Com o auditório do Ciaba com todos os lugares ocupados, o comando do 4º Distrito naval realizou o Simpósio Amazônia Azul “A Economia Azul e os Desafios para a Amazônia Oriental”. Foram proferidas três importantes palestras. A primeira, tendo como palestrante o vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, comandante do 4º Distrito Naval, sobre “A evolução da navegação (marítima e fluvial) e as conseqüências para o Arco Norte e o Estado do Para”, que destacou a participação do Poder Naval na segurança da navegação, desenvolvimento nacional, pesquisas científicas, preservação ambiental e navegação civil, além da logística do escoamento da safra de grãos na região e a evolução de dimensões dos navios mercantes.
Depois, Flávio Acatauassú, presidente da AMPORT, palestrou sobre “Logistica e Sustentabilidade”, que vem resultando no bom momento que vive os portos do Arco Norte, em especial os da Amazônia, que, por conta da boa logística de seus corredores nas rodovias e Hidrovias, já são responsáveis por 51% do volume de grãos embarcados no Brasil. Este numero deve crescer quando as obras da Ferrogrão e o derrocamento do Pedral do Lourenço forem concluídas.
Finalizando, o prof. Dr. Hito Braga palestrou sobre “A evolução da construção naval e seus impactos no sistema portuário”. O professor da UFPA mostrou que o aumento no tamanho dos navios mercantes deve também ser acompanhado por melhorias nos portos brasileiros, incluindo os da região Norte.
FAB participa da Internacional Fighter Conference em Berlim
A Força Aérea Brasileira participou, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, da Internacional Fighter Conference (IFC), principal fórum global para a comunidade da aviação de caça. O evento vem reunindo representantes das forças aéreas, gerentes de programas estratégicos e líderes de empresas internacionais há mais de 22 anos. A IFC, realizada em Berlim, na Alemanha, foi uma importante conferência para compartilhar conhecimento e participar de debates e discussões deste setor, sendo dividida aproximadamente em 60% público militar e 40% da área empresarial, com representantes de mais de 30 países.
Na ocasião, o major do brigadeiro ar Raimundo Nogueira Lopes Neto (foto ao lado), comandante do I COMAR e presidente da COMARA, palestrou sobre o impacto do início da operação de Gripen NG para a FAB e os os desafios operacionais. O Maj Brig Nogueira estava em representação do comandante da Força Aérea Brasileira nos painéis e debates e explicou que o evento foi uma oportunidade de aprendizado bastante útil.
Em uma entrevista aos organizadores do evento, o MBrig Nogueira as firmou “Foi muito importante a participação da FAB em uma conferência como essa. Percebemos a importância de continuar aperfeiçoando as maneiras pelas quais as nossas aeronaves de combate coletam, processam e exploram os dados. O investimento em plataformas mais sofisticadas pode ser equilibrado com aeronaves remotamente pilotadas, que podem operar de forma decisiva, em um ambiente operacional, contra uma ameaça assimétrica”.
Os três dias de conferência foram presididos pelo general Frank Gorenc (reformado da Força Aérea dos Estados Unidos) e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas.
Mares & Rios
A 22° edição do evento foi organizada pela Defense iQ, que é uma divisão do IQPC (Centro Internacional de Qualidade e Produtividade) – uma organização especializada na criação de conferências com líderes mundiais, e contou ainda com os seguintes patrocinadores: Raytheon, Lockheed Martin, Airbus, Eurofighter, BAE Systems, SAAB, Top Aces, entre outros.
Os assuntos discutidos esse ano foram: estrutura futura das Forças Áreas; aeronaves não tripuladas; aplicação da Inteligência Artificial (IA) e fusão de dados; logística e sustentação; superioridade do espectro eletromagnético; treinamento virtual; perspectivas da aviação de combate nacional de pequenas e grandes forças aéreas; e o futuro papel do piloto de caça.
Em outubro deste ano, a Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentou a primeira aeronave KC-390, comprada por Portugal da empresa brasileira Embraer. Trata-se, inclusive, do primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a FAB. Ao todo, cinco aeronaves foram adquiridas em 2019 e irão substituir os Hércules C-130. O avião de carga e transporte será entregue à FAP em fevereiro de 2023, sendo todos entregues até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.
A Comissão Regional de Obras da 8ª Região Militar (CRO/8) realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma formatura em comemoração ao 54º aniversário de criação da organização militar, celebrado no dia 29 de outubro. A solenidade contou com a presença do Comandante Militar do Norte, o general de Exército Costa Neves; do comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho; dos comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) da guarnição de Belém e dos representantes dos órgãos parceiros da Comissão. Além de valorizar a trajetória da Comissão, a formatura homenageou convidados com a entrega do Certificado “Amigo da CRO/8”, em virtude da parceria e bons serviços prestados no ano de 2022.
A apreensão, pelo IBAMA, de dois barcos industriais abarrotados de peixe capturados ilegalmente na costa paraense, as proximidade de Icoaraci, é apenas a ponta de um iceberg da podridão que reina no setor, segundo lideraças ligadas à pesca. Domingo voltamos com mais detalhes.
Belém está recebendo, durante esta semana uma comitiva da ADESG-SP, que tem como delegado Ney Duarte, composta por 46 pessoas, sendo 9 “adesguianos” e 37 estagiários do CEP-65, entre as inúmeras atividades, o grupo participou na ultima terça-feira no CIABA do Simpósio Amazônia Azul ”A Economia Azul e os Desafios para a Amazônia Oriental”.
A edição de hoje parabeniza o vice-almirante Edgar, comandante do 4º Distrito Naval, que está completando 56 anos de vida. Edgar está prestes a completar um ano à frente do 4°DN e já celebra grandes amizades no Pará. Natural do estado do Rio de Janeiro e com quase 40 anos de serviços dedicados à Marinha do Brasil, conduz as ações da Armada nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Ele já dirigiu e comandou diversas Organizações Militares da Marinha em todo o Brasil, passando, inclusive, pela Missão de Paz no Líbano (UNIFIL), onde atuou como Chefe do Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima. (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.