CLC Gondar e o colunista serão agraciados no dia 30 de Novembro.

CONVÉS PRINCIPAL – Comandantes da Marinha Mercante serão agraciados com a Medalha General Yeddo Jacob Blauth.

O colunista teve a grata satisfação de receber o memorando da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro e da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional do Rio Grande do Sul para receber a valorosa Medalha de Mérito “General Yeddo Jacob Blauth”.
Também estará recebendo a significativa honraria o nosso querido Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, em evento que acontecerá no dia 30 de Novembro, promovido pela AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil).
A referida Medalha foi instituída pela Resolução Conjunta N° 01-A de 21 de Fevereiro de 2022, pelas duas Associações, com o intuito de assinalar o 77º Aniversário da Tomada de Monte Castelo pela FEB, a destacada atuação de um dos seus maiores protagonistas – o General de Brigada Yeddo Jacob Blauth – Herói Nacional, e a realização do XXXII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB.
Infelizmente, por motivos de trabalho e estando fora do país, o colunista não poderá comparecer a Cerimônia. Contudo, o CLC Gondar estará nos representando, bem como a Marinha Mercante Brasileira.
Voltaremos com mais informações.

Marinha apreende madeira ilegal em Igarapé-Mirim.

Balsa “Harpia” sendo abordada por militares da Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil sempre atua no combate ao crime em nossos mares, rios e fronteiras, como anunciamos. E foi exatamente isso que aconteceu no dia 08 de Novembro, quando a Balsa “Harpia”, juntamente com um empurrador “Mustafá”, foram apreendidas pelos militares.
Isso ocorreu nas proximidades de Igarapé-Mirim, fazendo parte das ações da Operação Ágata, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas-PA). A embarcação transportava 1.055 m3 de toras de madeira.
Os fiscais identificaram irregularidades nas guias de transportes e notas das madeiras, sendo a balsa apreendida e seu Comandante notificado por infrações.
Auxiliou na apreensão o Navio Aviso Auxiliar “Breves”, subordinado ao Comando do Grupamento de Naval do Norte. (Colaboração e Fotos: Marinha do Brasil).

Capitania Fluvial de Santarém apreende embarcações com irregularidades.

Embarcação apreendida pela CFS.

Tal qual ocorreu em Igarapé-Mirim, a Capitania Fluvial de Santarém (CFS) apreendeu dois comboios de empurradores e balsas com madeira, no dia 14 de Novembro, representando perigo para a segurança do tráfego aquaviário na região.
Os agentes, pertencentes à Secretaria do Estado da Fazenda, também notaram inconsistências em documentos fiscais, bem como os excessos de carga nas embarcações.
Além disso, a Capitania autuou por estarem com tripulação incompleta, documentos vencidos e condutores não habilitados. Haja advertências para aqueles que fazem tudo errado e acham que nunca serão pegos. (Colaboração e Fotos: Marinha do Brasil).

Túnel do Tempo: semelhança dos caminhos percorridos entre grandes navegadores.

Semelhanças.

No dia 20 de Setembro, podemos relembrar que, em 1519, Fernão de Magalhães partiu de Sanlucar para fazer a primeira viagem da circunavegação da história.
Um pouco mais ao sul, em Trafalgar, o Almirante Nelson derrotou a esquadra francesa, evitando que Napoleão invadisse a Inglaterra.
É gratificante olhar o mapa e lembrar que uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, Capitão de Longo Curso Menezes, teve a oportunidade de navegar, no comando de um navio, VLCC “Cairu”, o maior que o Brasil já teve em capacidade de transportes com deslocamento de 321.903,o toneladas, tão próximo de locais históricos como esses.
Curiosidade: o nome do único dos 5 barcos que concluiu a circunavegação foi o “Vitória”. E o nome do navio comandando pelo Almirante Nelson (o Capitânea) também se chamava “Vitória”.
Recentemente, outro Comandante teve o privilégio de realizar a circunavegação. Trata-se do Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho e sua tripulação.

RUMO CERTO.

