Barcos da “Bram” atracado no porto de Outeiro (PA).

CONVÉS PRINCIPAL – Embarcações da “Bram” terão base em Belém.

A foto mostra quatro das cinco embarcações, atracadas no porto de Outeiro, em Belém do Pará que irão atuar na área Equatorial, conforme projeto de uma empresa estatal, que está sendo denominado “Novo Pré-Sal”.
A última embarcação a chegar foi o “Corcovado”, no dia 05 de Novembro. Segundo expectativas no setor é de que, se tudo correr bem, a área será responsável por 30% da produção de óleo no país. Ainda deverão vir duas sondas da “Ocyan” para perfuração, que já estão em preparação no Rio de Janeiro (RJ).
Os primeiros pontos de perfuração a princípio ocorrerão próximos ao Oiapoque, na região de fronteira com a Guiana Francesa.
A empresa “Bram” será a única no ramo offshore a prestar apoio nessa área. As perspectivas são de que mais embarcações venham para a região, o que abrangeria mão de obra da Marinha Mercante Brasileira.
Essas embarcações serão “multi-purpose”, ou seja, atuarão como transporte de materiais, oil recovery, óleo, lama, químicos e outras opções. Como irão arvorar a bandeira americana, somente o Comandante deverá ser natural desse país, tendo o restante como tripulação brasileira.

Curso de Aperfeiçoamento de Aquaviários é concluído em Santa Catarina.

Os novos Contramestres ao lado dos Oficiais da CPSC.
Os novos Contramestres recebendo seus Diplomas.

A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) realizou Cerimônia de Formatura da turma concluinte do Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários – Contramestre (APAQ-CTR) no dia 27 de Outubro, na sede da própria Organização Militar.
O curso habilitou 35 novos aquaviários de diversos Estados, como Bahia, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, para exercerem suas funções na Marinha Mercante Brasileira.
Os Contramestres pertencem à categoria do 1º Grupo (Marítimos), Seção de Convés, Nível 5, conforme estipula a “Norma da Autoridade Marítima Brasileira” (NORMAM-13) da “Diretoria de Portos e Costas” (DPC).
Parabéns aos novos Contramestres. Sucessos nas suas respectivas carreiras. (Fonte: Marinha do Brasil).

Estaleiro às margens do Rio Tapajós foi abordado para Marinha do Brasil.

Militares da Marinha e autoridades estiveram presentes na operação.

A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial de Santarém (CFS), subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval efetuou ação em 27 de Outubro, quando recebeu denúncias sobre atividades clandestinas de um estaleiro às margens do Rio Tapajós, em Santarém (PA).
Uma equipe de militares se juntaram aos agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Receita Federal, Sefa (Secretária de Estado da Fazenda) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) constatando as irregularidades.
A Marinha e os demais órgãos envolvidos realizaram notificações e abriram processos administrativos, além de outras medidas legais. (Fonte: Marinha do Brasil).

Túnel do Tempo: VLCC “José do Patrocínio” fez história na Fronape.

Matéria de Jornal da Fronape.

O Túnel do tempo de hoje mostra uma das grandes navegações do VLCC “José do Patrocínio”, que pertenceu à Fronape (Frota Nacional de Petroleiros), em matéria publicada nos anos 90.
Esses grandes navios faziam muito as rotas para o Golfo Pérsico, contribuindo para o desenvolvimento do país. Hoje, não temos mais navios dessa classe operando sob bandeira brasileira.
Essa viagem do VLCC “José do Patrocínio” para a China, na verdade, foi fruto do aumento da produção da Bacia de Campos que, por sinal, abriu essa rota de exportação que nos íltimos anos tem sido feitas pelos suezmax.
Dos 7 navios, três (José Bonivácio, Vidal de Negreiros e Cairu) foram construídos no Japão e quatro Barão de Mauá, Felipe Camarão, Henrique Dias e José do Patrocínio) no Brasil.
O “José Bonifácio” foi o único que fez viagens para o Japão, por ser ore/oil. Os demais só fizeram a linha para o Golfo Pérsico.

