Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” foi o destaque do Desfile Naval.

CONVÉS PRINCIPAL – Desfile Naval é realizado no Rio de Janeiro.

O Submarino recém-incorporado S-40 “Riachuelo” participou da Cerimônia.
O Navio-Veleiro “Cisne Branco” esteve presente com seus grandes mastros.
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” representou a DHN.
Vários navios da Marinha do Brasil e marinhas amigas participaram do Desfile Naval.

Mesmo não ocorrendo o tradicional Desfile Cívico Militar de 07 de Setembro, a cidade do Rio de Janeiro pôde acompanhar o Desfile Naval e Aeronaval, que celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil.
O público pôde registrar as presenças de vários navios da Marinha do Brasil e outras marinhas amigas que se iniciou no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste e seguiu pela Zona Sul, com as embarcações fundeando por um tempo em Copacabana.
Dentre os destaques tivemos o NAM “Atlântico”, que é a nau capitânia da nossa Marinha, o Submarino “Riachuelo”, recém-incorporado à Força, e o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, que recentemente participou do “Velas Latinoamérica 2022”, além de diversas embarcações de combates, apoios e hidrográficos.
As fotos foram registradas pelo colunista durante a saída do porto do Rio de Janeiro em 09 de Setembro, quando os navios estavam fundeados na Baía de Guanabara e nas bases da Marinha.

Alunos da EFOMM do CIAGA realizam a travessia Rio de Janeiro para Angra dos Reis.

Veleiro “Pegasus“ com os Alunos da EFOMM do CIAGA.

O Veleiro “Pegasus”, com tripulação composta pelos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) foi o vencedor da regata da “Semana de Vela de Angra dos Reis – Bico de Proa”, organizada pela Marina Clube da cidade e pelo Colégio Naval.
Cerca de 16 embarcações participaram da competição, entre elas a Escola Naval, o Colégio Naval, além de outros clubes e Marinas do Rio de Janeiro e Angra dos Reis.
O Veleiro “Pegasus” teve como Comandante o Matheus Andrade, sendo composta por uma tripulação de alto nível. Não é a toa que ganharam o prêmio em sua prova.
Bravo Zulu para os Alunos do CIAGA. Estão de parabéns!

Navios mercantes celebram o Bicentenário da Independência do Brasil.

Os Suboficiais Vitureira e Cassiano ao lado do CLC Diniz no NT “Marcílio Dias”.
O colunista recebeu a Medalha Embaixador da Paz no Brasil no dia 07 de Setembro.

No dia 07 de Setembro de 2022, ano em que se comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil, vários navios da Marinha Mercante Brasileira, seja navegando, fundeado ou operando, celebraram o tradicional Embandeiramento de Grande Gala, conforme preconiza a Normam-22 (Norma da Autoridade Marítima Brasileira), instituída pela DPC (Diretoria de Portos e Costas).
A bordo do NT “Marcílio Dias”, o Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz e sua tripulação realizaram simbólica cerimônia em homenagem ao grito do Ipiranga dado por D. Pedro I, libertando-nos do status de colônia, passando para país independente. O navio estava navegava pelo Oceano Atlântico Sul, com destino a Singapura e China. Após a palestra, um grande almoço foi realizado para os presentes.
Já a bordo do NT “André Rebouças”, fundeado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), a Cerimônia contou com a presença da tripulação, quando então o colunista recebeu oficialmente a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil”, referendada pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB).
Diversas Unidades realizaram suas cerimônias internas, relembrando esse importante dia no calendário da história do nosso Brasil. Como está escrito no Hino da Independência: “Parabéns, ó brasileiro. Já, com garbo varonil”!

RUMO CERTO.

