Turma ACOM 2022.

CONVÉS PRINCIPAL – Turma de ACOM no CIABA se formará em Dezembro.

Turma do ACOM em frente à Baía do Guajará, na casa das “Onze Janelas”.

No próximo dia 16 de Dezembro, o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que é nossa tradicional “Universidade do Mar”, estará formando nova turma de ACOM (Curso Especial de Acesso a 2º Oficial de Máquinas) em 2022.
Dessa turma faz parte o total de 29 Alunos, sendo uma representante feminina, que exerceram as categorias de Condutores (Bombeadores e Mecânicos) e Eletricistas de bordo, aprovados em critérios para indicações pelas empresas onde exerceram suas atividades ou como autônomos, passando por processo seletivo rigoroso da Superintendência de Ensino do CIABA.
Os requisitos para ascender a categoria de 2º Oficial de Máquinas, conforme consta no Anexo 2-A da Normam-13 (Norma da Autoridade Marítima da Diretoria de Portos e Costas) é que o candidato tenha mais de 3 anos de embarque na categoria de Condutor ou Eletricista, aprovados em Curso Especial de Acesso a 2º Oficial de Máquinas, após concluir com aproveitamento o estágio embarcado como Praticante Oficial de Máquinas.
Uma vez cumprida essas etapas, o Oficial receberá a Regra III/3, no Certificado de Competência como Oficial de Quarto de Máquinas.

Ex-Tripulante do colunista faz parte da Turma de ACOM.

Wendel Oliveira Silva.

Quem se formará na próxima turma de ACOM do CIABA é um ex-tripulante que o colunista teve a honra de comandar. Trata-se do Condutor-Mecânico Wendel Oliveira Silva, residente em Belém do Pará.
A bordo do suezmax, NT “Abdias Nascimento”, o Suboficial da Marinha Mercante Brasileira embarcou em 17 de Maio de 2019, realizando sua primeira passagem nessa embarcação até 13 de Agosto de 2019. Posteriormente faria seu segundo embarque com colunista entre 20 de Outubro e 17 de Dezembro do mesmo ano.
Nessa época, contribuiu para que o navio fosse um dos melhores da empresa. Porém, quis o destino que a tripulação fosse dissolvida e enviada para outros navios, porém o Mecânico ainda faria mais dois embarques entre os anos de 2020 e 20221.
O colunista deseja sucesso ao tripulante que em breve assumirá nova função a bordo, desta vez como Oficial de Máquinas.

Submarino “Humaitá” realiza teste de Imersão Estática.

Submarino “Humaitá” em teste de Imersão Estática.

A Marinha do Brasil em breve terá mais um submarino incorporado à sua “Força de Submarinos”. No último dia 04 de Novembro, o Submarino “Humaitá” realizou teste de Imersão Estática, que consiste na avaliação de estabilidade do mar, procedimento decisivo em sua etapa de construção e operacional.
Esse é o segundo submarino, do total de quatro com propulsão diesel-elétrica do “Programa de Submarino” (PROSUB) construído no Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, litoral sul do Rio de Janeiro.
A entrega para o Setor Operativo da Marinha está prevista para o segundo semestre de 2023. (Fonte: Marinha do Brasil).

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem recebida do CLC Ronaldo Cevidanes.

CLC Ronaldo Cevidanes Nunes Machado

No dia 1º de Novembro de 2022, o colunista teve a grata felicidade de receber mensagem escrita pelo Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado, na qual transcrevemos na íntegra:
Tenho orgulho que hoje, você exerce sua função como Capitão de Longo Curso, como eu sempre exerci, no mar, a nossa função.
Hoje, na estrada dos 94 anos, estou escrevendo um livro que, é um resumo da minha vida marinheira com o nome “Histórias de um Velho Lobo do Mar”, com previsão de prontificação no segundo semestre do próximo ano.
Ronaldo Cevidanes Machado (assinado em punho).