RUMO CERTO

  • O Comendador Rodrigo Agostini esteve em Londres, na Inglaterra, realizando as entregas das Medalhas de Mérito “Embaixador da Paz” da AIEB-Brasil, a personalidades civis e militares.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar desde adolescente participa de concursos e premiações festivas de músicas. Inclusive é autor de vários dobrados para Ex-Comandantes da Marinha do Brasil.
  • O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já chegou em Zhousham, na China, onde terá nobre missão com sua tripulação.
  • Quem diria que o Pastor Roberto, da Igreja Batista da Capunga, em Recife (PE) é músico, com especialidade em saxofone. Parabéns pelo aprendizado.
  • Parabéns ao amigo Major da Polícia militar do Pará, Juniel Costa Maciel. Receberá a Medalha de Mérito “Valor Policial” da AIEB-Brasil. Com certeza receberá muitas felicitações dos amigos e colegas de farda. “Exemplos arrastam”.
  • O Oficial de Máquinas Átila Henrique foi Praticante no navio gaseiro “Guaporé”, que teve o colunista como Comandante. Hoje ele se destaca no offshore. Profissional dos bons.
  • O Capitão de Longo Curso João Américo em breve estará retornando ao batente nas grandes navegações. Receberá o navio em boas mãos.
  • A nossa amiga Hildelene Lobato Bahia, primeira Comandante feminina de navios de grande porte, em breve participará de documentário sobre a trajetória de diferentes mulheres, de diferentes gerações. Voltaremos com detalhes.
  • O grande camarada Fábio Lobato foi aprovado no processo de Instrutor Técnico de Navegação. No final do mês estará de mudanças para Vila dos Cabanos, no Pará. Sucesso ao amigo!
  • Seria uma boa os integrantes da Turma CE Militar 1993 marcarem um grande encontro no mês de Janeiro. Se Deus assim o permitir, o colunista estará presente.

NAVEGANDO

Bonito de ser ver vários navios arvorando a Bandeira Brasileira durante as navegações pelo Mar da China e nos oceanos. Alguns ainda em missões especiais, outros já retornando para casa. Estamos na torcida para que a Marinha Mercante Brasileira se fortaleça e a “nossa frota jamais faltará”.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou as regras para desembarque de marítimos, conforme nota publicada na semana passada. Foi retirada a necessidade de aprovação prévia da agência para tripulantes brasileiros e estrangeiros, porém continua a exigência da apresentação de comprovante de vacinação.

O Porto do Rio de Janeiro (RJ) abriu oficialmente a Temporada de Cruzeiros 2022/2023 no dia 28 de Outubro. São previstos o total de 37 navios, sendo que 10 deles atracarão pela primeira vez na cidade. As manobras e estadias ocorrerão no Terminal Internacional de Cruzeiros do Píer Mauá.

Entre os navios de passageiros que estarão atracando no Rio de Janeiro (RJ) merecem destaques o “MSC Seashore” (7.007 pessoas), o “MSC Seaview” (6.842 pessoas), o ”Costa Firenze” (6.538 pessoas), o “MSC Preziosa” (5.767 pessoas) e o “MSC Fantasia” (5.670 pessoas). Pena que nenhum deles é de bandeira brasileira.

Wätsila avalia que estudos da frota atual serão essenciais para cumprimentos de ambições das companhias e autoridades mundiais. Na América Latina, o Gerente da fabricante vê aumento da pressão sobre toda cadeia logística e destaca que trabalhos com barcos de apoios marítimos indicam possibilidades de retrofit e hibridização.

Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (SEPRIM) foi realizado no Museu Naval no dia 26 de Outubro, tendo como tema a “Gestão da Produção Científica”. Como sabemos, o Museu fica localizado no Rio de Janeiro (RJ), sendo sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O Instituto Militar de Engenharia (IME), tradicional Escola Militar do glorioso Exército Brasileiro realizou no período de 17 a 21 de Outubro o Curso de Qualificação de Socorrista ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira de Resende (RJ), com o objetivo de qualificar profissionais da saúde de diversas unidades militares.

Brilhante Campanha da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao fazer doações de perucas para mulheres em tratamento de câncer de mama. Denominada de “Uma parte de nós”, a Associação Cearense “Toque de Vida” foi escolhida para receber as doações, durante o mês de Outubro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) terá novo Processo Seletivo Simplificado para profissionais de Nível Médio, ainda neste mês de novembro. Serão mais de 500 oportunidades para candidatos que desejam prestar Serviço Militar Voluntário nas diversas Organizações Militares das principais capitais brasileiras, além de outras cidades. Para mais detalhes, consulte o site da FAB.

Após realizar com sucesso a 2ª missão no Oriente, mais precisamente em Dalian, na China, o colunista e sua tripulação continuam no Mar Amarelo, agora se preparando para a 3ª missão, considerada excepcional, uma vez que envolve todos os membros. O importante é que todas estão sendo cumpridas com empenho, dedicação e segurança. (RM).