Capitão de Longo Curso Gondar ao lado do colunista.

CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante será premiado pela ABRAMMIL.

No próximo dia 25 de Novembro, nosso querido e estimado Capitão de Longo Curso e Comodoro da Marinha Mercante Brasileira Francisco Cesar Monteiro Gondar será homenageado pela ABRAMMIL (Academia Brasileira de Medalhística Militar).
Sua poesia “Estação Fantasia” conquistou o 1º Lugar do 8º Concurso Literário dessa Academia. Como se sabe, o Comandante Gondar é escritor e poeta, além de músico. Por vários anos navegou como Oficial e no Comando dos navios mercantes da “Aliança”.
O evento acontecerá no Forte de Copacabana, na 42ª Cerimônia, onde também teremos as condecorações de várias personalidades civis e militares.
Cabe ressaltar que o mesmo poema também foi premiado na Academia Municipalista de Legras de Minas Gerais (Amulmig/BH), em 04 de Outubro, fazendo jus ao Prêmio Literário “Luiz Carlos Abritta” de Prosa e Poesia 2022.
Parabéns ao CLC Gondar pelo brilhante primeiro lugar na poesia!

Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.

Os participantes da palestra ao lado do CLC Darlei Pinheiro (à direita).
O evento foi realizado na sede regional do Sindmar em Belém do Pará.

A Delegacia Regional do Sindmar, que tem como Delegado nosso ilustre Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, realizou na tarde de quarta-feira (19) importante palestra sobre aposentados, além de diversos assuntos do setor.
O evento ocorreu nas dependências da Delegacia, que fica no Centro de Belém do Pará e contou com público interessado nos assuntos, sendo ministrados pelo Capitão de Longo Curso Raimundo Nonato de Souza.
Parabéns ao Sindmar pela brilhante iniciativa!

Destaque da Coluna: Leo Motta – Ex-morador de rua.

Destaque da Coluna: Léo Motta – Ex-morador de rua.

A coluna destaca o ex-morador de rua Leo Motta, por ser um veda e dá belos exemplos às pessoas.
Viciado regenerado, hoje trabalha junto a Prefeitura do Rio de Janeiro no resgate da população de rua. Em sua carreira, lançou dois livros, inclusive lidos pelo colunista.
O Rotary Club Vésper faz alguns trabalhos com ele junto aos desabrigados e moradores de rua, como distribuição de alimentos e esteiras térmicas feitas com caixas de leite.
Atualmente seu documentário é finalista em um dos maiores festivais do mundo, que é o “Rio Webfest”. Com certeza merece todo nosso apoio. Para votar, clique no link: https://riowebfest.net/popular-vote/.
Vamos ajudar àquele que ajuda pessoas.

Comportamento Seguro: 5 – Não existe a “ferramenta mágica”. Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça.

Trabalhar com as pessoas pela melhoria de seus hábitos e comportamentos são tarefas das mais complexas, uma vez que envolvem altos esforços, muita persistência e investimento de longo prazo.
Não demora muito para que as empresas percebam que lidar com a dimensão humana implica em gerenciar o que não está visível aos olhos (mundo interno, aspectos psicossociais, emoções, pensamentos, relações).
DDS com qualidade e a consciência que ele pode ter não custa muito, não complica as coisas, e o resultado em termos de educação dos trabalhadores para os assuntos de Saúde e Segurança cresce exponencialmente.
Vale lembrar aqui que outra palavra “mágica“ na segurança comportamental é a SIMPLICIDADE.

RUMO CERTO.

