Canal do Curuá, onde será realizada nova batimetria.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Praticagem realiza nova batimetria na Barra Norte do Rio Amazonas

O conselho técnico da Cooperativa Unipilot, formado pelos práticos Alvim, Brilhante, Caiaffa, Gualberto, Kaltenbach, Eloi e Renato; o hidrógrafo Anderson e o também hidrógrafo e engenheiro Ernesto, está realizando até o dia 8 de dezembro a nova sondagem no Canal do Curuá, na Barra Norte do Rio Amazonas. O conselho técnico conta com o apoio da Marinez, responsável pelas cartas náuticas.
Além disso, está realizando a manutenção na boia meteoceanográfica que está fundeada na região do Arco Lamoso, com a substituição do sistema de fundeio, recuperação dos cabos de transmissão de dados e instalação de sensores de pressão para medição de marés.
O serviço de sondagem está sendo realizado na embarcação V/M “Guilherme V” em parceria com a Messen Ocean, a responsável pelo aplicativo com os dados coletados. A sondagem será monofeixe com dupla frequência (38 kHz e 200 kHz), sendo que as Folhas de Bordo serão construídas, levando-se em consideração a frequência mais elevada. A escala do levantamento será de 1:50.000 (espaçamento de 450 m entre as linhas de sondagem). Assim como a coleta de dados de maré, através do fundeio de sensores de pressão, nas proximidades dos pontos de referência PEM 14 e PEM 15.
Ao término da sondagem, os dados serão enviados para a Autoridade Marítima que realizará os estudos finais e, em seguida, publicará para ser utilizada pelos usuários, tornando mais segura a navegação na Barra Norte do Rio Amazonas.

Rabetas terão motores movidos a enérgia solar.

O professor da UFPA, Dr. Wilson Negrão, que desenvolve o projeto, e o assistente Orlando Lemos.

Em alguns anos, as rabetas – tradicionais canoas com motores de popa – que navegam pelos rios da Amazônia poderão ter motores movidos a energia solar. Os primeiros ensaios estão em andamento na Ilha das Onças, em Barcarena, e são comandados pelo professor da Coordenadoria de Grupos de Estudos Alternativos Energéticos da Universidade Federal do Pará, Dr. Wilson Negrão Macedo, que trabalha com corrente alternada.
O projeto piloto contempla energia elétrica solar em residências ribeirinhas para o dia a dia das famílias ribeirinhas com energia 24h por dia. Desta forma, é possível manter em funcionamento lâmpadas, eletrodomésticos, bombas d’água, máquinas de bater açaí e, em breve, as rabetas que tem baterias instaladas com autonomia de duas horas para navegar.
Na comunidade onde vive a família do seu João Araújo, na comunidade de Piramanha, várias residências e uma congregação evangélica instalaram o sistema de energia solar em baterias, que abastecem a rabeta nos mesmos moldes dos carros elétricos.
O professor Wilson conseguiu alguns parceiros para o desenvolvimento do trabalho. Além de garantir redução de custos para as famílias ribeirinhas, ajuda a reduzir a emissão de carbono na atmosfera e desenvolve novas pesquisas.

Mares e Rios.

A Capitania Fluvial de Santarém, comandada pelo capitão de Fragata Fabrício Froes, informou que até 24 de novembro, acontece o lançamento de cabos ópticos subaquáticos no rio Amazonas. É mais uma etapa do projeto ”INFOVIA 01”, do programa “Norte Conectado”, do Governo Federal, que vai conectar as cidades de Santarém e Juruti, no Oeste do Pará.

Em carta assinada pelo Secretário do Conselho da Ordem do Mérito Naval, vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, fui informado que serei agraciado, no próximo dia 13 de dezembro, com a Medalha do Mérito Tamandaré. Na oportunidade, recebi os cumprimentos do Comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, a quem, desde já agradeço, tamanha honraria. Em tempo: o vice-almirante Capistrano será o próximo comandante do 4º Distrito Naval.

O Juiz Wilney Magno de Azevedo Silva havia ordenado, em setembro de 2021, a remoção do navio São Luiz que colidiu na noite do dia 14 com a ponte Rio-Niterói. A decisão se deu no âmbito de um processo movido quase dois anos antes pela Companhia Docas do Rio de Janeiro contra a Empresa Navegação Mansur, responsável pela embarcação. Na época, já havia receio de que o navio pudesse se soltar e ficar à deriva.

Uma boa notícia para quem mora ou vai visitar o arquipélago do Marajó. A lancha “Expresso Golfinho I”, da empresa Master Motors, está de volta à operação depois de passar por manutenção. Rápida, segura e confortável, a Golfinho faz viagens de segunda a sábado, de Soure com destino ao Terminal Hidroviário de Belém, com escala em Salvaterra, a partir das 5h30 da manhã. O retorno acontece às 8h15.

Mário Martins Júnior e o general Wellington

ADESG-PARÁ

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-PA), que tem como delegado Mario Martins Junior, está realizando o 22° Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE). Os estagiários puderam participar , na última quarta-feira (16), da palestra ministrada pelo general de brigada Francisco Wellington Franco de Souza, com o tema “Política e Estratégia de Defesa Nacional – CMN: Missão, Atuação e Projetos Estratégicos”.

Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea participaram, na última quinta (17), de uma missa na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, alusiva à Páscoa dos Militares. A atividade também contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal. A edição 2022 da Páscoa dos Militares é organizada pela FAB. O capitão capelão Marcelo de Brito Beraldo, do I COMAR, explicou a história e o significado da data. A celebração é realizada fora de época, com concessão da Igreja Católica, em alusão aos militares que, durante a II Guerra Mundial, em 1945, retornaram ao Brasil após o período de Páscoa e não puderam participar das comemorações religiosas na tradicional data em abril.