Destacamento Escolar do CIABA no desfile do Bicentenário da Independência.

CONVÉS PRINCIPAL – Desfile Cívico Militar tem a participação do CIABA em Belém representando a Marinha Mercante.

O Pelotão Feminino do CIABA também fez parte do Grupamento da Marinha.

Depois de dois anos ausentes em virtude da pandemia de Covid-19, a Avenida Presidente Vargas, no Centro de Belém do Pará, voltou a receber o tradicional Desfile Cívico Militar de 07 de Setembro, comemorando o Bicentenário da nossa Independência do Brasil.
Como sempre, a Marinha do Brasil se fez presente com um grupamento composto de 350 militares, entre Oficiais e Praças das diversas Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, ostentando seus belos uniformes, arrancando aplausos do público que marcou presença em grande escala.
A Marinha mercante Brasileira se fez representar pelos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais” (EFOMM), do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que além de comporem a Guarda Bandeira, também teve as apresentações de uma companhia feminina e uma companhia masculina armada.
A cadência e passo forte da marcha, o sincronismo com a Banda de Música e a disciplina militar do dia a dia fez com que os Alunos demonstrassem à sociedade o grau de excelência de sua formação, onde em breve estarão a bordo transportando riquezas para o nosso Brasil.
A coluna parabeniza o belo desfile apresentando pela Marinha do Brasil e demais instituições que se fizeram presentes.

Escoteiros do Mar homenageiam personalidades no Clube Naval do Rio de Janeiro.

LC Gondar ao lado do Grupo de Escoteiros do Mar.

No dia 03 de Setembro, o Grupo de Escoteiros do Mar “GEMAR 123” realizou importante homenagem e reconhecimento a ilustres personalidades civis e militares, em evento realizado no Clube Naval do Rio de Janeiro (RJ).
Entre os agraciados estava o Ex-Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que esteve à frente da Força de Mar durante o período de 06 de Fevereiro de 2015 a 09 de Janeiro de 2019.
Outra importante autoridade a receber honroso reconhecimento foi o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), Capitão de Mar e Guerra Alessander Antunes Peixoto, que no dia 28 de Janeiro assumiu a importante missão de conduzir essa Organização Militar da Marinha do Brasil.
Representando a Marinha Mercante Brasileira, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar também teve o devido reconhecimento pelos bons serviços prestados junto a instituição.
Parabéns ao Grupo de Escoteiros do Mar. Na certeza absoluta que homenagearam personalidades merecedoras.

Túnel do Tempo: Foto histórica do Presidente da República Getúlio Vargas e o Almirante Graça Aranha.

Presidente Getúlio Vargas e comitiva.

No nosso Túnel do Tempo, em grande arquivo cedido pelo Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), data em que a empresa “Lloyd Brasileiro” se tornava estatal, saindo num jornal da época que tinha a coluna chamada “Factos da Semana”.
Essa companhia, que já foi uma das maiores do mundo, era incorporada ao Patrimônio Nacional. Referendando o Decreto Legislativo respectivo, o Presidente da República Getúlio Vargas, quis que o ato fosse realizado nos escritórios da maior empresa de navegação do país.
A foto mostra o momento, vendo-se ao lado de Getúlio o Almirante Graça Aranha, Diretor do Lloyd Brasileiro.

Lisboa recebe a visita do Navio-Escola “Brasil” e participa das comemorações do Bicentenário.


Presidente da Câmara Municipal de Lisboa recebendo a maquete do NE “Brasil”.
Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira” em visita à Escola Naval Portuguesa.

Na manhã do dia 07 de Setembro foi realizada Cerimônia Cívico Militar, a Bordo do Navio-Escola “Brasil”, atracado no porto de Lisboa-Portugal, comemorativo ao Bicentenário da Independência, tendo as participações de diversas autoridades civis e militares.
O navio atualmente realiza a “XXXVI Viagem de Instrução de Guardas Marinha” (VIGM), visitando portos de diversos países com o intuito de manter o bom relacionamento com as marinhas amigas.

RUMO CERTO.