  • Agradecimentos ao Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que atualmente serve no exterior, pela mensagem de boa viagem desejada ao colunista rumo a Singapura e China.
  • Outro grande Oficial da Marinha de Guerra a enviar mensagem de bons ventos foi o Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, atual Diretor do CeIMBe, em Belém (PA).
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar vem contribuindo muito para a formação dos Oficiais do CIAGA. Com suas belas palestras, enaltece a Marinha Mercante Brasileira.
  • Outro grande Comandante que também é querido pelos Alunos, tanto do CIAGA, quanto do CIABA, inclusive os Aspirantes da Escola Naval, é o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho.
  • A Presidente do Rotary Clube do Rio de Janeiro Vésper, Neide Benchimol, fez significativa palestra sobre “Autonomia do Paciente – A liberdade de escolha no Direito à Saúde”. Infelizmente o colunista não pode assistir devido a manobra de saída do navio.
  • O bom amigo Capitão de Mar e Guerra Eduardo Vieira enviou matéria sensacional sobre o Sextante Digital DS-10. Quem diria que chegaríamos nessa tecnologia.
  • O amigo Fábio Lobato esteve em Belém ministrando curso de “Draft Survey” para os funcionários da Hidrovias do Brasil, em Vila do Conde (PA).
  • O Comendador Rodrigo Agostini agora na fase de preparação final para o 14º Encontro de Autoridades que ocorrerá no final deste mês de Setembro.
  • Os Mooring Masters Carvalho e Viera auxiliaram o colunista e sua tripulação por ocasião da operação em Porto do Açu, em nossa primeira estadia local.
  • O 2º Oficial de Máquinas Diego Minhaqui sempre de bom astral no navio, mantém a tripulação com ritmo alegre e bom humor. Com ele não tem mal tempo.

NAVEGANDO.

Do naufrágio da embarcação ocorrida no último dia 08 de Setembro, nas proximidades de Cotijuba, temos um grande herói: o pescador ribeirinho Zezinho, que abandonou seu material de pesca, onde garantia o sustento da sua família, e resolveu salvar dezenas de pessoas. Muitas estão vivas graças a sua atitude.

As autoridades do nosso país (municipal, estadual e nacional), e até mesmo internacional, deveriam reconhecer esse ato heroico dessa humilde pessoa e condecorá-lo por sua bravura, heroísmo e cumprimento da salvaguarda da vida humana. A coluna não esquecerá o pedido ao pescador Zezinho.

Até o fechamento dessa matéria, já são registrados 22 óbitos. Segundo relatos das pessoas que sobreviveram: na embarcação havia muitas crianças e até cadeirantes. Ainda há muitos desaparecidos. Que catástrofe esse Comandante causou. Sua prisão preventiva foi decretada.

A Marinha do Brasil, através do seu Comando da Força de Superfície (ComForSup) esteve presente na Praça Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), em 04 de Setembro, com dois navios abertos para visitação pública: o NAM “Atlântico” e o NVe “Cisne Branco”, onde inclusive participaram da Parada Naval.

Já no dia 08 de Setembro, o último dia do evento de visitação pública, esteve presentes os Navios da Esquadra Brasileira: a Fragata “Rademaker” e a Corveta “Júlio de Noronha”. O público participou ativamente comparecendo nas embarcações e conhecendo os meios operativos da força de mar.

Em Brasília, no Parque da Cidade, a Exposição da Independência, coordenada pela Marinha, atraiu grande público, entre os dias 02 e 04 de Setembro. Também estiveram presentes o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, bem como diversos Órgãos da Segurança Pública.

O CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), nossa tradicional “Universidade do Mar”, realizará a Regata Almirante Tamandaré no próximo dia 17 de Setembro. Agradecimentos ao Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, que gentilmente enviou convite ao colunista.

O Bicentenário da Independência do Brasil foi bastante comemorado também no exterior. Os militares que compõem o 16º Contingente do Exército Brasileiro na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) celebraram a data na Base de São Miguel de Cervantes das Nações Unidas, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a leitura alusiva aos 200 anos.

A Operação Unitas, compostas por foças navais do Brasil e mais 19 países, iniciou no último dia 10 de Setembro suas atividades marítimas no litoral brasileiro. Diversas manobras militares serão realizadas, bem como treinamentos de busca e salvamento. O encerramento está previsto para o dia 22.

A tripulação do navio sob o Comando do colunista estará realizando as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, nos dois próximos finais de semanas, no momento em que atravessa o Oceano Atlântico, com rumo apontando para o sul da África, cumprindo a rota aprovada. Formatura e competições estão previstas. (RM).