NAVEGAÇÃO EM FOCO – Os novos comandantes das Forças Armadas

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião com José Múcio, futuro Ministro da Defesa, definiu os novos comandantes das Forças Armadas, que serão anunciados oficialmente semana que vem.
No Exército Brasileiro, o General Julio César de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção.
Na Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual Comandante de Operações Navais.
E na Força Aérea Brasileira, o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Além do Almirante de Esquadra, Renato Rodrigues de Aguiar Freire, para Comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, que é o atual chefe do Estado-Maior da Marinha.
Mantendo a tradição, o presidente Lula indicou os oficiais mais antigos em suas respectivas forças para assumirem o comando de suas tropas.

Barcarena ganha terminal de gás natural

Prefeito Renato Ogawa, Secretário José Fernando Jr., e Secretário Alexandre Carvalho durante visita a usina.

Na última quinta feira, o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, acompanhado da vice-prefeita do município, Cristina Vilaça, o Secretário de Portos, Logística e Energia, Alexandre Carvalho, a Secretária de Meio Ambiente, Juliana Nobre e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia na Governo do Estado do Pará, José Fernando Gomes Jr., entre outras autoridades, visitaram as instalações da Usina Termoelétrica Novo Tempo Barcarena, da NewFortress Energy, que entregou o primeiro Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da região amazônica.
A Usina, operará com uma capacidade instalada de 604 MW, o equivalente a 25% da demanda do Estado em energia elétrica e uma capacidade para abastecer 2,6 milhões de residências.
É energia mais limpa, a partir de gás natural, que chegará liquefeito (GNL) às instalações da UTE, passando pelo processo de regaisificação.
Devendo entrar em operação em 2025, a UTE gerará 1.500 empregos diretos e indiretos, só na fase de implantação, impulsionando ainda mais avanços em Barcarena e toda a região.
O Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, agradeceu o convite da NewFortress, a atenção de Paul Steffen e de todo o seu time durante a visita. E afirmou que um novo tempo vem aí.

Hidrovias do Brasil inaugura simulador de manobras

Moderno simulador de manobras da Hidrovias do Brasil.

Para garantir mais segurança da navegação pelos rios amazônicos e eficiência da operação, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, investiu em um moderno simulador de manobras. A empresa de navegação é a primeira a implantar a tecnologia no Brasil. O novo equipamento foi instalado em novembro, no centro de treinamento especializado montado pela companhia em seu TUP (Terminal de Uso Privado), localizado em Barcarena, no Pará.
“A nova tecnologia permitirá o aprimoramento, capacitação e desenvolvimento da tripulação da Hidrovias do Brasil. Um importante passo em nossa frente de saúde, segurança e desenvolvimento do colaborador previsto no compromisso sustentável da companhia”, afirmou Gleize Gealh, vice-presidente de operações e comercial da Hidrovias do Brasil.
“Nosso principal objetivo é trazer mais segurança para nossa tripulação, operação e para todas as pessoas das comunidades no entorno de onde atuamos, além de trazer mais eficiência operacional”, completou a executiva.
Com sistema de navegação completo, o simulador usa tecnologia de última geração e conta com radar e carta eletrônica, reproduzindo fielmente um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região. O simulador permite que os comandantes participem, na prática, do enfrentamento de cenários adversos que podem prejudicar a navegabilidade, incluindo questões climáticas.

Mares & Rios

O simulador inaugurado pela Hidrovias do Brasil, permitirá a simulação de cenários desafiadores para mitigar riscos nos rios da região amazônica, principalmente nos super comboios de 370 metros de comprimento, que hoje já navegam com segurança na região. A fim de oferecer capacitação e desenvolvimento da região, em parceria com a Marinha do Brasil e com a prefeitura local, a companhia também está avaliando a possibilidade de, no futuro, ampliar o uso do simulador para a comunidade no entorno da operação.

Almirante de Esquadra Olsen, no Círio de 2022.

O novo Comandante da Marinha Almirante de Esquadra, Marcos Olsen, tem muitos amigos em nosso estado. E sua indicação para o posto máximo da Marinha do Brasil deixou a comunidade marítima e amigos muito felizes. Ele, que no ultimo Círio de Nazaré, esteve presente ao lado da esposa Marcela. Parabéns, Almirante.

Para definir um roteiro integrado de turismo entre Marajó e Maranhão, um grupo de representantes do trade turístico maranhense visitou o município de Soure. A ação teve o apoio de prefeitos, secretários de turismo e agentes de turismo receptivo. Segundo o prefeito de Soure, Guto Gouvêa, outros prefeitos marajoaras também irão ao Maranhão. O objetivo é conhecer o potencial turístico dos municípios e, a partir disso, criar rotas que beneficiemr a regionalização da atividade, montando logística e programas atrativos para diversos públicos. O projeto tem apoio do Sebrae e do Governo do Estado.

O destacamento de aviação do CMN foi criado em março de 2022, de acordo com a Portaria EME/C Ex Nº 674, com o objetivo de aumentar a interoperabilidade das missões em áreas de fronteira na Amazônia Oriental. Atualmente, duas aeronaves HM-4 Jaguar compõem o destacamento, contribuindo também para a redução de custos da união, visto que não haverá a necessidade frequente do apoio de aeronaves oriundas de Manaus ou Taubaté para Operações do CMN.

Renan Stabile e Susan Garcia (foto ao lado)

No último dia 2, em São José dos Campos, o Capitão Aviador Renan Stabile, concluiu o Curso de Análise e Seleção de Sistema de Armas (CASSA), que foi realizado no ITA, ele que é esposo da tenente Susan Garcia. Ela fazia parte da equipe de Comunicação Social do HABE, e atualmente está servindo no Grupamento de Saude de Santa Cruz no Rio de Janeiro.

Neste final de semana, estará em Belém, o conceituado Chef Bola, que é natural de Soure, no Marajó. O profissional de cozinha estará participando do Festival Tempero de Origem, que será realizado na estação Cultural de Icoaraci. Ele estará acompanhado da sua sobrinha, Jéssica Maués, que é advogada de profissão e apaixonada pela confeitaria. Diante da experiência do convidado, o colunista recomenda a visita ao Festival (LOP).