Amanhã, 19 de Novembro, estaremos comemorando mais um Dia da Bandeira Nacional. Essa celebração passou a fazer parte da história do nosso país após a Proclamação da Republica, em 1889.
Antes de chegar a original que hoje temos como Símbolo Nacional, diversas bandeiras históricas foram hasteadas em nosso país, desde o regime imperial para uma república federativa.
Cada estrela da bandeira, no total de 27, representam o Distrito Federal e os Estados que compõem o país. Já as cores têm os seguintes significados:
- Branco: desejo pela paz.
- Azul: o céu e os rios brasileiros.
- Amarelo: as riquezas do país.
- Verde: as matas (rica floresta brasileira).
A única estrela que está acima da faixa branca de “Ordem e Progresso” representa o estado do Pará, que na época era o maior território próximo ao eixo equatorial.
Marinha realiza Cerimônia Alusiva ao Dia do Amigo da Marinha no Rio de Janeiro.
Importante Cerimônia de Imposição da Medalha “Amigo da Marinha” foi realizada no dia 09 de Novembro, no Rio de Janeiro (RJ), na histórica Fortaleza de São José, presidida Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Entre as personalidades civis e militares, foram agraciadas 120 pessoas por terem contribuído para a divulgação, junto à sociedade, dos valores e tradições da Marinha do Brasil, além da importância da mentalidade marítima.
O Patrono e criador da “Sociedade Amigos da Marinha” (SOAMAR) é o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, cuja Ordem do Dia alusiva à data enalteceu a importância dos amigos dessa importante força da nossa nação.
A solenidade ainda contou com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, unidade estabelecida na Ilha das Cobras, que executou dobrados e canções navais, realizando evoluções no Pátio da Fortaleza.
Parabéns aos agraciados e novos Amigos da Marinha! (Colaboração e Fotos: Marinha do Brasil).
AIEB-Brasil agora tem regional em Belém com os Embaixadores da Paz na Amazônia.
A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) ganhou sucursal em Belém do Pará. Sua missão será de credenciar e capacitar novos Embaixadores Internacionais para grandes missões na Amazônia.
Fazem parte da Associação, os pioneiros Embaixadores, Jornalista Cattete (Presidente), Keila Cattete, Coronel (PM) Anílson, Diretor Márcio Oliveira, Demethrius Lucena, Edson Andrade, Professor Valdo Oliveira e o Colunista.
O primeiro encontro entre os novos Embaixadores aconteceu no último dia 10 de Novembro, no espaço Samauma, localizado às margens do Rio Guamá, onde foram discutidas as futuras ações estratégicas e operacionalidades de eventos, além da organização administrativa do “conclave” que possui a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os Embaixadores da Paz na Amazônia representarão a entidade, que tem sede na cidade do Rio de Janeiro, sob a Presidência nacional do Comendador Rodrigo Agostini.
Futuramente divulgaremos mais ações da AIEB-Pará
Fim da grande guerra é realizado com aposição floral pelo Comando do 2º Distrito Naval.
No dia 11 de Novembro, o Comando do 2º Distrito Naval, que tem como Comandante o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, realizou importante Cerimônia Militar alusiva à assinatura do Armistício da 1ª Guerra Mundial, ocorrida em 1918.
O Vice-Almirante Humberto, em ato de demonstração de respeito e patriotismo, fez a simbólica aposição floral no busto do Comandante em Chefe da Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG), Contra-Almirante Pedro Max Fernando de Frontin.
O Brasil esteve envolvido na Primeira Grande Guerra, enviando uma força de oito navios da Marinha do Brasil, denominada DNOG, cuja missão foi o de patrulhar a área marítima entre Dacar, na costa africana, o Arquipélago de São Vicente, no Oceano Atlântico, além de Gibraltar, na entrada do Mar Mediterrâneo. (Colaboração e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 2DN).
RUMO CERTO.
- O amigo e colega de turma Adriano Quintanilha da Silva aniversariou no dia 16 de Novembro. Felicidades, Saúde e Paz são os votos da coluna!