  • O colunista recebeu honroso convite do Sr. Ohara do Programa Captain Dosca para uma visita, quando o navio estiver na Ásia, mais especificamente no Japão, bem como a WNI que fica na China. Agradecemos e esperamos poder comparecer.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira, que foi recentemente promovido a Comandante, em breve sairá com navio ”Log In Pantanal”, atualmente no estaleiro realizando docagem.
  • Atencioso bate papo com o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Aristide de Carvalho Neto durante a semana. Ele foi Capitão dos Portos da Amazônia Oriental e visitou o navio do colunista quando atracado em Miramar, no porto de Belém do Pará.
  • Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana vibrando com a matéria do jornal “O Liberal”, coluna “Navegação em Foco” do colunista Luiz Omar Pinheiro, onde sua seção esteve no motor principal do navio.
  • O Capitão de Mar e Guerra Carlos Evandro da Cunha Bezerra vem realizando excelente serviço na Base Naval de Val de Cães (BNVC).
  • A Base Naval tem como Comandante o Capitão de Mar e Guerra Otávio Henrique Paiva Martins Fontes, que pertence ao Corpo de Engenheiros da Marinha. A OM está em boas mãos.
  • O Condutor Mecânico Gerson Berto da Silva dando a ideia de se criar uma Banda Marcial a bordo. A iniciativa foi abraçada pela equipe de Máquinas e do navio. Futuramente, quem sabe.
  • Os parentes Paulo (tio), Paulo de Souza e Rafael Monteiro (primos) fazem parte da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré desde suas mocidades. Sempre se dedicaram no exercício dessa função. Parabéns.
  • O Auxiliar de Saúde Washington Luiz Ramos Silva já na ansiedade de chegar na China, a bordo do grande suezmax. Conhecido nessa área.
  • O Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes com grande missão de Comandar o CIABA até o final do ano. O Guilherme da Pará River Pilot, com o colunista de testemunha, brincou que ele seria o Comandante do CIABA qualquer dia desses. Não é que aconteceu mesmo!

NAVEGANDO.

A coluna “Convés Principal” chegando na sua 200ª Edição, tendo boa aceitação do público, que sempre contribuem com críticas construtivas e elogios. Agradecimentos a todos os nossos leitores, que a cada três dias na semana, acessam as notícias que veiculamos no Portal da Navegação e no site LCNews. Saibam que todos são importantes para nós.

Para aqueles que gostam de viajar nos luxuosos navios de cruzeiros, a Royal Caribbean inaugura no mês de novembro o seu novo terminal, localizado no Porto de Galveston, Texas (EUA). Ele foi projetado para ser a primeira instalação de energia zero, tendo painéis solares e recebendo certificação LEED do mundo.

Ainda sobre o Terminal de Passageiros, está projetado para receber os maiores navios de cruzeiros do mundo, da classe Oasis. O colunista e sua tripulação estiveram na cidade de Galveston no primeiro semestre deste ano e atracou exatamente no terminal, que por sinal, fica localizado numa área turística da região.

A empresa “SAAM Towage Brasil” recebeu a importante certificação de Selo de Ouro, considerada a mais alta no Programa GHG Protocol, em virtude de quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 1 e 2. Parabéns pela preocupação com o meio ambiente, que agradece.

Ainda repercute positivamente a Cerimônia de Comemoração dos 130 Anos do CIABA realizada neste mês de Outubro. Um pelotão de ex-Alunos da EMPPA e de nossa “Universidade do Mar” desfilou em continências às autoridades que, diga-se de passagem, contou com as presenças de vários Almirantes.

O Estaleiro “Mac Laren”, que funciona na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), vem se destacando nas operações logísticas portuárias no setor de óleo e gás. Para lembrar, esse estaleiro foi locado para o “Vard-Promar”, responsável pela construção do gaseiro “Oscar Niemeyer”, considerado o xodó do colunista, por ter sido seu primeiro Comandante.

O Navio–Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” representou o Brasil na 4ª Edição do exercício multinacional “Grand African Nemo 2002”, realizado no período de 07 a 19 de Outubro no continente Africano. Também participaram, além das marinhas africanas, os europeus e americanos.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, antes de sua chegada no Rio de Janeiro (RJ), fez uma última parada no porto de Santos (SP), entre os dias 05 e 07 de Outubro. Mais de três mil pessoas visitaram essa unidade da Marinha, entre eles o Grupo de Escoteiros do Mar “Morvan Figueiredo”. Desde Fevereiro de 2022, o navio estava em comissão.

Na manhã do dia 08 de Outubro, a Polícia Federal montou operação para reprimir o crime organizado e o tráfico internacional de drogas no porto de Santos (SP). Conhecida como “Operação Gênesis”, teve vários mandatos e prisões preventivas foram realizadas.

A empresa de navegação “Log In” está selecionando aquaviários na função de Comandante. Como sabemos, essa companhia é a que mais vem crescendo em nosso setor, abrangendo mão de obra em todas as categorias. Tem grandes oportunidades de conhecer os benefícios e com menor escala de embarque. Enquanto umas sobre, outras despencam ladeira abaixo por má gestão. (RM).