CONVÉS PRINCIPAL – Coluna “Convés Principal” completa seu 1º Aniversário de existência.

No dia 18 de Junho, mais um marco foi atingido pela coluna “Convés Principal”: seu 1º Ano de criação e divulgação, quando foi lançada sua edição inicial.
Para quem acompanha, a coluna teve como primeiro nome “Coluna Ricardo Monteiro”, sendo lançada somente em formato pdf, nos grupos de redes sociais. A 1ª edição teve a foto da matéria principal com o grande e saudoso mestre Alyrio Sabbá.
Já em sua 17ª Edição, lançada em 30 de Julho de 2021, passou a fazer parte do site “LCNews” , a convite do fotógrafo Luis Celso.
A partir da 36ª Edição, datada de 13 de Setembro de 2021, a coluna passou a fazer parte do “Portal da Navegação”, através do convite de seu Editor-Chefe Edson Sabbá, filho do nosso querido Alyrio Sabbá, sendo rebatizada para “Convés Principal”.
No seu primeiro aniversário, a coluna tem levado informações sobre nossa Marinha Mercante Brasileira, nossa briosa Marinha do Brasil, Forças Armadas e de Segurança Pública, além de outras instituições públicas e privadas, tendo sempre o compromisso com a verdade.

157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é comemorado em todo o país.

Cerimônia realizada pelo Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário (MS).
Autoridades presentes na Cerimônia realizada pelo Comando do 3º Distrito Naval, em Natal (RN).
Cerimônia realizada na Cidade de Riachuelo, em Sergipe.
Cerimônia realizada no Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA).

Entre os dias 09 e 11 de Junho, diversas Cerimônias alusivas ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo foram comemoradas em vários Distritos Navais e Organizações Militares da Marinha do Brasil ao longo do país.
Foi o momento dos Marinheiros e Fuzileiros Navais saudarem e exortarem os Marinheiros heróis do passado, que com patriotismo e devoção, contribuíram para a célebre vitória das Forças Navais comandadas pelo Almirante Barroso, em Riachuelo.
Várias personalidades civis e militares foram agraciadas com a Ordem do Mérito Naval, em seus diversos graus.

Três grandes Oficiais da Marinha Mercante que em breve estarão se formando.

Fábio Rolim, Paulo Renato e Felipe Damasceno.

No próximo mês de Julho, teremos a formatura do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica (APNT) da nossa gloriosa “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
Dessa turma, temos três amigos do colunista. São eles: Fábio Rolim, Paulo Renato e Felipe Damasceno, que vêm realizando o curso com bom aproveitamento.
Após receberem o Diploma de Conclusão e a etiqueta da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), os credenciará, na categoria de Capitão de Cabotagem, a comandarem navios de grande porte na cabotagem e exercerem a função de Imediato no longo curso.

“Velas Latinoamerica 2022” cumpre etapa em Curaçao.

Navio Veleiro “Cisne Branco” chegando no porto de Curaçao.

Cumprindo mais uma etapa do “Velas Latinoamerica 2022”, os veleiros que fazem parte da comissão, entre eles o “Cisne Branco” da Marinha do Brasil, atracaram em 07 de Junho no porto de Willemstad, capital de Curaçao, ilha do caribe que pertence a Holanda.
Diversas atividades foram realizadas, entre elas a visitação pública, shows de música, museus e pontos turísticos. Ao todo, foram mais de 15 mil visitantes, principalmente de crianças e adolescentes.
No dia 11 de Junho, Data Magna da Marinha, a comissão deixou Curaçao, com destino a Vera Cruz, no México.

