A 6° edição da Corrida do Cavalo Marajoara, realizada pela Prefeitura de Soure, no arquipélago do Marajó, contou com a participação de mais de 50 cavalos de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Durante dois dias, os jóqueis percorreram 160 km, passando por dezenas de fazendas espalhadas pelos campos marajoaras.
Neste ano, os desafios foram ainda maiores por causa das fortes chuvas e maré alta. Ainda que amenizassem o calor, deixou o terreno enlameado. Os carros de apoio precisaram ser desatolados com o auxílio de tratores.
A corrida exigiu também muito preparo físico dos jóqueis e dos cavalos que, à medida que cruzavam a linha de chegada do Campo de Fomento da cidade, eram ovacionados pelo grande público pela bravura e empenho durante a jornada.
O primeiro colocado da categoria leves foi Carlos Alberto, o “Peludo”, de Salvaterra; em segundo ficou Iranilson Leal, o “Zeca Urubu”, de Cachoeira; em terceiro, Magno Pereira, o “Boloca”. A prefeitura conferiu 25 mil reais ao grande vencedor, totalizando 60 mil em premiação. A logística para alojamento e alimentação, além da fiscalização de médicos veterinários, também foram importantes para o sucesso do evento que combate maus tratos com os animais. O prefeito de Soure, Guto Gouvêa, participou da corrida na categoria pesados e obteve a honrosa quinta colocação.
Gastronomia e empreendedorismo no festival
O Sebrae e a Prefeitura Municipal realizaram, no espaço do Campo de Fomento, uma feira para promover o artesanato e a gastronomia do Marajó. Destaque para Claudomiro Maués, o chef “Bola”. Participante de grandes eventos gastronômicos por todo Brasil, recebeu do renomado chef Alex Atala os melhores elogios por inovar pratos a partir de ingredientes locais, como o turu, e ao mesmo tempo, fazer releituras de pratos regionais, como creme de pupunha e o tradicional filé de búfalo com queijo marajoara.
No mesmo espaço, a feira de artersanato Fazendo Arte, da Secretaria Municipal de Turismo, reuniu o que a região tem de melhor em produtos de couro, tecidos, adornos, cerâmica regionais, atraindo grande público e estreitando ainda mais a parceria com o Sebrae, fomentando o desenvolvimento e o empreendedorismo na região.
Fazenda Mironga, em Soure, promove a sustentabilidade
Visitei, em Soure, a fazenda Mironga, do amigo Tonga, um dos maiores produtores bubalinos e de queijo do Marajó, e da esposa Carmem, uma gentileza em pessoa.
Tomei café com queijo da fazenda acompanhado do deputado estadual eleito Iran Lima e a esposa, Nilma Lima, prefeita de Moju, casal afável e de prosa agradável.
Tonga e Carmem são pais do prefeito Guto Gouvêa e Gabriela Gouvêa, presidente da Associação dos Produtores de Queijo da região. A fazenda da família possui microecossistemas como mangues, restingas e campos que são preservados graças às práticas sustentáveis adotadas por Tonga e os colaboradores da Fazenda Mironga. Por isso, recebe centenas de turistas, pesquisadores e estudantes de todo Brasil para conhecer essas experiências.
Mares & Rios
Dia 6 de novembro foi comemorado o Dia Nacional dos Amigos da Marinha, data em que a Marinha do Brasil homenageia os amigos que, de forma espontânea, divulgam valores e ações da instituição. Como este ano a data caiu em um sábado, a imposição da medalha “Amigo da Marinha” será realizada amanhã (9) em solenidade presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar.
A Saab está comemorando mais um marco do programa Gripen: a produção da primeira fuselagem dianteira do caça Gripen produzido no Brasil. Esta é a parte mais complexa que está sendo realizada no país e demandou esforço e conhecimento especializado de profissionais para a conclusão. A fuselagem dianteira da aeronave é a célula onde senta o piloto. Nela são instalados o assento ejetável, comandos de voo como manche e pedais, o canopi, o radar AESA, os displays de cabine e toda a aviônica da aeronave. A peça foi finalizada na última semana de outubro e será enviada para a Suécia para compor a cadeia global de suprimentos da produção dos próximos caças.
Hoje, às 10h, na Escola Paulista de Magistratura, o advogado paraense João Paulo Mendes Neto irá ministrar, a convite do Desembargador Eurípides Faim, a palestra “Novos Rumos do Processo Tributário, Negócio Jurídico Processual e Transação”. O evento promete reunir audiência qualificada para discutir sobre o processo de formação de Magistrados do Estado de São Paulo.
A Escola Superior de Defesa faz o encerramento das comemorações do primeiro aniversário com palestras. O colunista se fará presente e agradece o convite enviado pelo almirante de esquadra Alipio Jorge.
A convite do diretor da empresa de navegação Henvil, Daniel Pereira, fiz a viagem ao Marajó pelo ferry boat Henvil I, o maior em sua categoria do norte do país, com capacidade para mais de cem veículos e 1.200 passageiros. O ferry oferece toda segurança e conforto que os turismo desejam, como sala VIP refrigerada, poltronas reclináveis, lanchonete e uma visão panorâmica da viagem.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.