  • Parabéns a nossa querida Marisa Araújo que recentemente recebeu a gloriosa Moção Honra ao Mérito da AIB. Ela que é jornalista, CEO e editora da revista “Absolute Rio”.
  • Os nossos parabéns também ao colunista Luiz Omar Pinheiro que no próximo dia 13 de Dezembro será agraciado com a Medalha de Mérito Tamandaré.
  • O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade sempre com satisfação e emoção nas lembranças da nossa “Universidade do Mar”. Ele foi um dos melhores Comandantes do CIABA.
  • O colega de turma João Baptista de Godoy Aguil Martins nos repassou detalhe interessante da Bandeira Nacional hasteada em Brasília: tem 90 kg.
  • O colega Chefe de Máquinas Teixeira comemorou a vitória do Paysandu na Copa Verde com outro Chefe de Máquinas, Valente, sendo esse último remista. Tá cambando de torcida.
  • O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já se encontra em docagem de sua bela nave em Zhoushhan, na China. Daqui a pouco o colunista chegará por aí.
  • O amigo de mocidade Fábio Lobato já está em Belém, depois da aprovação em grande concurso para empregar seus conhecimentos em Vila do Conde (PA). Boa sorte e máquina toda força adiante.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia será condecorada com a Medalha de Mérito Marechal Cândido Rondon no próximo dia 30 de Novembro.
  • Outro mercante que também será condecorado é o ilustre Capitão de Cabotagem Alejandro Marcelo Caprario com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil.
  • O Oficial de Náutica Normando recebendo gloriosos elogios da Gerência da Plataforma P-68 onde atualmente embarca. Voltaremos com mais detalhes.

NAVEGANDO.

A Copa do Mundo já iniciou. Os marítimos, tanto a bordo como em terra, estão na torcida para que a Seleção Brasileira consiga alcançar voos maiores como foi em 1994 e 2002. Aqui do outro lado do mundo, somente acompanhando pelas mensagens de textos recebidos das redes sociais ou de amigos. Essa é a natureza da profissão.

Portaria do Ministério da Infraestrutura encorpou especificações para postulantes de empréstimos com o objetivo principal nos investimentos em instalações portuárias e aquaviárias. Com isso, fica regulamentada a aplicação dos recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM) para essas obras em particular, incluídas as que advirem do “BR do Mar”.

Representantes da indústria marítima destacaram necessidade de evolução conjunta para desenvolvimento de uma economia do mar sustentável, em evento promovido pelo Cluster Naval do Rio de Janeiro. Sabemos que o futuro da Economia Azul envolve tecnologia e capacitação profissional.

A Praticagem “River Pilot”, que tem os dinâmicos Francisco Salgado e Marcelo Salgado, vem se destacando nos serviços prestados as embarcações nacionais e internacionais. Sua atuação é destacada, possuindo aeronave própria, instalações de reparos de embarcações e monitoramento dos navios. Seu site é um dos poucos, senão o único, que possui os valores tabelados.

Sobre o acidente do navio “São Luiz” na Ponte Rio-Niterói, ocorrido no dia 14 de Novembro, cabe ressaltar que, em Setembro de 2021, o Juiz Wilney Magno de Azevedo Silva havia expedido a decisão para remoção da embarcação. Isso faz parte de um processo movido que já dura quase dois anos, pela Companhia Docas do Rio de Janeiro contra a empresa de Navegação Mansur.

A Justiça Federal proibiu a operação de atracação do ex-porta-aviões “São Paulo” em Suape (PE). A embarcação pertenceu a Marinha e desde então vem desencadeando uma “novela” com capítulos estrondosos a parte. Entidades empresariais, sindicatos de trabalhadores, pescadores e academia se mobilizaram para repudiar a possibilidade de entrada no porto. Até quando!

Os Alunos do Profesp (Programa Forças no Esporte) da “Base Aérea de Belém” (BABE) realizaram visita no “Destacamento do Espaço Aéreo de Belém” (DTCEA-BE). No total foram 110 beneficiados que se dividiram em turmas durante os períodos da manhã e da tarde, com atividades diversas de aprendizados e interativas.

Excelente iniciativa da Polícia Rodoviária Federal em promover o evento “Treinão Azul PRF – Prevenção é Saúde”, na responsabilidade do Serviço de Saúde (Sesau) e o Núcleo de Gestão de Saúde da Sede da PRF (Ngserv). Isso aconteceu na última quinta-feira (17), tendo adesão do público-alvo com o objetivo de promover a proteção, a valorização e o reconhecimento de seus profissionais nesse Novembro Azul. (RM).