Formatura dos Alunos da EFOMM-CIAGA.

CONVÉS PRINCIPAL – CIAGA forma novos Oficiais para a Marinha Mercante Brasileira.

No dia 07 de Dezembro, o “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), às margens da Baía de Guanabara, realizou emocionante e brilhante Formatura dos Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas para a Marinha Mercante Brasileira.
No total, 97 Alunos matriculados na “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) e no “Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva Não Remunerada” (NFORM), receberam suas novas Platinas, após cumprirem o Período Escolar de 3 anos.
O evento realizado na própria Organização Militar (OM) contou com as presenças de vários Oficiais Generais, entre eles o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, além de familiares e amigos dos formandos.
Agora os Praticantes Oficiais partirão para o Estágio Final de um ano de embarque, em navios mercantes e embarcações offshore, onde ao final serão declarados 2º Oficial de Náutica e de Máquinas, além de receberem a Carta-Patente de 2º Tenente da Reserva Não Remunerada da Marinha do Brasil.
A coluna parabeniza os novos Oficiais e deseja sucessos em suas carreiras na Marinha Mercante.

Colunista participa de palestra online para Praticantes.

Os Praticantes juntamente com a CLC Hildelene e o colunista.

Nos dias 05 e 06 de Dezembro, a convite da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, o colunista participou das palestras de ambientação dos Praticantes que em breve embarcarão em navios de uma empresa estatal, onde cumprirão seu Estágio Final de um ano.
Com o propósito de mostrar, na prática, as operações em navios petroleiros e o período de docagem, da qual o navio sob o comando do colunista atualmente se encontra, foi repassado resumo da viagem 069-ET desde a saída do Rio de Janeiro (RJ), realizando abastecimento de combustível, passando por Porto do Açu (RJ), com carga de óleo cru para posterior descarga em Dalian (China), tendo ainda parada programada em Singapura para novo abastecimento.
Após essa maratona, veio a lavagem de tanques preparando o navio para entrada no estaleiro e posterior docagem no porto de Zhoushan (China), onde atualmente se encontra até os dias atuais.
O colunista respondeu as várias perguntas dos Praticantes, retirando as dúvidas, e desejou sucessos em seus respectivos embarques na companhia que escolheram.

Embaixadora da IMO no Brasil realiza palestra em escola de Belém (PA).

CLC Hildelene Bahia com os Alunos da Escola Serra Freire e Praticantes da Marinha Mercante.

No dia 03 de Dezembro, a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que é a Embaixadora da IMO (Organização Marítima Internacional) no Brasil, realizou importante palestra sobre a Marinha Mercante Brasileira para os alunos da Escola Pública Serra Freire, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém (PA).
A primeira Comandante feminina foi acompanhada por dois Praticantes recém-formados no CIABA, que explanaram sobre a rotina dos Alunos da EFOMM.
A palestra foi bem proveitosa para os alunos que futuramente poderão realizar o concurso de admissão a essa importante Instituição de Ensino Superior do País e fazer parte da Marinha Mercante, contribuindo para o progresso e desenvolvimento da nossa Nação.

Túnel do Tempo: CLC Gilberto Maciel no Comando do NT “Rebouças”.

Matéria da época do NT “Rebouças”.

O Túnel do Tempo da coluna volta a Novembro de 1999, quando o então Capitão de Cabotagem Gilberto Maciel comandava o NT “Rebouças”, pertencente à Frota Nacional de Petroleiros (FRONAPE).
Na ocasião, recebia o Gerente Executivo de Abastecimento da Petrobrás, Allan Kardec Pinto, celebrando a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. No canto à direita, temos o ilustre Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, que era Inspetor Geral (Inger).
Nessa época, o colunista estava na função de 2º Oficial de Náutica, realizando seu primeiro embarque em navios gaseiros da Frota, o NT “Guarujá”, cujo Comandante era o maranhense Capitão de Cabotagem Amarildo Ferreira.
Uma grande coincidência: hoje o colunista comanda um navio suezmax chamado “André Rebouças”, que também costuma receber autoridades a bordo.

RUMO CERTO.

