Os navios petroleiros durante a operação Ship to ship

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Manobra Ship To Ship no rio Amazonas.

Práticos João Paulo e Paulo Bernardes

A manobra foi realizada no fundeadouro em frente à Itacoatiara (AM) entre os navios petroleiros M/T Clearocean Melody e M/T Elendra Willow com a finalidade de reduzir e equilibrar os calados para transpor cerca de 200km do rio Amazonas. Ship to ship (navio para navio) permite transferir carga de uma embarcação pra outra. A estratégia é necessária porque o nível do rio ainda é baixo por causa da seca.
Até ano passado, entre Itacoatiara e a capital Manaus, o trecho mais crítico era na localidade conhecida como Tabocal. Porém, este ano foi substituído pela pouca profundidade encontrada na foz do Rio Madeira. Até a presente data o Tabocal está apresentando 10,5 metros de profundidade e a foz do Rio Madeira 9,5 metros.Os navios chegaram ao Terminal da TFB com 11 metros de calado. Depois de atacarem para aliviar o calado, iniciou-se a operação ship to ship e os calados foram equilibrados. O Clearocean Melody subiu o rio até a capital amazonense com calado de 7 metros e o Elandra Willow com 7,5 metros.
As manobras e a navegação até Manaus foram realizadas pelos práticos da ZP-02, mais precisamente pelos práticos João Paulo, Decano da Praticagem Manaus Pilot, e Paulo Bernardes, da Praticagem de Manaus.

Desafios do governo eleito serão discutidos no 9º Encontro da ATP, em Brasília.

Murillo Barbosa, presidente da ATP.

O economista Eduardo Gianetti e a cientista político Denilde Holzhacke vão discutir, no próximo dia 9, quarta-feira, durante o 9º Encontro da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), no Clube Naval de Brasília, as perspectivas econômicas e os desafios para o terceiro governo Lula. O evento, que também será transmitido pela internet, tem participação confirmada do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia.
Com o tema “O Brasil dos Próximos Quatro Anos”, o encontro será realizado presencialmente para convidados, com transmissão em tempo real pelo canal da ATP, no YouTube, para o público em geral. É necessária inscrição prévia, no site da ATP, para assistir à transmissão. A programação será realizada das 14h30 às 18h.
Durante o encontro, os analistas vão discutir o cenário pós-eleições, sugerir medidas imprescindíveis para o próximo governo, além de apontar caminhos para superar os impactos da pandemia da covid-19 e as consequências dos conflitos internacionais que tiveram desdobramentos nas economias do Brasil e do Mundo.
O segmento de infraestrutura e logística de transportes no país também estará em pauta, especialmente os aquaviários, que têm papel de destaque na economia nacional e na relação comercial com outros países.

Mares & Rios

Também participarão do encontro da ATP, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa. O diretor-presidente da associação, Murillo Barbosa, realizará a abertura do encontro. O presidente do Conselho Diretor da entidade, Roberto Almeida, representante da Vale, fará o encerramento. O relações públicas Eduardo Galvão será o mediador da mesa com Gianetti e Denilde.

Em reconhecimento às práticas sustentáveis desenvolvidas, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, conquistou posições de destaques no Prêmio Época Negócios 360° 2022, ocupando o 1° lugar no Desafio ESG/Socioambiental no setor Transporte e o 2° lugar no Desafio ESG/Socioambiental do ranking geral. A premiação foi promovida pela revista Época Negócios, que avaliou mais de 400 empresas e premiou as que mais se destacaram em seis desafios propostos na pesquisa. A conquista da premiação reforça o compromisso de sustentabilidade firmado pela empresa de soluções logísticas integradas, que utiliza o potencial dos rios amazônicos para transportar cargas de forma eficiente, segura e sustentável.

Um dos maiores navios do mundo atracou no Porto de Rio Grande, na região Sul do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (2). O cargueiro asiático One Amazon mede 330 metros de comprimento, 62 metros de altura e 48 metros de largura. Com capacidade de 12 mil contêineres e 25 mil toneladas de mercadorias, a embarcação recebeu 670 contêineres de produtos como carne suína, fumo, madeira e plástico em Rio Grande. A chegada dessa grande embarcação só foi possível depois de obras de dragagem, que aumentaram a profundidade do canal por onde passam os navios.

A temporada de 2022/2023 dos navios de passageiros no rio Amazonas está com retomada confirmada para dia 23, com o Navio Ocean Explorer. O embarque dos práticos será em Fazendinha (AP). Segundo a programação, está confirmado a presença de 14 navios de turismos na atual temporada.

Logo mais, às 15h30, na cidade de Cametá, estará acontecendo o segundo jogo entre Cametá x Santa Rosa. A partida vale uma vaga para disputar a 1° divisão do Campeonato. O Santa Rosa, clube presidido pelo colunista, joga pelo empate para alcançar a classificação.

Capitão de corveta Gabriel, com sua esposa Mariana e Tenente médica Passamani.

Quem também está deixando a capital paraense, até o final do ano, é o capitão de corveta Gabriel Barbosa (foto acima), que hoje exerce a função de assistente do Vice-almirante Edgar Comandante do 4º DN. Gabriel já está designado para ser o novo chefe do departamento de operação do navio Polar Almirante Maximiniano, na viagem Austral de 2023/2024. A coluna deseja boa sorte a este brilhante oficial.