- O Comendador Rodrigo Agostini lançará a Medalha de Mérito “Valor Policial” na Cerimônia da AIEB-Brasil do dia 30 de Novembro.
- Entre os agraciados estará o Major Juniel Costa Maciel da Polícia Militar do Pará. Salvo engano, o único da corporação a ter a inédita condecoração.
NAVEGANDO.
Muitas empresas no setor marítimo, e até de outras áreas, pensam na seguinte prioridade quando o assunto é perspectivas: 1º – Lucro, 2º – Patrimônio, 3º – carga ou produto e 4º – pessoas e colaboradores. Porém a realidade a ser considerada é a seguinte: 1º – pessoas e colaboradores, 2º – patrimônio, 3º – carga ou produto e 4º – lucro. Ou seja, se as empresas não investirem nas pessoas e derem condições de segurança, saúde e repouso, jamais conseguirão o lucro pretendido.
Agora está confirmado. A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) passará a contar com 5 Diretores em seus quadros. A Lei 14.465/2022 foi sancionada, confirmando proposta aprovada no Congresso para ampliação no número de cadeiras da diretoria dessa agência reguladora. Atualmente ela é composta por um Diretor-Geral e outros dois diretores.
Um dos portos a registrar lucro recorde no terceiro trimestre de 2022 foi o de Santos. O resultado de R$ 136 milhões superou em 38,3% o do mesmo período de 2021. Como sabemos, o porto é um dos maiores do Brasil e da América Latina, recebendo navios de Longo Curso de diversas bandeiras, além da Cabotagem, que por sinal vem aumentando.
E por falar ainda no Porto de Santos, o seu Terminal de Contêineres (Tecon) recebeu o segundo navio de 347 metros de comprimento no período de 15 dias. A embarcação “APL Yangshan”, de bandeira de Singapura pertencente à empresa “CMA CGM” movimentou 1.916 contêineres. Deixou o porto na tarde do dia 09 de Novembro com destino aos portos do sul do Brasil.
A China, país em que se encontram atualmente o colunista e sua tripulação, recebeu mais pedidos para construção naval do que a Coréia do Sul, no mês de Outubro. As novas encomendas para estaleiros chineses ficaram em primeiro lugar com 1,8 milhão de CGT (32 navios), enquanto que os coreanos totalizaram 1,43 milhão CGT (22 navios).
Importante mensagem recebida de um Capitão de Longo Curso da nossa Marinha Mercante Brasileira: “Tem gente em casa desocupada, sem nenhuma expressão na Marinha Mercante, sentado numa poltrona real, dentro de sua zona de conforto, literalmente sem fazer nada, limitando se criticar e desmerecer os méritos daqueles que auferem”. Refere-se a alguns colegas de profissão que conhecemos e jogam soltos na autopromoção (endomarketing).
Mais um capítulo da história sobre o antigo porta-aviões “São Paulo”. A Justiça de Pernambuco impediu sua atracação em Suape alegando possíveis riscos de danos ao meio ambiente e a segurança das operações nesse porto. A empresa de transporte marítimo que participa no apoio ao navio afirmou que as normas internacionais estão sendo cumpridas e aguarda posicionamento das autoridades brasileiras.
O Comando do 2º Distrito Naval realizou Cerimonial à Bandeira comentado, no convoo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, contando com as presenças de autoridades civis e militares, em homenagem ao primeiro içamento do Pavilhão Nacional em navio de guerra brasileiro, ocorrido há 200 anos.
No dia 11 de Novembro, o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper promoveu a Terceira Edição da Festa à Fantasia do Rotary, contando com as presenças da sua diretoria e convidados, esbanjados os mais engraçados personagens. Depois de um ano trabalhoso em prol da humanidade, a comemoração foi merecida. Parabéns aos organizadores do evento.
A tripulação do colunista não pôde comemorar, a bordo, a Proclamação da República (15), em virtude de intensa preparação do navio para mais uma grande missão adiante, na China. Agora os olhos se voltam para o Dia do Marinheiro que será celebrado em 13 de Dezembro. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.