Além de oferecer atendimento próximo às casas das pessoas, a expedição leva também mais dignidade e esperança aos ribeirinhos.
Durante cinco dias intensos, Arroizal e Chicaia, comunidades ribeirinhas de Almeirim, oeste do Pará, receberam os serviços médicos do Barco Hospital Papa Francisco, onde mais de mil pessoas foram atendidas, totalizando mais de seis mil atendimentos em geral
Além das consultas médicas e procedimentos odontológicos, a equipe realizou um total de 944 cirurgias, 1041 atendimentos de enfermagem e 2089 exames, incluindo mamografias e ultrassonografias. O impacto dessas ações vai muito além dos números, representando a esperança renovada em uma região onde a saúde muitas vezes é uma realidade distante.
O coordenador da expedição, Frei Ezequiel, disse que o objetivo da expedição, além de oferecer atendimento próximo às casas das pessoas, leva também mais dignidade e esperança a uma população que há anos aguardava por cuidados médicos tão essenciais.
Paciente do barco fluvial Papa Francisco recebendo atendimento odontológico — Foto: Divulgação
“A gente viu ali inúmeras pessoas com necessidade de atendimento. Pacientes que nunca tinham feito uma mamografia. Encontramos também, o paciente que estava há 3 anos esperando realizar o exame de mamografia e pacientes que estavam na fila de espera há 2 anos para fazer uma cirurgia”, relatou.
Segundo o paciente Jairo Pinto Leão, a iniciativa da expedição trouxe esperança e transformação para todos os moradores das comunidades, facilitando acesso aos serviços médicos que antes eram um desafio. Para ele e tantos outros, essa expedição foi um sucesso indiscutível.
“Para mim foi um sucesso, porque nós vivemos aqui, na situação de ribeirinho, temos muitas dificuldades pra chegar ao médico, e hoje eu achei com facilidade. É uma alegria ver meu povo da minha comunidade sendo atendido. Minha esposa já foi atendida e todo mundo que veio foi atendido, agradeceu paciente”, destacou Jairo Pinto Leão.
A médica pediatra Ana Carla Moraes, que dedicou seu coração ao atendimento das crianças ribeirinhas, informou que a experiência foi única e muito gratificante de poder oferecer amor e cuidados a essas crianças.
“Vim com todo o meu coração prestar atendimento à frente da pediatria, atender as crianças da região ribeirinha. Uma experiência única, onde a gente consegue dar o nosso amor, o nosso atendimento, prestar assistência às crianças e com certeza uma experiência única na vida toda. Espero que vocês, médicos, que tenham esse desejo de vivenciar esse outro lado da medicina, um lado mais humanizado, estejam convidados a participar”, expressou pediatra Ana Carla Moraes.
Por Portal da Navegação, via g1 Santarém e Região — PA
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.