CONVÉS PRINCIPAL – Comemoração da Batalha Naval do Riachuelo em Genebra, na Suíça.

Almirante de Esquadra Alípio Jorge ao lado dos agraciados.

O estimado amigo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que é o “Representante Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas”, realizou no dia 13 de Junho na residência do “Delbrasgen”, localizada em Genebra (Suíça), significativa Cerimônia alusiva ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que é a Data Magna da Marinha.
No evento estiveram presentes as Autoridades Diplomáticas, além de Conselheiros Militares das nações amigas e membros da Comunidade Brasileira residente nessa cidade.
O Almirante Alípio Jorge, que foi Comandante do 4º Distrito Naval, fez a imposição da Ordem do Mérito Naval aos seguintes Embaixadores: Sr. Tovar da Silva Nunes (DELBRASGEN) e Sr. Flávio Soares Damico (Representante Especial do Brasil junto à Conferência do Desarmamento das Nações Unidas – REBRASDESARM).
No momento, também foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, o Ministro de Segunda classe, Sr. Pedro Luís Dalcero, Ministro-Conselheiro da REBRASDESARM.
Criado EM 1993, o “Escritório do Conselheiro Militar” (ECM) tem como propósito o de assessorar a REBRASDESARM no trato dos assuntos afetos ao desarmamento e controle de armas, relacionados com armas de destruição em massa-nucleares, biológicas e químicas, com controle de material físsil, com o armamento convencional e com a militarização do espaço exterior.
O colunista envia de Belém do Pará o fraternal abraço ao Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva e parabeniza os agraciados na Cerimônia. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

CIABA conta com seleto grupo de Mestres e Professores responsáveis pela formação de mão de obra para a Marinha Mercante.

O colunista ao lado de professores do CIABA.
Capitão de Fragata Neto e o colunista.

Hoje, assim como em outrora, nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o todo poderoso CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), conta com um excelente e alto nível técnico de professores e mestres responsáveis pela formação de mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, além da preparação para o mercado internacional.
Tanto é verdade que muitos dos Oficiais formados atuam nas mais diversas Marinhas Mercantes, sejam em águas nacionais ou em outros países. Alguns também prestam relevantes serviços na Marinha do Brasil, além dos diversos órgãos de segurança pública nos vários Estados, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Nas fotos o colunista ao lado de alguns professores, que dedicam sua vida profissional na formação de aquaviários, e o Superintendente de Ensino do CIABA, Capitão de Fragata (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, que realiza excelente missão junto à Comunidade Marítima.

Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações (VTMS) sendo implantado em Vila do Conde (PA).

Gerente de Projeto do VTMS, Capitão de Fragata (RM1) Ricardo Reis Rebelo ao lado do colunista.

Um programa estratégico será implantado pela “Companhia Docas do Pará” (CDP) em todos os portos sob sua responsabilidade. Trata-se do “Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações”.
O importante programa está sendo conduzido pelo Gerente de Projeto do VTMS, o grande amigo Capitão de Fragata (RM1) Ricardo Reis Rebelo, que foi um dos grandes Imediatos do nosso querido CIABA.
Dividido em três fases, sua primeira etapa serão a implantação do LPS e obtenção da Licença do VTS no porto de Vila do Conde (PA), considerado o maior e mais importante da CDP, que contribuirá para a navegação aprimorada (E-Navigation). Já a 2ª Fase será realizada em Belém, ficando a terceira etapa para Santarém.
O sistema será composto por um Centro de Controle de Operações (CCO), equipamento de Sistema de identificação Automático AIS – Classe A e opcionalmente Classe B, radar, sistema de visualização do tráfego de embarcações com carta náutica eletrônica, rádio VHF de comunicações e estação meteoceanográfica, com previsão para futura agregação de módulos complementares, tais como: boias inteligentes, balizamento virtual, integração com sistema de gestão portuária da CDP, CFTV, entre outros.
Com certeza será um programa de melhoria contínua na CDP.

São Luiz Gonzaga (RS) inaugura Monumento em Homenagem à FEB.

Ex-Pracinhas da FEB ao lado do Monumento inaugurado.

