de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e preparação de profissionais para o mercado de trabalho (2022 a 2024) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema).
O Porto do Futuro é um programa de concessão de bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo cientifico por meio do Prêmio Porto do Itaqui. As pesquisas devem contemplar os seguintes eixos temáticos do universo portuário: Operações, Meio ambiente, Relação Porto Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão Pública.
A EMAP, empresa pública responsável pela gestão do Porto do Itaqui, exerce a Autoridade Portuária no porto público do Maranhão. Em seu planejamento, tem como um dos eixos estratégicos a relação do porto com a cidade.
Além de um robusto sistema de gestão ambiental, a EMAP também desenvolve e apoia projetos na comunidade, a exemplo do Manguará, no Terminal do Cujupe, e o Maranhão Mais Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Saiba mais em www.portodoitaqui.ma.gov.br.
Nessa direção, foi implementado o Porto do Itaqui Lab, programa voltado para a inovação dentro da EMAP e na comunidade portuária, e o Porto do Futuro, para apoio à produção acadêmica. O Porto do Itaqui é um dos principais portos do país, com destaque nacional e internacional para suas iniciativas de inovação nas operações portuárias e gestão pública.
Por Portal da Navegação, via Ascom.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.