  • Bela atitude do Condutor-Bombeador Marcio Moraes. Nos seus momentos de repouso, reserva tempo para realizar serviços voluntários na comunidade local. Parabéns por seu belo gesto.
  • A Aluna Letícia Cesca fez boa travessia do Rio de Janeiro para Angra dos Reis no veleiro do CIAGA. Apesar do mau tempo no sul, chegaram em segurança em seu destino. Parabéns pela navegação.
  • O jornalista Cattete Fonseca foi bem citado na primeira página do informativo da AIEB-Brasil, quando homenageado com a Medalha Embaixador da Paz, juntamente com outros colegas da emissora Rede TV.
  • O Capitão de Longo Curso Panda Carvalho manobrando direto seu gigante do mar pelo mar da China, em virtude dos grandes tufões e tornados que assolam a região. Mal tempo faz bom marinheiro.
  • O sonho do CLC Panda Carvalho é novamente desfilar pela Marinha Mercante em Belém. Quem sabe não acontece adiante. Sonhar não custa nada.
  • Agradecimentos ao amigo de turma Germando Araújo da Costa pela bela mensagem enviada ao colunista desejando boa viagem nesse longínquo lugar que iremos.
  • O amigo Prático Marcelo Salgado sempre enviando mensagens ao colunista e acompanhando nossas viagens. Um café na volta. Que ainda seja neste ano.
  • Nosso amigo Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel está sendo indicado para a Medalha Marechal Rondon, lançada em sua primeira edição pela AIEB-Brasil.
  • O Capitão de Longo Curso Piedade sempre acompanhando nossas rotinas de bordo. Agora curtindo a aposentadoria, depois de longo tempo no mar. Cumpriu seu dever sem receber um reconhecimento. Creio que em breve receberá um. Olho vivo.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia com força total na sua candidatura. Os marítimos estão do seu lado.

NAVEGANDO.

Lamentável a ocorrência com uma embarcação que naufragou nas proximidades de Cotijuba. Até o presente momento, mais de 20 óbitos confirmados, podendo aumentar nos próximos dias. Acidentes desse tipo costumam deixar cicatrizes profundas.

Segundo relatos nas mídias, o Comandante teria se evadido do local, abandonando os passageiros e sua embarcação. Isso constitui um ato de covardia, negligência e irresponsabilidade de uma pessoa que não estava preparada para exercer a função de maior importância em qualquer meio de transporte aquaviário.

Para quem não sabe, o Comandante é o responsável por todos a bordo, tanto tripulantes como passageiros, além de garantir que todos os equipamentos do navio, bem como os de segurança e salvatagem, estejam em bom estado de conservação e prontos para uso imediato em casos de emergências.

Transportar pessoas além do limite da embarcação é como se fosse uma tragédia anunciada. Afinal de contas, um navio ou qualquer outro meio de transporte pelo mar, rios e lagoas, tem sua lotação máxima definida. Negligenciar isso só pode resultar em catástrofes como essa que ocorreu no Pará.

Com certeza, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem como Comandante o dinâmico Capitão de Mar e Guerra André Luiz Vieira Martini, abriu inquérito administrativo para apurar os fatos e responsabilizar os culpados.

Durante as comemorações do Dia da Pátria no Rio de Janeiro (RJ) teve a tradicional Esquadrilha da Fumaça que realizou acrobacias inéditas, com manobras muito bem calculadas, dando rasantes próximos ao público que aplaudiram com entusiasmo as apresentações.

Por falar em Desfile, o que foi realizado na cidade de São Paulo (SP) foi um dos mais belos do país. Nesse ano inédito, aconteceu em toda a extensão da pista central da Avenida Dom. Pedro I, no Ipiranga, como forma de integrar as ações do Bicentenário no mesmo território. Ainda com a chuva forte, o publicou não se afastou e aplaudiu de perto os participantes.

A Marinha do Brasil está coordenando a 63ª Edição da Operação Unitas com outros 19 países, que é o mais antigo exercício marítimo multinacional organizado pelos Estados Unidos, iniciado no dia 10 e que vai até 22 de Setembro.

No dia 05 de Setembro teve início a fase de construção dos navios com o corte da chapa do casco do primeiro da classe, a futura F 2000 – Fragata Tamandaré. Começou o avanço. Nossa Marinha será reforçada. A Cerimônia de batimento da quilha está prevista para ocorrer em Março de 2023.

O colunista e sua tripulação já estão em viagem com destino a Dalian, na China. Antes haverá uma parada em Singapura para abastecimento. Somente durante a navegação serão possíveis as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, adiadas a bordo devido as operações realizadas nos portos em curtas escalas. (RM).