Corveta “Solimões” atracada no cais da Base Naval de Val de Cães (BNVC).

CONVÉS PRINCIPAL – Corveta “Solimões” passará por revitalização.

Corveta-Museu “Solimões” atracada no cais do Complexo Feliz Lusitânia.

A primeira Corveta-Museu da Região Norte, que é a “Solimões”, passará por revitalização numa parceria entre a Marinha do Brasil e o Governo do Pará. A reunião, realizada no dia 20 de Fevereiro, marcou a colaboração entre as instituições.
O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho e a Vice-Governadora Hana Ghassan Tuma marcaram presenças e trataram sobre os aspectos legais para a reforma da embarcação, considerada patrimônio histórico e cultural da cidade.
A Corveta já recebeu mais de 30 mil visitantes por ano, quando atracada no Complexo Feliz Lusitânia em Belém (PA). Atualmente se encontra no cais da Base Naval de Val de Cães (BNVC) onde passará pelas restaurações estruturais necessárias.

CAEPE-2024 na Escola Superior de Guerra (ESG).

Aula Inaugura na ESG.

No dia 21 de Fevereiro, a Escola Superior de Guerra (ESG) iniciou suas atividades em 2024, com a Aula Inaugural do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), ministrada pelo Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, contando com 85 estagiários das mais diversas áreas de formação e representantes de instituições e órgãos governamentais. A palestra abordou sobre a origem, criação e relevância histórica da ESG. Não temos notícias se há algum Oficial da Marinha Mercante no referido curso.

Comboio de 30 Barcaças transporta soja na Região Norte do país.

Comboio de 30 Barcaças.

Um comboio gigantesco do agronegócio brasileiro transportou 60 mil toneladas de soja de Porto Velho, em Rondônia, até a Itacoatiara, no Amazonas. O total de 30 Barcaças foi conduzido pela embarcação “Hermínio Mezomo” de 4.300 HP. A carga pertence a Amaggi, uma das maiores exportadores de grãos do país e possui sede em Cuiabá (MT), marcando presença em todas as regiões do país, além de unidades no exterior.

Liderança Feminina na Associação dos Veteranos da FEB.

Momento histórico marcou a celebração de posse da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB). A assunção da primeira Presidente mulher, Sra. Vandira Pinheiro, reafirmou o legado de bravura e inclusão. Ela é filha e sobrinha de heróis que lutaram bravamente na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A coluna deseja sucesso em sua mais nova missão, parabenizando pelo pioneirismo e reconhecimento.

Por fim o navio do colunista atracará em Bilbao, na Espanha.

Após enfrentar mau tempo que durou desde a chegada do navio “André Rebouças” no porto de Bilbao, na Espanha, no último dia 22 de Fevereiro, até a madrugada de 28, por fim agora irá operar com a missão de exportação de produto. E não para por aí, já que a saída tem data marcada entre 29 de Fevereiro ou 1º de Março, com retorno para porto brasileiro, ainda a ser definido. Para quem enfrentou quase uma semana de tempo ruim, agora vem a felicidade de retorno.

Navegando.

Pescadores de São Caetano de Odivelas, no Pará, ficaram surpreendidos ao encontrar um submarino abandonado, despertando alerta da Segurança Pública e curiosidades da população, uma vez que não é nada comum a situação. Investigação está em andamento pela SEGUP. Especula-se que a embarcação seja utilizada no tráfego de drogas.

O “Pantheon de Caxias”, situado na Praça da República, em frente ao Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), recentemente passou por processo de restauração interna, reabrindo suas portas para homenagear o Marechal Luís Alves de Lima e Silva. Boa oportunidade para o público conhecer a rica história militar brasileira.

O nosso amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão esteve na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em meados de Fevereiro. Tal qual lá, assim como em Bilbao, na Espanha, o frio está bastante intenso, em virtude da época do ano. Até que o mar agitado já acalmou, estando razoável para atracação.

O Sr. Henrique Afonso, da Assessoria de comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval, enviou ao colunista excelente vídeo contento matéria sobre “O Tenebroso Estreito de Drake”, um dos mares temíveis da navegação, devido ao mau tempo característico. Nota 10 para a apresentação. Parabéns!

Amanhã acontecerá o 31º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração Medalhas da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil), capitaneado pelo ilustre Comendador Rodrigo Agostini. O evento se realizará na OAB de Nilópolis (RJ), com início previsto para 15:00 hrs.

Relações Diplomáticas foram fortalecidas entre o Brasil e Reino Unido, em meio a Reunião do G20 no Rio de Janeiro (RJ). O Ministro das Relações Exteriores, Sr. David Cameron realizou visita ao NAM “Atlântico”, sendo recebido pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira.

O Instituto Militar de Engenharia (IME) celebrou seu início de ano acadêmico 2024 com a Aula Inaugural proferida pelo General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe de Ciência e Tecnologia. Atualmente, essa Escola Militar de renome abriga 508 Alunos em seus cursos de graduação e 504 estudantes de pós-graduação, entre mestrado e doutorado.

Em 2023, a empresa Wilson Sons registrou expressivo aumento, através de sua agência marítima, nos atendimentos a navios que transportam grãos, chegado a 66%, em relação a 2022. Empresa bem administrada só tende a crescer. Torçamos para que a cada ano bata recorde.

Após três meses de obras, a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Rio Grande foi concluída no final de Janeiro. A draga “Utrecht” foi a responsável pelo serviço, retirando 3,1 metros cúbicos de sedimentos das áreas internas, externas e do Porto Novo.

Finalmente uma trégua no mau tempo no Golfo da Biscaia, que ocorria desde 22 de Fevereiro, quando o navio André Rebouças chegou pela madrugada. Os atrasos nas entradas e saídas do navio se acumularam e agora as manobras não param. A preferência está sendo para navios menores transportando carga seca a granel. (RM).