No final de Fevereiro, o Capitão de Longo Curso Allan Moreira, hoje considerado uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira e agente motivador na Formação dos Alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), realizou importante palestra no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).
O tema do assunto abordou sobre a importância da Marinha Mercante para o país e seu protagonismo na Amazônia, indo desde as grandes navegações, operações nos portos até as carreiras nas Seções de Convés e de Máquinas, onde futuramente muitos desses Alunos assumirão as funções de Comandantes e Chefes de Máquinas.
Ao final, o Comandante Allan Moreira, que também é Embaixador Internacional da Paz no Brasil, título e medalha conferida pela AIEB-Brasil, foi aplaudido e parabenizado pelos presentes, que agora partirão para mais uma etapa de sua missão que é o Ciclo Escolar.
Navio de GNL chega ao Terminal de Barcarena (PA).
Vila do Conde, que ficam em Barcarena (PA) teve a inauguração do novo Terminal da “News Fortress Energy” (NFE). Foi o primeiro a operar no Pará, iniciando suas atividades no último dia 28 de Fevereiro. Desde o dia 22, já se encontra na área portuária a unidade flutuante de armazenamento regaseificação (FSRU) “Energos Celsius”, que viabilizou a concretização do projeto. Pena que o nosso país não tenha nenhum navio dessa classe de GNL arvorando a bandeira brasileira na popa. Quem sabe futuramente.
Navios da classe Wozmax são recebidos no Porto Sudeste.
No dia 19 de Fevereiro, pela primeira em sua história, o Porto Sudeste recebeu o navio “Cape Apollo”, da classe Wozmax, que efetuou carregamento de 225 mil toneladas de minério de ferro, graças ao novo calado de 18,30 metros. Esse foi o maior navio que atracou no porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro, partindo no dia 21. Com isso, as portas estão abertas para novas operações dessa modalidade, com navios de 327 metros de comprimento, equivalente a três campos de futebol.
Fragata “Tamandaré” será lançada ao mar em Junho.
Dois momentos importantes acontecerão no primeiro semestre de 2024: o Batimento da Quilha da 2ª Fragata, denominada de “Jerônimo de Albuquerque”, no mês de Maio, e o lançamento ao mar da 1ª Fragata, chamada “Tamandaré”, no dia 28 de Junho. Ambas ocorrerão em Cerimônias Militares que contarão com as presenças de autoridades civis e militares. Serão novos meios operativos incorporados à nossa briosa Marinha do Brasil.
ABRAMMIL elegerá Presidente e Vice-Presidente no próximo dia 08 de Março.
Conforme a coluna vem participando e anunciando, as inscrições das chapas para Presidente e Vice-Presidente da Academia Militar de Medalhística Militar se encerraram no último dia 02 de Março. Nono próximo dia 08 acontecerá Assembleia Geral para eleição e apuração dos votos. O próximo mandato se estenderá de 31 de Março de 2024 a 01 de Abril de 2028. Boa sorte aos concorrentes.
Navegando.
A Comemoração da Batalha de Monte Castelo, celebrada pela ANVFEB, marcou a apresentação da nova Presidente e Diretoria para 2024/2025. O evento contou com as presenças de várias personalidades civis e militares, além do Veterano da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra João Baptista Torrents Gomes Pereira.
O Praticante Oficial de Náutica Kelves dos Anjos Costa já se encontra em Belém (PA) e enviou significativa mensagem de agradecimento ao colunista pelo apoio e singela homenagem, sendo considerada de grande importância na sua carreira, para os seus familiares e amigos. Desejos de boa sorte na nova missão que virá a seguir.
Na próxima edição da coluna teremos a matéria especial da Cerimônia da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) que contou com vários homenageados na OAB de Nilópolis. Infelizmente não tivemos representante da Marinha Mercante Brasileira condecorado. Quem sabe nesse mês de Março tenhamos alguém.
Agradecimentos ao colunista e jornalista fotográfico Luís Celso Borges que, em seu site do último domingo (03) cobriu a matéria a respeito da troca de platina ocorrida a bordo do navio André Rebouças, no porto de Bilbao-Espanha. O homenageado ficou bastante emocionado com o grau de divulgação desse evento.
Dizem, não sei, que o maior porto da América Latina está em construção no Peru. Se isso for verdade e se concretizar, ultrapassará o porto de Santos, aqui no Brasil, que atualmente é considerado o mais capacitado e eficiente para receber diversos tipos de navios. É ver para crer.
Os navios cargueiros que seguem rotas próximas à Somália estão empregando tecnologias avançadas e estratégias defensivas, com o objetivo e desafios de enfrentarem os piratas que atuam na região, garantindo a segurança das cargas e da tripulação. Um deles são os canhões de água de alta pressão, extremamente eficazes em impedir tentativas de abordagens.
O mais novo navio da “Log In” já se encontra em águas territoriais brasileiras e será tripulado por alguns colegas que já embarcaram com o colunista. Postaremos matéria na próxima edição. Ainda é esperada a chegada de outra embarcação ainda neste ano. Com isso, a empresa vai crescendo sua frota, considerada uma das melhores na cabotagem.
Uma dica para quem embarca em navios de grande porte: mesmo que a regra esteja inserida no certificado DPC-1031, para os Oficiais, também é necessário que o Certificado Modelos DPC-1034 esteja dentro da validade de 5 anos. Isso está sendo cobrando, principalmente no exterior. Ou seja, os dois modelos precisam estar com validades atualizadas.
Paras os Certificados Modelo DPC-1034 que não tem validade, é necessário que esteja descrito a palavra “Indeterminado”, caso contrário, estará fora das recomendações da Convenção STCW e poderá ser autuado por descumprimento de regras, principalmente aqueles que estiverem somente com os traços –/–/—. Dica dada.
O navio do colunista, que ainda se encontra no porto de Bilbao, na Espanha, desde o dia 22 de Fevereiro, tem previsão de atracação para o dia 05 de Março. O ruim é que nova previsão de mau tempo está marcada para essa data. O Golfo da Biscaia é característico de temporais nessa época do ano. É torcer para atracar, descarregar o remanescente a bordo, e seguir novamente para o Brasil. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.