NAVEGAÇÃO EM FOCO – Lançamento de cabos de energia no Rio Amazonas

Uma reunião virtual comandada pelo capitão dos portos de Santarém, capitão de fragata Fabrício Fróes, sob a coordenação geral do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, apresentou o plano de ações da transposição de cabos de energia que acontecerá no Rio Amazonas. A reunião teve a participação de várias entidades que diretamente ou indiretamente estarão envolvidas na operação.
O cronograma de obras para a transposição de cabos de energia sobre o Rio Amazonas, na altura da cidade de Óbidos, foi apresentado. A duração das obras está estimada em 30 dias. Para que os serviços sejam realizados, haverá interrupção temporária da navegação na região, de 11 de julho a 9 de agosto, sempre de 8h às 12h. A transposição dos cabos de energia são decorrentes de processo licitatório da ANEEL, tendo como vencedora a empresa Elecnor.

Ação Cívico Social 2022.

Ação cívico-social 2021 com a presença do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, da ex-diretora do Hospital Naval, Mônica Luna; e do ex-comandante do 4º DN, vice-almirante Valter Citavicius Filho.

No próximo sábado, dia 25 de junho, das 8h às 14h, a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Barcarena, com o apoio da Praticagem da Barra do Pará, vão realizar uma ação cívico-social com diversos serviços de saúde, cidadania e meio ambiente. Além da participação da feira de agricultura familiar. A ação será no retiro Cinco Irmãos, no campinho do Ramal Íris.
Os serviços incluem emissão dos documentos (Certidão de Nascimento e RG), CadÚnico e Auxílio Brasil, Bolsa Cidadã, cadastro do SINE e orientações, atendimento jurídico, serviço de cartório, corte de cabelo,maquiagem e sobrancelha;
Na área da saúde consulta médica com clínico-geral, aferição de pressão arterial e glicemia, consulta com ginecologista e PCCU, testes de covid-19, testes rápidos CTA/SAE (HIV, sífilis e hepatite B), farmácia, atendimento psicológico, aplicação de flúor e cuidados importantes para saúde bucal infantil, além de vacinação para adultos e crianças (momento para atualizar a carteira de vacinação).

Mares & Rios

O Grupo Atlântica Matapi realizou a operação de embarque e desembarque de 70 carretas (roll on-roll off) da Nortelog, em Vila do Conde. Este tipo de operação na região só é possível por causa do Sistema de Movimentação de Carga (SMC), equipamento exclusivo da Matapi, que garante acesso ao porto de VDC e facilita a logística na região. Aliás, o SMC está completando 10 anos de operação este ano. Em breve, vamos contar mais detalhes.

Colaborador da Matapi iniciando a operação no SMC

O governador Helder Barbalho deverá entregar até o dia 1º de julho mais três terminais hidroviários: Cachoeira do Arari, no Marajó; Alenquer, no Oeste; Algodoal, em Maracanã, no Nordeste.

Nos últimos dois anos, a Orquestra Sinfônica Brasileira, por meio do projeto Conexões Musicais, vem aprimorando, com formações online, o aprendizado de cerca de 40 alunos do Programa Vale Música Belém. Agora, 13 músicos da orquestra irão até a sede do programa, no Rio de Janeiro, para participarem de uma residência pedagógica com classes de aprimoramento de técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades. A residência será de 28 de junho a 1º de julho..

Há 58 anos no mercado, a Norsul, empresa de navegação e logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul, é a primeira empresa do mundo na cabotagem a neutralizar 100% das emissões de CO2 durante o transporte de cargas, feito que mantém desde 2020. É através do Programa Carbono Neutro Norsul que a empresa neutraliza todas as emissões de seus transportes (incluindo todos os modais), utilizando créditos gerados a partir de atividades de conservação na floresta amazônica brasileira e em aterros sanitários.

A Marinha do Brasil realizou, durante Operação Ágata Norte, ocorrida na primeira quinzena de junho, treinamento operativo na Praia do Amor, em Outeiro, distrito de Belém. A atividade teve caráter estritamente militar, com objetivo de demonstrar a interoperabilidade dos meios navais e aéreos do Comando do 4º Distrito Naval e da Esquadra Brasileira.

O terminal da Jari Celulose, localizado na margem direita do Rio Jari, está operando o navio “Ji Xiang Song” com celulose solúvel. O destino é a China. Outra operação está prevista para 27 de julho, mas com o primeiro navio de 201.80 metros.

O início da semana foi marcante para o Oeste do Pará. O embarque de grãos no porto de Santarém, que vem se destacando como um dos principais do Arco Norte, registrou movimento recorde, com quatro navios operando (um no Terminal da Cargill, dois no porto da CDP de Santarém, um operando fundeado no transbordo de grão sob a responsabilidade da Mega Logística) simultaneamente, de forma segura, respeitando as normas estabelecidas pela Autoridade Marítima, com a supervisão da Capitania Fluvial de Santarém.

Navio “Western London” operando no transbordo de grãos no fundeio de precisão recomendado pela praticagem.
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next