O vice-almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho, chefe do gabinete do comandante será o novo comandante do 4° Distrito Naval, em Belém. Capistrano vai substituir o vice-almirante Edgar, que após um ano a frente do 4ºDN, está sendo transferido para a cidade do Rio de Janeiro para se tornar o comandante em chefe da esquadra, uma das mais importantes funções dentro do corpo da armada da Marinha do Brasil.
Natural do Ceará, Capistrano foi declarado guarda-marinha em 13 de dezembro de 1988, seguindo-se a oficial superior como capitão de fragata em 25 de dezembro de 2006, capitão de mar e guerra em 30 de abril de 2012, oficial de general: contra-almirante em 31 de março de 2018 e vice-almirante em 2021.
Ele esteve em Belém em agosto de 2021, fazendo parte da comitiva do comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Ganier, durante visita ao Comando do 4º Distrito Naval.
Tropas garantem segurança e apoio logístico nas Eleições
Assim como no primeiro turno das Eleições 2022, os militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira estiveram nas ruas neste domingo (30). Na Operação Eleições 2022 – 2º Turno, o Comando Conjunto Norte (CCjN) atuou com 4.100 militares, distribuídos em 78 cidades do Pará, 86 do Maranhão e um município do Amapá, para a segurança do processo de votação e de apuração.
Autorizados pelo Ministério da Defesa (MD), os militares também atuaram no apoio logístico para distribuição de urnas eletrônicas e no transporte de materiais e de colaboradores da Justiça Eleitoral, a exemplo do deslocamento de urnas feito no último sábado (29), no trecho Imperatriz-São Luis, no Maranhão, e da chegada das urnas às aldeias indígenas Kumenê, Kumarumã, Vila Brasil e Aldeias do Manga, no município de Oiapoque, no Amapá.
Para garantir a todo cidadão o direito ao voto, foram empregados nos três estados atendidos pelo CCjN, os seguintes meios: quatro helicópteros, cinco aviões de asa fixa, nove navios, 25 embarcações, 211 viaturas militares e 258 veículos locados, utilizados no transporte das tropas. “O CCjNj empregou mais de 4 mil homens e mulheres com o intuito de cumprir as orientações dos tribunais regionais eleitorais. Não registramos grandes problemas e a nossa avaliação é de que tudo ocorreu como o planejado. Podemos considerar o processo eleitoral um grande sucesso para a nação brasileira”, afirmou o Comandante do CCjN, General Costa Neves.
Mares & Rios
O colunista foi convidado e aceitou assistir à tradicional Corrida do Cavalo Marajoara, em Soure, no final de semana. Irei acompanhado do assessor de imprensa da Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), o jornalista Pedro Medina, tendo o prefeito Guto Gouvêa e a esposa Clara, como anfitriões. A travessia será de ferry boat Henvil I, o mais moderno e seguro da categoria, a convite do empresário Daniel Pereira, que administra a Henvil Navegação em diversas travessias da região.
Na próxima coluna, vamos publicar com mais detalhes o trabalho de hidrografia e topografia que o conselho técnico da Cooperativa Unipilot (ZP-1) Praticagem da Bacia Amazônica, coordenado pelos práticos Caiaffa, Alvim e Martinez. O trabalho possibilitou que a navegação no rio Amazonas fosse realizada dentro das normas de segurança, apesar de este ano, apresentar a seca que superou marcas históricas na região.
Após realizar mais de 18 mil procedimentos clínicos durante a Operação “Outubro Rosa”, alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao comando da Flotilha do Amazonas, atracou, em 21 de outubro, no cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM) para fazer atendimentos a comunidade.
O navio contou com a presença de alunos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e de médicos de diferentes especialidades, como ginecologia, dermatologia, medicina da família, pediatria, mastologia e cirurgia geral para prover atendimentos especializados aos ribeirinhos do estado do Amazonas. Os médicos e dentistas da Marinha, em parceria com os integrantes da UNIFESP, realizaram 1.781 atendimentos, 18.655 procedimentos clínicos, 112 cirurgias, 13.260 procedimentos odontológicos, 51 mamografias, 27 aplicações de dispositivo intrauterino (DIU), além da distribuição de 23.474 medicamentos e 2.640 kits de higiene bucal.
Reina grande expectativa no setor portuário pelos números do volume de grãos embarcados no porto de Santarém. Este ano, a operação foi ininterrupta, de janeiro até o presente momento, com operações de embarque de grãos e desembarque de fertilizantes nos quatro terminais que operam na cidade.
Durante a cerimônia do Dia do Aviador, a 1º tenente Susan (foto), que durante muito tempo serviu no I Comando Aéreo Regional, na equipe de comunicação social, participou da formatura na nova organização militar, o grupamento de saúde de Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro. Que por sinal, nesta OM, ela faz parte da equipe de saúde, já que é odontológa.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”