15º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – AIEB-Brasil realiza o “15º Encontro de Autoridades” no Rio de Janeiro (RJ).

Representação feminina foi destaque na Cerimônia da AIEB-Brasil.

No dia 26 de Outubro, a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) realizou o seu “15º Encontro de Autoridades” no Rio de Janeiro (RJ), quando várias personalidades civis e militares foram homenageadas em reconhecimento aos exercícios de suas funções e ajudas humanitárias.
Além das Medalhas da AIEB-Brasil, também se outorgaram as Condecorações da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz), com destaque para a Medalha de Mérito Jubileu de Ouro da Segunda Guerra Mundial.
O evento ocorreu na “Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar” (ASPOM), contando com grande público que abrilhantou a Cerimônia presidida pelo Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini.
O colunista parabeniza os agraciados, bem como as fotos cedidas pelo Comendador para postagem.

Segundo Rebocador da “Wilson Sons” entra em operação no porto de São Luís (MA).

Novos rebocadores da Wilson Sons.

Conforme noticiado, a empresa “Wilson Sons” colocou o seu novo rebocador “WS Orion” em operações no porto de São Luís (MA), mais precisamente nos terminais da Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, aumentando seu poder de auxílio nas atracações e desatracações de navios.
Ele vem para se juntar ao rebocador “WS Centaurus”. A primeira operação aconteceu na segunda-feira (24) quando um navio de grande porte atracou no Terminal da Ponta da Madeira para carregar minério de ferro para exportação.
O rebocador tem 25 metros de comprimento e 13 metros de boca. Foi batizado em 13 de Outubro no Rio de Janeiro (RJ) e apoiará os grandes navios com capacidade de até 400 mil toneladas de carga. Seu bollard pull é de 90 mil toneladas, sendo um dos mais potentes atuando nos portos brasileiros.
Os “WS Orion” e “WS Centaurus” fazem parte de uma série de seis rebocadores, onde quatro ainda serão lançados, aumentando a atuação dessa empresa na região portuária.

Túnel do Tempo: carreira do Coronel (PMPA) Wladimilson Godinho de Moraes Filho.

Coronel (PMPA) Godinho ao lado do Governador Simão Jatene e o historiador Dantas Feitosa.

A coluna traz um breve histórico no “Túnel do Tempo” sobre a carreira de um dos renomados Coronéis que a Polícia Militar do Pará já teve: Wladimilson Godinho de Moraes Filho.
Ingressou na Força como Cadete em 1983, sendo declarado Aspirante em 1985 pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Em 1986, foi designado para Batalhão Cérbero, onde começou sua vida profissional como Oficial formado, trabalhando com o saudoso Coronel Rafael e o Coronel Cordovil.
Em 1987, foi designado para o Batalhão de Polícia de Guardas, onde serviu com o Coronel Calandrini, exercendo a função de Subcomandante e Assessor de Segurança, já como Tenente.
Na patente de Capitão, foi transferido para o PATAM (Patrulhamento Tático Metropolitano) e, posteriormente para o BPTRAN (Batalhão de Polícia de Trânsito).
O Oficial também prestou relevantes serviços no 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e Companhia Descentralizada. Retornando para Belém, participou da Pós-Graduação no CAO e serviu na Quarta CIPM (Companhia Independente).
Promovido a Major, assumiu como Subdiretor de Pessoal, CPO e CPP. Comandou a Quarta CIPM, Batalhão Penitenciário, Batalhão de Guardas, 15º BPM, 16º BPM e foi Chefe de Gabinete do Comandante Geral da PMPA.
Na função de Coronel foi Comandante do CPR1 (Santarém) e CPRX (Itaituba). Mudou a história da corporação ao descobrir a real data da criação da PMPA, sendo corrigida de 1820 para 1818, com a ajuda do saudoso historiador Dantas Feitosa, tornando como uma das Polícias mais antigas do Brasil, quiçá do mundo.

Belém do Pará volta a receber navio de passageiros.

Navio “Viking Octantis” fundeado na Baía do Guajará.

A coluna faz o registro de um leitor, que fotografou de sua residência, a presença de um navio de passageiro de grande porte fundeado na Baía do Guajará, no porto de Belém do Pará. Esse é um registro histórico, onde faz tempo que não se vê uma embarcação dessa natureza.
O navio “Viking Octantis”, de propriedade da empresa “Viking Ocean Cruises LTS”, é de bandeira norueguesa, possui 204 metros de comprimento e 24 metros de largura, tendo sido construído nesse ano de 2022.
Torçamos para que mais cruzeiros venham a Belém.

RUMO CERTO.