  • O Oficial Superior de Máquinas Waldemar Valente já retornou às suas atividades embarcando em navio suezmax de uma empresa estatal, no setor de transporte marítimo.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia está com a máquina “toda força adiante” exercendo suas funções de Embaixadora da IMO no Brasil. É uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Aluno do 3º Ano do CIAGA Viana assumirá as funções, em 2023, de Monitor do Grêmio de Náutica, além de fazer parte da Diretoria de Extraclasse da SAMM, onde agendará as visitações aos navios. Sucessos para ele nessas missões.
  • Segundo palavras do próprio Aluno Viana: o colunista deu as melhores impressões sobre a carreira e o mundo da Marinha Mercante, trazendo-o também para o lado do Longo Curso. Na próxima edição publicaremos as fotos dessas visitas que ocorreram no mês de Setembro.
  • Já agendado com o amigo Fábio Lobato um visita na praia do Caripi. Ele que atualmente reside em Barcarena (PA). Que venha 2023.
  • Nosso amigo e colega jornalista Cattete ficou impressionado com a beleza e a cadência que é uma Formatura dos Alunos da EFOMM. Ele recebeu atencioso convite do Comandante do CIABA e marcou presença, representando também a Rede TV de Belém do Pará.
  • O Major PMPA Juniel Costa Maciel será agraciado com a Medalha de Mérito “Lei e Ordem” da Associação Internacional das Forças de Paz no Brasil (ABFIP). Com certeza, o ano de 2022 foi só sucesso na carreira do Oficial.
  • O Capitão de Longo Curso André Leal dos Santos, atualmente Comandante na “Log In”, receberá a Medalha “Jubileu de Ouro” da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro. Parabéns ao amigo. Honraria merecida.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira estará passando o Comando da CPAOR em Janeiro próximo. Sem dúvida nenhuma realizou grande missão à frente dessa Organização Militar sediada em Belém (PA).
  • Também estará passando o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte o Capitão de Mar e Guerra Alessander Felipe Imamura Carneiro. Desejos de sucessos na próxima missão.

NAVEGANDO.

Um grande exemplo de quem não estava preocupado com o cargo, não aceitando cumprir ordem que considerou absurda e injusta, foi o Almirante Joaquim Marques Baptista de Leão: no início do século XX, quando se insurgiu contra determinação judicial para bombardeio da cidade de Salvador por navio da Marinha, mais precisamente em Janeiro de 1912. Renunciou ao cargo de Ministro.

O Almirante Marques Leão, por sua coragem moral, foi imortalizado pelo povo de Salvador que, agradecendo, mandou gravar sua carta de renúncia em ouro e o homenageou dando seu nome a uma avenida do bairro da Barra. Bem que muitos colegas deveriam seguir esse exemplo, mas ao invés disso, preferem massacrar as pessoas para manter seus cargos de “reis”.

A empresa “Hidrovias do Brasil” inaugurou seu Simulador de Manobras. Os treinamentos serão voltados para a segurança da navegação e aprendizados dos tripulantes, além da eficiência operacional. O equipamento está instalado no Centro de Treinamento especializado montado pela companhia em seu TUP (Terminal de Uso Privado), que fica em Barcarena (PA).

A maior feira de indústria naval da América Latina, a Navalshhore, terá edição em Manaus (AM) no ano de 2023. Essa será a primeira edição na cidade amazônica, sendo denominada Navalshore Amazônia , e será dedicada exclusivamente a indústria naval fluvial. Já a Navalshore no Rio de Janeiro está confirmada para 22 a 24 de Agosto de 2023.

A Frota de Apoio Marítimo cresceu para 415 embarcações, conformem relatório da Abeam do mês de Outubro. Contabilizadas 376 de bandeira brasileira e 39 de bandeira estrangeira. São cinco unidades a mais do que nos meses anteriores. Muito bom para o setor offshhore brasileiro, que agora terá a Zona Equatorial para ser explorada.

A empresa turca “MSK”, responsável pelo transporte do ex-NAe “São Paulo”, bem como o estaleiro proprietário “Sok”, afirmam que a embarcação precisa de novas inspeções e consertos pontuais, antes de retomar rota para a Turquia. A novela continua.

O Navio Patrulha (NPa) “Maracanã” foi incorporado ao Setor Operativo da Marinha do Brasil em Cerimônia Militar realizada no “Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro” (AMRJ), no dia 02 de Dezembro. Realizados o batismo, mostra de armamento e a transferência para a Força de Mar. A embarcação tem 54 metros de comprimento, velocidade máxima de 21 nós e deslocamento de 426 toneladas.

O nome “Amazônia Azul” foi escolhido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, que fez um paralelo entre as riquezas existentes no nosso mar com as presentes na Amazônia. São 3 milhões e meio de Km2 que abrigam espécies só existentes aqui, como corais, esponjas e peixes.

Os 395 Aspirantes a Oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no último dia 26 de Novembro, 131 são de Infantaria, 56 de Cavalaria, 57 de Artilharia, 42 de Engenharia, 47 de Intendência, 33 de Comunicações e 29 de Material Bélico. Já no segmento feminino, foram 20 Aspirantes de Intendência e 13 de Material Bélico.

O Coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) e a Alumni PPGEM convida a todos para o Simpósio Retrospectivo de 2022, que será ministrado pelos mestres Victor Cabral, Thayná Fernandes, Pedro Mendes Martins e Victor Gaspar Filho. O evento será de forma presencial no dia 15 de Dezembro das 09:00 às 12:30 no Auditório do C-EMOI Fase II, na Escola de Guerra Naval. (RM).