Relton Osvaldo Pinto, Contra-Almirante Carlos Roberto, Tiago e Tati Pinto, vice-Almirante Edgar, Luiz Omar Pinheiro, Marcelo Salgado, Câmara e Paulo Frazão.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Imposição da Medalha do Mérito Tamandaré

O colunista Luiz Omar Pinheiro sendo agraciado com a medalha
Coronel Dilson Júnior, comandante da PM, agraciado com a medalha

Na ultima terça-feira (13), no Dia do Marinheiro, a Marinha do Brasil realizou a imposição da Medalha do Mérito Tamandaré, solenidade presidida pelo comandante do 4° Distrito Naval, vice-almirante Edgar Barbosa. Foram agraciadas três instituições – Base Naval de Belém, Capitania dos Portos do Amapá e Capitania Fluvial de Santarém -, além de 21 personalidades civis e militares.

Habe comemora 79 anos

Coronel aviador Bevilaqua, Coronel médico Teixeira, Major-Brigadeiro Nogueira e Tenente coronel médico Otávio
Tenente Santos, capitão Valéria, tenente Jully Antunes, tenente Monteiro e tenente Roberta Garcia.

O Hospital de Aeronáutica de Belém, que tem como diretora-interina a tenente coronel médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou cerimônia militar alusiva às comemorações do aniversário de 79 anos. O evento foi presidido pelo major brigadeiro do ar Raimundo Nogueira, comandante do I COMAR.
No dia 13 de dezembro de 1943, através do Decreto-Lei N° 6.064, o então presidente Getúlio Vargas, criava um hospital de primeira classe na 1° Zona Aérea sediada em Belém. Apenas seis oficiais médicos formavam o efetivo de saúde da unidade, que iniciou as atividades com clinicas básicas e raras especialidades. Passado 79 anos, ele cresceu e hoje conta com mais de 450 profissionais nas mais diversas áreas de saúde e especializações, com alto nível de formação, selecionados criteriosamente nos diversos processos seletivos do COMAER, e que contribuem para a promoção de uma assistência de qualidade aos militares e dependentes.
Na oportunidade, foram agraciados três militares e um civil com o título de Servidor Padrão do Hospital, que teve como paraninfo o tenente coronel médico Otavio, chefe da divisão médica do hospital, que estava representa a diretora-interina que se encontra de férias. Também foi concedida a medalha Militar de Ouro, com Passador Ouro a dois militares, e Passador de Bronze a oito, totalizando dez militares agraciados, tendo o major brigadeiro do ar Nogueira como paraninfo.

Mares & Rios

Ontem, durante a solenidade de aniversário do Hospital de Aeronáutica de Belém, pudemos registrar o encontro de quatro mestres da medicina: Dr. José Guataçara, tenente-coronel médico Otavio, Capitão de mar e guerra médico Marsico e major médico Paulo Henrique (foto).

A famosa festividade do Glorioso São Sebastião, que será realizada em Cachoeira do Ariri no 10 de janeiro de 2023, teve a primeira grande manifestação. Os mastros que serão erguidos durante os festejos foram retirados da Mata e chegaram ao município.

O Brasil tem mais de um boi para cada habitante, mas o Pará tem três vezes mais animais que gente. O país conta com 250 milhões de cabeças para uma população de 215 milhões. O Pará ultrapassou a marca de 25 milhões de animais com população estimada em nove milhões. Os dados indicam que temos o terceiro maior rebanho do Brasil e a maioria se concentra na região entre os municípios de São Félix do Xingu e Xinguara.

E o mais importante: o rebanho cresce sem a necessidade de desmatar novas áreas graças às novas tecnologias e práticas, como adubação e rotatividade dos pastos, introdução de forrageiras, controle sanitário e vacina e melhoramento genético (onde um boi de 18 meses já alcança peso para abate, antigamente eram 4 anos). Uma área de 190 mil Km², equivalente ao estado do Paraná, é ocupada com a criação desse rebanho, representando 15,5% do território paraense. Segundo a Faepa, em uma década, teremos o maior rebanho do Brasil e dezenas de frigoríficos exportando carne para alimentar o país e o mundo.

No último dia 12 de dezembro de 2022, a pedagoga Simone do Socorro da Rocha Cordeiro Pinto defendeu, junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC), da Universidade da Amazônia (UNAMA), a dissertação de mestrado intitulada “A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA”. A pesquisa que foi orientada pela profa. Dra. Carla Noura Teixeira (do âmbito do Direito Internacional e dos Conflitos Armados) e teve como objetivo analisar o currículo da formação desses militares e a relação com os conteúdos preconizados pelos Programas Mundial e Nacional para a Educação em Direitos Humanos destinados às Forças Armadas e Agentes de Segurança Pública. A nova mestre serviu de 2015 a 2022 na área do I COMAR e sua trajetória exímia frente a formação de militares, admissão e seleção, foi a mola propulsora para a realização da pesquisa.

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Pará (ADESG-PA), que tem como delegado Mario Martins Jr., está concluindo o XXII Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE). São 24 novos “adesguianos” na turma que tem como patrono o general de Exército João Challela Júnior. O encerramento com a devida diplomação acontece hoje à noite no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará. Parabéns aos novos adesguianos! (LOP).