Vice-almirante Edgar, colunista Luiz Omar e Contra-almirante Carlos Roberto.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Imposição da medalha Amigo da Marinha

Ruy Zanardi e Abraão Benassuly receberam a medalha Amigo da Marinha
Jornalista André Laurent recebendo a medalha Amigo da Marinha

Este ano, o comando do 4º Distrito Naval, em comunhão com a Sociedade Amigos da Marinha Pará, prestou justa homenagem aos soamarinos Alyrio Sabbá e Mecenas Pantoja Gonçalves e ao amigo da Marinha João Carlos Frazão. Como integrantes da SOAMAR-Pará, Alyrio Sabbá e Mecenas Pantoja adotavam o comprometimento profissional como princípio pessoal e eram conhecidos por seus espíritos de lealdade e dedicação em difundir a mentalidade naval e apoiar as mais diversas atividades da Marinha. Já Frazão destacava-se pela participação, disponibilidade e engajamento como colaborador nos eventos organizados pelo 4º Distrito Naval.
Em 6 de novembro, data de nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da nossa Força, comemora-se o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Em 1979, foi SOAMAR, com a finalidade de reconhecer e congregar personalidades e instituições que não medem esforços para divulgar valores e tradições, fortalecer a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos do País sobre a relevância das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.
Hoje, a SOAMAR é uma entidade consolidada, parceira relevante nas atividades e projetos da MB. Além da SOAMAR-BRASIL, encontra-se distribuída em 67 sedes regionais ao longo de todo território nacional e uma internacional situada em Portugal. Neste ano, a celebração é revestida de um valor especial, pois também comemoramos o Bicentenário da Independência e da Esquadra Brasileira

Calado no canal do quiriri será de 14 metros

Navios com até 14 metros de calado vão passar pelo Canal do Quiriri.

Em reunião realizada no último dia 6, na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, ficou decidido que, em virtude do levantamento hidrográfico do Canal do Quiriri, onde foram identificadas maiores profundidades no chamado “Trio de Boias”, hoje com 530 m de largura no ponto mais mais estreito, a Capitania informou que irá expedir portaria autorizando a navegação de navios com até 13,90 m de calado pelo canal, ou seja, limitando às dimensões (boca e comprimento) do maior navio que já manobrou pela área.
Estiveram presentes na reunião representantes do CHN-4, AMPORT, CDP, Praticagem da Barra do Pará e Praticagem Pará River, ambas da ZP-03. A Autoridade Marítima visando sempre a segurança da navegação criará um banco de dados estatístico das passagens dos navios no referido canal, onde poderá ser adotado lastro de água nos navios que desejarem completar seu calado para entre 13,81m e 13,90m.
Após a passagem de um determinado número de navios com calados entre 13,81m e 13,90m, obedecendo a folga mínima abaixo da quilha de 1,50m, a CPAOR avançará para portaria de 14 m de calado. A portaria deverá ser expedida ainda em novembro que aumentará a competitividade dos portos do arco Amazônico no cenário nacional.

Mares & Rios

Incêndio

Um incêndio (foto) em uma das torres do novo terminal de grãos do porto de Novo Remanso, no Amazonas, deve adiar o início das operações que estavam previstas para dezembro. O Grupo Simões, empresa proprietária do porto, ainda não se pronunciou sobre o sinistro. O terminal faz parte do complexo portuário que começou a ser construído no município em maio de 2020 e engloba três portos. Além de grãos, operações de embarque e desembarque de combustíveis e produtos e componentes destinados à Zona Franca de Manaus vão contribuir para o desenvolvimento da região.

O Círio de Nazaré, em Soure, que acontece nesta semana e se estende até a próxima, sempre atrai milhares de peregrinos e devotos de Nossa Senhora em procissões fluviais, romarias ciclísticas e das crianças, pelas ruas da cidade. A empresa Henvil agendou mais viagens de ferry boat no trecho Icoaraci/Camará para atender a demanda crescente. As empresas que atuam com lanchas também estão reforçando a travessia a fim de atender turistas e pagadores de promessas. Sábado próximo será a romaria fluvial pelo rio Paracauari, liderada pela balsa da Henvil e, no domingo, acontece a grande procissão pelas ruas principais de Soure. A Prefeitura Municipal é parceira e apoia os festejos.

Na solenidade de ontem, foram agraciados com a medalha de Amigos da Marinha 33 personalidades de nossa sociedade, seis militares das Forças Armadas e Auxiliares, além da Empresa Forte da Pesca. Entre os agraciados, podemos citar os secretários de Estado Bruno Ferreira, Ruy Cabral, Abraão Benassuly; o deputado estadual Thiago Araújo; o empresário Ruy Zanardi, o prático Eduardo Moraes e o jornalista André Laurent.

Prático Carlos Eduardo Morais acompanhadode seus filhos João Pedro Morais e Carlos Morais, e vice-almirante Edgar.

Meu amigo e irmão de ordem, Carlos Eduardo Moraes, foi agraciado com a comenda. Ele é referência como prático da Bacia Amazônica. Como dizia Alyrio Sabbá, “Cobra Grande do Rio do RioMar”. Profissional estudioso e competente que desfruta do respeito de toda comunidade do setor de praticagem. Esteve acompanhado na solenidade dos filhos Carlos Eduardo e João Pedro. Parabéns, amigo!