O 4º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado em São Luiz Gonzaga (RS) realizou no dia 04 de Junho a inauguração do monumento em homenagem à “Força Expedicionária Brasileira” (FEB), fazendo parte das comemorações do aniversário desse município.
Participaram do significativo evento os veteranos da FEB: Capitão Elmo Diniz, Segundo Tenente José Negri e o Cabo Taltibio de Melo Custódio, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além da comunidade local.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho nomeado para o retorno ao Comando do grande suezmax, NT “Henrique Dias”, após recompor a força e vigor ao lado da família. Bom embarque ao amigo.
  • Já o Capitão de Longo Curso João Américo desembarcará desta Unidade para gozar do merecido repouso, após três meses de embarque. Boas férias.
  • O Capitão de Fragata Ricardo Reis Rebelo não se esqueceu do amigo colunista com um abraço fraternal durante a Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo no CIABA.
  • O grupo de Whatsapp denominado de “Convés Principal” completou seu primeiro ano no dia 11 de Junho. Os links da coluna do “Portal da Navegação” e do site “Luis Celso News” são postados a cada edição, além de outras notícias relevantes.
  • O Contramestre José Dantas, portador da Medalha de Mérito Marítimo, tecendo elogios à coluna por citar nomes de tripulantes, tanto da ativa como na aposentadoria. Agradecimentos ao amigo.
  • Corrigindo o nome do Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, citado na edição anterior. Ele que já foi representante do Brasil na IMO (Organização Marítima Internacional).
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho representou bem nossa Marinha Mercante Brasileira na Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo realizado a bordo do NAM “Atlântico”, no Rio de Janeiro (RJ).
  • Agradecimentos às palavras motivadoras enviadas pelo amigo Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes. Gente fina é outra coisa.
  • Importante matéria do Imediato Ricardo de Sá Mendonça será publicada na próxima edição da coluna. Muito interessante por sinal.
  • O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, sempre leitor de nossa coluna, enviando mensagens ao colunista. A visita ao NT “Oscar Niemeyer”, quando Comandante do CIABA, ecoará por muito tempo.

NAVEGANDO

Benefícios e inovações para o Setor Naval através da Transformação Digital têm sido crescentes no setor, principalmente no que tange a Simulação Computacional. Com isso, a modernização de processos de construção de navios e outros tipos de embarcações vêm facilitando o trabalho de engenheiros vias testes virtuais.

Na última segunda-feira (13) foi aprovada proposta de Emendas à Convenção sobre tonelagem de navios pela Câmara dos Deputados, quantificando volumes que são capazes de transportar em viagem de longo curso. Agora seguirá para aprovação no Senado.

Projeto “Código Computacional para Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias” sendo conduzido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o porto de Recife resultará na criação de software que atenderá às necessidade dos portos, visando reduzir impactos dos navios no ponto de amarração.

Finalmente acabou, de forma não esperada, mas que o resultado não poderia ser outro, as buscas pelos dois desaparecidos no Amazonas. As Forças Armadas e os Órgãos de Segurança de Pública trabalharam de forma ininterrupta nas missões designadas. Foram aos lugares distantes da floresta, sem temer a bandidagem.

No período de 18 de Maio a 04 de Junho a Corveta “Caboclo”, pertencente ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, Organização Militar do 2º Distrito Naval, sediada na cidade de Salvador (BA), participou da Comissão “Protrinidade III/2022”, na região da Ilha da Trindade, desenvolvendo atividades do Programa de Pesquisas Científicas.

Durante a Operação Ágata Norte, ocorrida entre 1º a 09 de Junho, as Forças Armadas, juntamente com os Órgãos de Segurança Pública, realizaram a maior apreensão de minério do país. O total de 202 mil toneladas foram capturadas, entre eles, manganês, cobre e cassiterita. Isso ocorreu em Vila do Conde (PA).

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN) abriu inscrições para o Curso de Estratégia Marítima (ESMAR-2022), que será finalizada em 04 de Julho. O período do referido curso ocorrerá entre os dias 02 de Agosto e 06 de Outubro.

A Base Aérea do Galeão, importante Organização Militar da Força Aérea Brasileira, foi agraciada com a Ordem do Mérito Naval, na solenidade realizada em Brasília (DF) no dia 09 de Junho, contando com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a atuar na Terra Indígena Parakanã, no Pará, em apoio ao Ministério da Saúde, através de portaria do Ministério da Justiça, conforme Diário Oficial da União de 13 de Junho. Os militares estarão presentes no período de 17 de Junho a 16 de Julho.

O nosso estimado NT “André Rebouças”, comandando pelo Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, que conduz a frente de uma grande tripulação, operou na Terra Santa, que é Israel. Agora se preparam para empreender viagem de retorno a Pátria Amada. Parabéns a todos que participam dessa viagem. Mais uma missão cumprida. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next