O Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) recebeu a Visita Técnico-Funcional (VISITEC) da Diretoria de Portos e Costas (DPC). Na ocasião, foram realizadas inspeções no Simulador de Passadiço, Aviso de Instrução (AvIn) e laboratórios, além de palestra destinada aos alunos da EFOMM, com o tema “A importância da DPC para a Marinha Mercante Brasileira”. O período da VISITEC foi de 24 a 28 de outubro.
A comitiva foi composta por 9 militares e teve como inspetor-chefe o contra-almirante (RM1) Marcio Ferreira de Mello e como coordenador o capitão de mar e guerra (RM1), Marco Antonio Campos Grimoni.
As VISITEC são realizadas pela DPC nos Centros de Instrução e nas Capitanias, Delegacias e Agências com o propósito verificar os principais pontos positivos e oportunidades de melhorias, em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e as Normas Técnicas (NORTEC), em busca pela excelência na prestação de serviços à sociedade e à comunidade marítima da área de jurisdição.
Novo Terminal Hidroviário de Melgaço deve atender cerca de 28 mil usuários
O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas da cidade, que entrou em fase de acabamento dos trabalhos. Executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), as obras de reconstrução e adequação do espaço vão oferecer mais conforto e segurança a 28 mil marajoaras em Melgaço.
No momento, os operários realizam os serviços de execução das rampas e escadas de acesso ao terminal de cargas e passageiros, assentamento de revestimento nos banheiros, e pintura das grades metálicas. Em breve, será instalado o conjunto naval, que contempla rampa articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros. As obras são realizadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.
No arquipélago do Marajó, o Governo do Pará já entregou os terminais hidroviários de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari. Todos os portos da região serão contemplados pelo Estado.
Mares & Rios
O Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar recebeu a visita de Comitiva do Comando de Operações Terrestre (COTER). Na oportunidade, o Diretor do parque, Lopes Rodrigues, proferiu palestra institucional com o intuito de apresentar as capacidades que esta Organização Militar (OM) possui nas funções logísticas suprimento e manutenção, em apoio às OM subordinadas ao Comando Militar do Norte, em seguida, a comitiva visitou as Seções de Armamento, Engenharia, Correaria, Serralheria/Carpintaria, além do Pavilhão de Suprimento.
O Capitania Fluvial de Santarém, através de seu comandante, o capitão de fragata Fróes, publicou a portaria Nº 109/CFS, que autoriza o tráfego de comboios formados por um empurrador e 35 barcaças na área de jurisdição da Capitania. A portaria com 18 artigos, onde podemos citar como mais importantes, são 15 e 16.
Art. 15 – A navegação do comboio no rio Tapajós e rio Amazonas deverá ser realizada, preferencialmente, sobre a Isobática de 10mts ou maior, evitando as margens dos rios, que são utilizadas por embarcações de menor porte. Art. 16 – O empurrador principal deverá possuir equipamento AIS, classe A, em funcionamento (recepção e transmissão de sinais ativados) durante todo o percurso do comboio (do porto de origem ao porto de destino).
A empresa Henvil de Navegação transportou mais de cinco mil passageiros eleitores no moderno e confortável ferry boat Henvil I durante três dias de gratuidade concedidos pelo Governo do Estado. O presidente da empresa, Daniel Pereira, que faz a travessia de Icoaraci até o Porto do rio Camará, em Salvaterra, não mede esforços para garantir preço justo e viagens seguras e rápidas.
Durante a solenidade de dez anos da Casa da Mineração do Pará, na Fiepa, o secretário de Desenvolvimento, Econômico e Mineração, José Fernando Gomes Junior, anunciou a realização da maior Feira da Indústria de Mineração das Américas, a Exposibram que, pela primeira vez, acontecerá em Belém, em agosto de 2023. Já a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, anunciou ainda para o início de dezembro, a feira Pará Negócios, que atende o empreendedorismo estadual nos mais diversos segmentos.
A coluna reverência as tenentes Carolina e Priscila, que fazem parte da equipe de comunicação social da Diretoria do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP. Elas prestaram apoio logístico durante a cerimônia não só a mim, como a minha família, e não poderia deixar de elogiar a educação e o profissionalismo das brilhantes tenentes.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”