RUMO CERTO

  • O Capitão de Cabotagem Alejandro Marcelo Caprario receberá a Medalha Embaixador da Paz da AIEB-Brasil no próximo dia 30 de Novembro. Parabéns ao amigo agraciado!
  • Parabéns aos Alunos do CIAGA e CIABA que vem acompanhando a navegação astronômica do colunista. Pena que no Mar Amarelo e da China o tempo não tem ajudado.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho é grande referência na Marinha Mercante Brasileira. Ele ostenta as maiores Comendas da Marinha do Brasil, entre elas a Medalha de Mérito Naval, no Grau de Comendador, e a Medalha de Mérito Tamandaré.
  • A Tripulação do NT “André Rebouças” está de parabéns pelo resultado obtido na inspeção “Vetting” durante estadia em Dalian-China. Trabalho bem feito tem seu reconhecimento.
  • Também não podemos esquecer daqueles que ajudaram o navio e participaram do apoio vindo de terra. Quando trabalhamos juntos, Mar e Terra, tudo tende a dar certo. Marque assim!
  • A querida professora Selma Grello nunca esquece o colunista, sempre enviando mensagens fraternais para bordo. Ela é a história viva da nossa Marinha Mercante.
  • Um abraço do oriente para o grande amigo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade. Foi um grande Comandante do CIABA. Saudades da época.
  • O Chefe de Máquinas Alcyone Silva Veloso, amigo desde os tempos da EFOMM-CIABA na década de 90. Fez ótima administração a bordo do NT “Grajaú”, juntamente com o outro grande Chefe, o lendário Sérgio Miranda Costeira.
  • O amigo Capitão de Corveta Gabriel Lima Barbosa em breve deixará a Cidade das Mangueiras. Foi designado para a tripulação do Navio Polar “Almirante Maximiano”. Infelizmente o colunista não poderá dar o abraço de despedida pessoalmente, porém envio abraço virtual do Oriente.
  • O Capitão de Corveta Gabriel Lima atualmente exerce a função de Assistente do Comandante do 4º Distrito Naval. Oficial de relevantes conhecimentos na função, além de excelente profissional. Presta relevantes serviços a Nação Brasileira

NAVEGANDO

Alterações no Anexo VI da “Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navio”, conhecida como Marpol entraram em vigor no último dia 1º de Novembro. As mudanças exigem que os navios melhorem as suas eficiências energéticas a curto prazo, reduzindo suas emissões de gases com efeito estufa. Faz parte da Estratégia da IMO (Organização Marítima Internacional) acordada em 2018.

A China permanece atualmente como o maior construtor de navios do mundo. Sua Indústria Naval está na liderança nesses primeiros três trimestres do ano. O colunista e sua tripulação se encontram exatamente no país asiático, onde recentemente operou e agora fará instalação de importante equipamento em estaleiro chinês.

Com o novo Governo, que irá assumir no dia 1º de Janeiro de 2023, vários nomes sendo ventilados para as empresas estatais brasileiras, inclusive no setor naval e marítimo. Torçamos para aqueles que irão assumir consigam fazer o país crescer. Creio que agora o momento é de se juntar e unir forças para o Brasil ter destaque nacional e internacional.

O Grupo Maersk obteve excelentes resultados no terceiro trimestres de 2022 em seus principais negócios: marítimo, logística & serviços e terminais, em relação ao mesmo período do ano passado. Empresa bem administrada dificilmente dará prejuízos. Agora as que são mal administradas, essa é outra história que todos conhecem.

Em 2015, a bordo do gaseiro NT “Oscar Niemeyer”, um Prático da Barra do Riacho (ES) me perguntou qual seria o negócio que dá mais lucro no mundo. Na época errei a resposta ao falar sobre energia nuclear. A resposta do colega foi: empresa de petróleo bem administrada. Depois concluiu que a segunda a dar lucro é a empresa de petróleo mal administrada.

Há grande expectativa para a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, mais precisamente no litoral do Amapá. Porém serão necessários estudos mais aprofundados sobre a fauna e flora ecológicas da região, bem como os impactos ambientais que poderão advir. Ficamos na torcida para que tudo dê certo e consigamos sobressair com a produção, causando impactos irrelevantes ao meio ambiente.

Para quem gosta de histórias sobre as grandes guerras, a Editora Letras Marítimas lançou no dia 26 de Outubro o livro sobre a Primeira Guerra Mundial denominado “Da Guerra à Diplomacia”, escrito pelo professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra Francisco Eduardo Alves de Almeida.

A nossa briosa Marinha do Brasil promoveu no dia 22 de Outubro, atividade conjunta com Escoteiros, coordenada pela alcateia “Lobos do Mar” pertencente ao 11º Grupo de Escoteiros do Mar, com responsabilidade da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). Sessenta jovens entre 6 e 11 anos participaram do evento.

Ação Social com crianças indígenas no Amazonas teve o apoio do 17º Batalhão de Infantaria de Selva, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI/MRSA), no dia 21 de Outubro. Para quem acha que Forças Armadas somente existem para a guerra, podemos ver bons frutos de suas cooperações.

Duas datas importantes aconteceram nesses primeiros dias de Novembro. No dia 04, o Exército Brasileiro celebrou o Dia do Oficial da Reserva (R/2). Já no dia 06, a Marinha do Brasil comemora o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Durante a semana, várias personalidades civis e militares receberão a Medalha “Amigo da Marinha”. (RM).