Equipe que participou das simulações e elaboração dos estudos no TPN-USP.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Simulações da USP permitirão três novos Quadros de Boias em Santarém

Localização dos quadros de bóias no Porto de Santarém

Com a presença da Capitania Fluvial de Santarém, Companhia Docas do Pará, Equipe Raízes, Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot e professores da Universidade de São Paulo (USP), foram apresentados relatórios sobre as simulações de manobras do tipo “real time” (em simulador full-mission). O objetivo foi fornecer subsídios técnicos à Autoridade Marítima para avaliação das condições náuticas de navegação e atracação em três Quadros de Boias (APT1 a APT3, Quadro de Boias = QDB) a serem instalados nas proximidades do porto de Santarém.
As simulações também verificaram a influência dos quadros de boias nas manobras nos berços existentes e foram realizadas no Centro de Simulação de Manobras do Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP. Os procedimentos de preparação do simulador, realização das simulações e documentação adotados no TPN-USP estão em acordo com as recomendações internacionais PIANC 2014 (Approach Channels – a Guide for Design) e IALA 1058 Guideline (The use ofsimulation as a tool for waterway design andAtoNplanning). Neste relatório apresentam-se as premissas da simulação de manobras realizadas, com a descrição detalhada do arranjo náutico (área de manobra, sinalização), condições ambientais, propriedades dos navios e rebocadores. Cada manobra realizada no simulador é descrita e analisada, incluindo-se avaliação técnica e náutica com relação à segurança e uso de máquina e rebocador.
Os estudos serão encaminhados à Autoridade Marítima para as devidas observações e autorização. Estes três novos berços para operação em Santarém provam a importância do complexo portuário para o desenvolvimento da região Oeste do Pará. Em um futuro bem próximo, será um dos principais portos do Brasil.

Marinha comemora hoje o dia do Marinheiro

Em 4 de setembro de 1925, o Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar, instituiu o dia 13 de dezembro como o Dia do Marinheiro, homenageando o Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré – em sua data natalícia (13/12/1807).
Tamandaré está entre o seleto grupo de brasileiros que contribuiu para resguardar o Brasil da desagregação e para a concórdia e paz do extremo norte ao extremo sul do Brasil.
Além da Guerra de Independência, onde esteve embarcado na Fragata Niterói, participando da perseguição à frota portuguesa que deixava a Bahia, destacou-se na Guerra Cisplatina, onde recebeu o seu primeiro comando de navio com 18 anos de idade e, depois, tornou-se um herói participando de vários episódios importantes dessa guerra. No período Regencial, tomou parte ativa na pacificação de várias insurreições. Viveu, portanto, em um período muito importante da consolidação do Estado nacional.
Faleceu no Rio de Janeiro, então capital federal da República, em 20 de março de 1897, após uma longa vida dedicada à Marinha do Brasil.
As muitas qualidades e, sobretudo, o caráter do Almirante Tamandaré, comprovado por suas ações, são exemplos, não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração.
Patrono da Marinha, teve sua exemplar conduta reconhecida pela nação ao ter seu nome inscrito no livro de heróis da pátria.

Mares & Rios

A solenidade em comemoração ao Dia do Marinheiro acontece no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e é presidida pelo comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar Siqueira Barbosa, quando na oportunidade acorrerá a imposição da medalha do Mérito Tamandaré, agraciando membros da Sociedade Civil e Militares que prestaram durante o ano relevantes serviços à Marinha do Brasil.

O colunista por meio da Diretora interina do Hospital da Aeronáutica de Belém(HABE), Tenente coronel médica Ladjane Bandeira, foi convidado a participar da cerimônia alusiva aos 79 anos de existência deste hospital. A cerimônia será amanhã (14) no Pátio da Bandeira do HABE. A coluna agradece o convite.

Amanhã, tomará posse o novo diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho. O evento acontece na sede da agência em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. Lima Filho esteve à frente do Tribunal Marítimo desde agosto de 2020. A coluna “Navegação em Foco” agradece o convite para a cerimônia e deseja sucesso.

A Comitiva do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), deslocou-se para a Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte (CEF/CLNO), com a finalidade de realizar o reconhecimento no contexto do Exercício CORE 23 (Combined Operations and Rotation Exercises) nas Guarnições de Macapá e Oiapoque. visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.

Leticia Piedade

A jovem estudante Maria Letícia Piedade (foto), filha do casal Mirian e Coronel Artur José Piedade, cola grau nesta terça-feira, 13, em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela é neta do coronel da Polícia Militar do Pará, Piedade, desportista ligado ao futsal, amigo de longas datas do colunista que atualmente reside em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e retorna à nossa capital comemorar, em família, a grande conquista da neta.

Claudomiro Maués, o chef Bola, do restaurante Solar do Bola, em Souré, no Marajó, participou da 4° edição do festival Tempero de Origem, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, na Estação Cultural de Icoaraci. Além de stand próprio, o chef ministrou aula-show para ensinar o prestigiado caldo de turu, tradicional e afrodisíaco molusco da região. O festival foi uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sebrae (LOP).