RUMO CERTO

  • Hoje estarão almoçando juntos no Rio de Janeiro (RJ) grandes “feras” e autoridades do nosso setor: Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, CLC José Menezes Filho, CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar e CLC Hildelene Lobato Bahia.
  • O CMG Fábio da Silva Andrade comandou nossa Universidade do MAR – CIABA no período de 15 de Janeiro de 2016 a 18 de Janeiro de 2018. O colunista esteve presente em sua Passagem de Comando.
  • A querida Lucidea curtiu repouso do feriado prolongado em Jericoacoara, ao lado dos amigos. Ela que presta relevantes serviços ao nosso Estado do Pará na Seduc. Folga sempre é bem vinda.
  • No mês de Julho o amigo Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo estará bordejando pela nossa cidade das mangueiras. Bom momento para rever pessoas de bom grado.
  • O Oficial Superior de Máquinas Ubirajara Santana ainda marcando aquela ida a Capão, na Chapada Diamantina. Segundo ele, ajuda a relaxar. Tem quer ser mesmo, pois a rotina a bordo é muito puxada.
  • Um dos grandes Comandantes que o colunista teve foi o Capitão de Longo Curso João Carlos Francisco Gonçalves a bordo do VLCC “Barão de Mauá” em 1997/1998. Na época, ainda era Praticante.
  • O Comandante que mais tempo o colunista viajou foi o Capitão de Longo Curso José Raimundo de Vasconcelos Neto, a bordo do NT “Grajaú”, por durante 11 anos.
  • A querida professora Selma Grello sempre enviando mensagens enaltecedoras. Ela que é uma das histórias vivas da criação da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA.
  • O 1º Oficial de Náutica Anselmo feliz está com a vida. É que agora ele vai realizar o sonho de embarcar em navio gaseiro. Com certeza se dará bem em virtude do excelente profissional que é.
  • Nossa amiga de Abrammil e Rotary, Sra. Suely Saad, ficou felicíssima com sua foto publicada na coluna. Sempre de bem com vida com canções e poesias.

NAVEGANDO

A empresa de navegação “Aliança” acredita que os principais parceiros para redução de emissões e cumprimentos de metas globais de descarbonização serão os próprios clientes, que vão precisar dividir responsabilidades que o tema exige. Movimento “net zero” avançando na frota brasileira. O meio ambiente agradece.

O porto de Suape permaneceu na liderança nacional na navegação por cabotagem e movimentação de granéis líquidos entre os atracadouros públicos, segundo os dados do primeiro quadrimestre de 2022 divulgado pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Notícia excelente para os Praticantes que estão aguardando o período de embarque, fins cumprirem estágios. É que muitas empresas de navegação têm abertos vagas. Isso fará com que a fila de espera tenha um escoamento maior, que muito foi prejudicado pela pandemia de covid.

Na quarta-feira (22) o Capitão de Longo Curso Plínio R. Calenzo lançou a reescrituração do novo livro denominado “Estabilidade de Rebocadores”, que tem autoria do Comandante Henk Hensen e do Dr. Markus Van der Laan, em evento realizado no “Tribunal Marítimo”, que tem como Presidente o digníssimo Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho.

Em 21 de Junho se comemorou o Dia Mundial da Hidrografia, cuja data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 101 anos. A atividade hidrográfica ainda é de pouco conhecimento da população, porém é imprescindível à segurança da navegação. A Diretoria de Hidrografia e Navegação é o órgão da Marinha que se constitui no Serviço Hidrográfico Brasileiro.

Cerimônia realizada no dia 21 de Junho, em Itajaí (SC), mais precisamente na Thyssenkrup Estaleiro Brasil Sil, marcou o início da construção de quatros Fragatas “Classe Tamandaré” que comporão a Esquadra da Marinha do Brasil. O evento contou com as presenças do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de diversas personalidades civis e militares.

As Fragatas “Classe Tamandaré” estão com previsão de entregas entre 2025 e 2029. Terão alto poder de combate, sendo capazes de proteger a extensa área marítima brasileira, na qual denominamos de “Amazônia Azul”. Dois mil empregos diretos e 6 mil indiretos serão gerados na produção dos navios.

O Comando do 7º Distrito Naval realizou no dia 12 de Junho a Regata a Remo Escaler em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo, em seu 157º Aniversário. A competição aconteceu no Clube Naval de Brasília, tendo a participação de 15 equipes.

A Força Aérea Brasileira passou a contar com 389 novos Sargentos oriundos da “Escola de Especialistas da Aeronáutica” (EEAR), que fica localizada em Guaratinguetá (SP). Em Cerimônia realizada no dia 20 de Junho, os novos militares especialistas cumprirão suas missões nas mais distintas áreas de atuações em diversas Organizações Militares da Aeronáutica. Parabéns aos formandos.

O colunista estará de passagem relâmpago, nesta data, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, revendo amigos e colegas, retornando para Belém na madrugada desse sábado, em continuidade ao repouso pós-embarque. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next