Salvador recebeu, nessa quarta-feira (5), a visita do mega submarino da Marinha do Brasil, chamado “Tikuna”. A embarcação de guerra, que mede 63 metros de comprimento e pesa 1.400 toneladas, atracou no porto da capital para abastecer, após uma missão nos Estados Unidos.
Este é considerado o maior submarino brasileiro. Além do Tikuna, há outros cinco do mesmo modelo espalhados pelo Brasil. Ele pode ficar submerso durante 24 horas, em uma profundidade de até 300 metros, e emite torpedos com o alcance de 40 quilômetros de distância, o suficiente para causar a destruição de um navio de guerra com um único disparo.
Quando o submarino está submerso, os oficiais utilizam uma ferramenta que detecta os movimentos do submarino e o reposiciona, para auxiliar na localização. Quando está na superfície, os oficiais da Marinha utilizam o GPS tradicional.
A embarcação não está aberta a visitas e conta com uma tripulação de 44 militares, que contam com apenas dois banheiros e dormem em beliches, em quartos dormitórios. A base da alimentação deles é comida ensopada e cozida, para que o cheiro forte da fritura não se espalhe.
Por Portal da Navegação, via Toda Bahia.
Notícias relacionadas
-
Cultura ribeirinha é reconhecida como patrimônio vivo do Pará.
-
Empresa com histórico no DNIT recebe novo contrato milionário para operação de portos na Região Norte.
-
Marinha do Brasil intensifica patrulha no Rio Madeira contra pirataria fluvial e reforça segurança da navegação e do abastecimento na Amazônia.
-
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.

