NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navio-Veleiro Cisne Branco, em Belém

Capitão de fragata Márcio da Silva Arruda, imediato, e capitão-de-mar-e-guerra Marcos André Silva Araújo, comandante do navio-veleiro.

O comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar, juntamente com o capitão-de-mar-e-guerra Marcos André Silva Araújo, ofereceram, ontem, uma recepção a bordo do navio-veleiro Cisne Branco para os membros da comunidade marítima, oficiais das forças armadas e membros da sociedade civil. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o navio-veleiro que exerce funções diplomáticas e de relações públicas, representando o Brasil em eventos náuticos internacionais, divulgando a mentalidade marítima e preservando as tradições navais.
O navio-veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação pública, hoje (7), de 10h às 18h, no Porto de Belém, na escadinha da Estação das Docas. A atividade faz parte das comemorações da Marinha do Brasil pelos 200 anos da Independência do Brasil.
Esta é uma oportunidade de lazer e cultura para a população paraense e de conhecer um importante navio da Marinha do Brasil e as tradições navais, estreitando, assim, o relacionamento da Força com a sociedade. A entrada no navio é gratuita.
O Cisne Branco foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, e possui 70 militares na tripulação. Foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil.

General Chalella toma posse em Brasília

O general de exército Chalella e o comandante do Exército, general Freire Gomes
O general de exército David, ex-comandante da 8 Região Militar, e general de Divisão Miranda Filho, atual comandante
General de exército Negraes ex CMN e o General Costa Neves, futuro CMN.

Em solenidade realizada no Quartel General do Exército em Brasília, em cerimônia presidida pelo comandante do Exército, general de exército Marco Antônio Freire Gomes, o general João Chalella tomou posse no posto de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, em substituição ao também general de exército Lourival Carvalho Silva.
A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, general de exército Paulo Sérgio, generais do Alto Comando do Exercício e membros da sociedade civil.
A solenidade foi marcada pelo pronunciamento de despedida do general de exército Carvalho que leu uma carta imaginária que recebeu quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde sua vida foi contada. Carvalho será Ministro do Supremo Tribunal Militar.

Mares & Rios

A passagem pelo rio Amazonas, em frente ao município de Monte Alegre, tem se tornado o ponto de maior mudanças no canal de navegação. O Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot tem trabalhado com serviço de batimetria desde o ano passado. Mesmo com o rio com bastante água, os práticos estão encontrando sinais de pouca profundidade no trecho. A equipe técnica responsável já está no local para realização de uma nova batimetria.

A Força Aérea Brasileira participou, no final do mês de julho, da Operação “Ágata Oeste”, do Ministério da Defesa, realizada em conjunto com a Marinha do Brasil (MB), com o Exército Brasileiro (EB) e com a Força Aérea Brasileira (FAB), além de diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSFP) federais e estaduais. As atividades foram executadas ao longo da linha de fronteira dos Estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), que corresponde a 2.523 quilômetros e teve o objetivo de combater crimes transfronteiriços na região.

Em parceria com o Governo do Estado, o prefeito de Breves, Xarão Leão, executou a pavimentação asfáltica de mais de 12 quilômetros de vias urbanas, melhorando a qualidade de vida da população. Vias importantes como Tancredo Neves e Avenida Barão do Rio Branco também passam por melhorias.

O navio porta-aviões “São Paulo” (foto abaixo), que deu baixa da esquadra da Marinha depois de prestar relevantes serviços, realizou a última viagem, com destino à Turquia, onde será desmontado. Ele, que um dia foi o navio Capitânia da Esquadra, partiu do Rio de Janeiro na última quinta-feira (4). A coluna, através do registro do amigo Patrick Carvalho, mostra a saída do Porto do Rio, passando em frente à Ilha Fiscal.

A coluna faz referência à alfaiataria Belém, em especial à alfaiata Edina Rosa, que confeccionou o belo terno para o colunista. Fica aqui a gratidão pelo atendimento e simpatia das recepcionistas Maira Luz e Tamires Silva.

O Colunista Luiz Omar e a alfaiata Edina Rosa