  • Nosso amigo de Rotary Club Leo Motta será homenageado pela “Academia Brasileira de Medalhística Militar” no próximo dia 25 de Novembro. Estaremos acompanhando, mesmo de longe.
  • Também receberão homenagens da ABRAMMIL a querida Presidente do Rotary Clube Vésper, Sra. Neide Benchimol, que vem realizando um excelente trabalho à frente da instituição.
  • Não esquecemos que a nossa querida Patrícia Magluta, fundadora do Vésper também será homenageada. Seu sorriso é só felicidade no dever cumprido e sempre fazendo mais pela humanidade.
  • Outros homenageados serão os amigos Carlos Magalhães e William Carvalho, que fortalecem a fé de ajuda ao próximo a cada dia.
  • O Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes recebendo altos elogios pela sua passagem no CIABA, como Imediato e agora como Comandante. Nossos parabéns e reconhecimento.
  • Também quem merece muitos elogios, pela sua postura, profissionalismo e desempenho é o Capitão de Fragata (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, atual Superintendente de Ensino.
  • As destaques femininas da nossa Marinha Mercante, CLC Hildelene Lobato Bahia e CCB Ana Cláudia Guimarães, estão alegres com a conquista do Flamengo. É pura felicidade!
  • Já os amigos, Prático-Colunista Luiz Omar Pinheiro e o Oficial Superior de Máquinas Ségio Miranda Costeira, festejando a arrancada do Paysandu na Copa Verde.
  • O Contramestre Francisco Cesar Piveta de Lima e o Marinheiro de Convés Lidiomar Pinheiro da Silva comemoraram aniversários no mês de Outubro em pleno oriente. Parabéns aos dois excelentes tripulantes do NT “André Rebouças”.
  • Lembranças do Sargento (FN-CT) Clidenor Oliveira, corneteiro da nossa “Universidade do Mar” na década de 90. O colunista ainda lembra a grande maioria dos toques até os dias de hoje.

NAVEGANDO.

Sobre Maquiavel: “… aqueles que somente pela Fortuna de outros se tornam príncipes, sem grandes esforços, encontram sérias dificuldades em manter o principado. Tais apoiam-se exclusivamente na vontade e na Fortuna de quem lhes concedeu o poder. Logo, vive uma situação volúvel e instável…”. Conhecemos muitos assim.

Traduzindo Maquiavel: Aqueles que são indicados para cargos (ou se arvoram obtê-los) pela sorte (fortuna) encontram sérias dificuldades em permanecer neles, pois se apoiam exclusivamente em quem os indicou para tais funções. Logo, vive uma situação volúvel e instável (pois sabem que a qualquer momento podem ser destronados). Certamente, os apegados ao poder, de tudo fazem (bajulando, escrachadamente, cada novo chefe que assume).

A Marinha Mercante Brasileira sempre teve grandes expressões de destaques, tanto no Ensino Profissional Marítimo como nos grandes navios, circulando nossas riquezas e movimentando nossa economia nacionalmente e internacionalmente. E com a graça de Deus e evolução nas comunicações isso melhorou ainda mais! – Mestre CLC Garcia.

Nos últimos nove meses a arrecadação do AFRMM (Arrecadação do Frete para Renovação da Marinha Mercante) totalizou R$ 7 bilhões, ficando 21% abaixo em relação ao obtido no mesmo período do ano passado. Durante o ano de 2022, de Janeiro a Setembro, não houve nenhum ressarcimento às empresas brasileiras de navegação (EBN’s), assim como nos nove primeiros meses de 2021.

Foi grande tristeza presenciar colegas da área profissional, tanto a bordo como em terra se degladiar por causa dos candidatos que concorreram nas eleições presidenciais, chegando ao ponto de até discutirem ou deixarem de se falar. Jamais tinha visto esses acontecimentos na história. Quando terminou as eleições, parece que piorou, pois as inimizades cresceram mais ainda. Gente sem noção.

As crianças do Profesp (Programa Forças no Esporte) participaram de oficina de orientação para limpeza e higienização bucal no dia 25 de Outubro, homenageando o Dia do Dentista no Brasil. O evento aconteceu no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro (RJ), sendo conduzidos pelos Cirurgiões-Dentistas da Organização Militar.

O Fake News foi importante tema proferido pela professora Karenine Rocha da Cunha no Programa Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (ESG) no dia 21 de Setembro. Hoje sabemos que as mídias sociais e as desinformações são muitos difundidos pelas facilidades de acessos.

A Escola Superior de Guerra também comemorou o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira em Cerimônia Militar celebrada no dia 28 de Outubro. São 81 anos de história da nossa FAB, que mantém a Soberania Nacional do espaço aéreo. Parabéns a todos os militares e servidores civis da Força do Ar.

No mês de Setembro, a Frota de Apoio Marítimo se manteve com 410 embarcações, conforme fontes da Abeam, sendo 374 de bandeira brasileira e 36 estrangeiras. As composições são de 45% de PSVs e OSRVs, 19% LHs e SVs, além de 13% de AHTS.

Hoje, o colunista e sua tripulação estarão operando em Dalian, na China, cumprindo mais uma grande missão no oriente. Em pleno Dia de Finados, a Marinha Mercante Brasileira mostra suas valorosas tradições. Memórias de todos aqueles que já estiveram no mundo terreno, na certeza de que um dia todos nos reencontraremos. (RM).